Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fui curtir e....

Willian02/08/2005 00:42
Fui curtir e....
Fui curtir esterco de vaca (começei o processo +/- a 1 semana) hoje quando fui ver, tava cheio de fungo. Isso é normal? Será que perdi o esterco?

Espero que possam me ajudar!!!

Nota: Deixei em um local ventilado e iluminado, porém, não pega sol direto. Quando percebi coloquei logo no sol.
Fábio02/08/2005 08:00
tópico
Acho que o seu problema foi falta de sol mesmo.
Aí, quando li o nome do tópico nem imaginava que vc iria falar sobre esterco. Que figura! Hahahahaha...
Abraço!
Átila02/08/2005 08:18
🙂 Willian, sobre os fungos isto nunca aconteceu comigo. Talvez seja mesmo o exesso de umidade; ou seu esterco está muito fresco! Vc agiu certo colocando-o no sol. O lugar onde eu ponho o meu p/ curtir pega um pouco do sol da tarde. Esta semana terminei uma cura de +ou- 1 1/2 meses e já iniciei outra, porém com pouco material por que estava muito fresco, " de um ou dois dias atrás" porisso preferi não colhê-lo.
O ideal é vc colher o material no campo já seco p/ evitar esse probleme ❗ Mas acho que isso pode ser contornado 😄
A umidade e o calor são nescessários p/ os micro organismos que decompôem o material, e acelera o processo de cura,mas não deve estar encharcado ❗

FORTE ABRAÇO Atila
Átila02/08/2005 08:24
🙂 Willian, sobre os fungos isto nunca aconteceu comigo. Talvez seja mesmo o exesso de umidade; ou seu esterco está muito fresco! Vc agiu certo colocando-o no sol. O lugar onde eu ponho o meu p/ curtir pega um pouco do sol da tarde. Esta semana terminei uma cura de +ou- 1 1/2 meses e já iniciei outra, porém com pouco material por que estava muito fresco, " de um ou dois dias atrás" porisso preferi não colhê-lo.
O ideal é vc colher o material no campo já seco p/ evitar esse probleme ❗ Mas acho que isso pode ser contornado 😄
A umidade e o calor são nescessários p/ os micro organismos que decompôem o material, e acelera o processo de cura,mas não deve estar encharcado ❗

FORTE ABRAÇO Atila
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA02/08/2005 14:20
ESTERCO.
Olá para todos.

Gostei do anuncio há há há.(brincadeirinha).Este esterco é para fazer o caldo como nutriente se for vou dar uma dica que uso em meus vasos de plantas.

Um Abraço!

''O bonsai é como um vida,precisa de cuidados diários.''
Claudio04/08/2005 17:10
É ISSO FABIO
Eu também, quando li o título, pensei que o Willian fosse relatar que foi curtir com a cara de alguém e tivesse se dado mal(risos)

Willian
Eu acho que os fungos apareceram devido a pouca incidência de sol.
Os meus eu coloco no sol direto o dia inteiro. e nunca apareceu fungos.
Esse fungo visível a olho nú também pode fazer mal para a planta??

Abraço
Claudio Faria
Angela Fernandes04/08/2005 22:24
Oi William !!!!!!! 😂 😂 😂

Sabe, eu não correria risco, teria medo !!! 😄 😄 😄

Sem "curtir com sua cara" - me desculpe o trocadilho - eu jogaria este material fora e arranjava outro, tirado do pasto e bem sequinho e faria o procedimento que você já conhece bem

Abraços, me desculpe a brincadeira !!!!!!!!!!! 😉 😉 😉

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Claudio05/08/2005 08:59
WILLIAN

Quero que você tenha me entendido.Não quis fazer trocadilho com você não.
Não sabia que em esterco surgia fungos.
Vejo sempre em montes de esterco em currais uma camada esbranquiçada parecida com mofo(bolô) e até cogumelos surgindo no esterco.
Mas fungo, aliás eu não sei bem o que são fungos imaginava que fossem microscópicos.

Um abraço
Claudio Faria
Lando05/08/2005 12:57
Claudio,

Legal você ter nos comunicado sua dúvida. É isso aí! Ninguém precisa ter vergonha em perguntar algo que não conhece.

Parabéns!

Bom, essa camada esbranquiçada (e existem de outras cores também) que você vê no esterco, em madeiras podres; o mofo de pão (bolô), cogumelos, orelha-de-pau, champignon (cogumelo comestível) e etc., são exemplos de fungos.
Fungos são decompositores. Eles decompõem a matéria orgânica transformando-a em inorgânica.

Um abraço.

Até mais,
SAMI KHOZAM05/08/2005 13:23

Claudio
Quanto ao fungo não sei nada, mas vc citou os cogumelos.
Dizem que devemos manter distancia de strogonoff de cogumelo de esterco de vaca.
Abraços
Sami
Claudio05/08/2005 16:35
Suspeitei desde o princípio !
Valeu Lando e Sami

O tópico nem é meu e eu aprendi com ele.

Abraços

Claudio
Willian06/08/2005 14:14
Muito obrigado a todos, não sabia que ia repercutir tanto assim o meu tópico.
Quanto aos trocadilhos que fizeram, é assim que um bom administrador (ou melhor, o pessoal de Marketing) trabalha. Já diz o ditado "Propaganda é a arma do negócio!" 😄
Os fungos que eu disse, eram duas espécies de cogumelos: uma era bem pequena e amarela e a outra era branquinha. Mas ja estão sumindo, pois coloquei no sol.
Estou revirando todo dia e adicionando água todo dia. Isso tá errado?
Valeu pessoal e até a próxima...
Átila06/08/2005 15:29
😄 Fala Willian ❗ ❗ ❗ Beleza ❓ Olha, amigo cuidado com esses cogumelos aí, prq são um poderoso alucinógeno, 😲 :shock mas não são venenosos não ❗ Quanto ao esterco, vc manipulando ele todos os dias, a única coisa que pode acontecer é acelerar o processo de decomposição 😄 😄 😄 só cuidando p/ ñ encharcar demais, senão vc vai acabar tendo uma cauda de esterco, que também é um bom fertilizante ❗
Atila
Willian19/08/2005 01:14
Como sei se já está curtido o esterco? Não esquentou o “miolo”, nem deu mal cheiro, nem nada do tipo, como disseram o pessoal.
Claudio19/08/2005 10:30
Ei Willian

Eu deixo no sol por 30 dias. E depois se tiver sem cheiro e desmanchando com facilidade já guardo para usar.
Eu faço assim.
Acho que tá certo.

Abraços
Claudio
Átila20/08/2005 00:08
Até onde eu sei, esterco bovino não dá mau cheiro! Depois de 30 dias acho q já é seguro usar!!!

Atila
Willian20/08/2005 19:36
O meu ainda não chegou a 1 mês, mas ta começando a ter aparência de terra. Será que já ta bom?
Átila21/08/2005 15:25
Como vc vem molhando e revirando todos os dias já deve ta legal p/ usar como cobertura, mas se for usar na mamadeira, é bom adicionar terra ou areia ❗
PS : Como cobertura no vaso fica muito leve sendo facilmente levado pela água das regas 😢

Atila
Willian21/08/2005 16:49
Por via das dúvidas, acho melhor esperar mais umas 2 semanas 😄