Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cobrina (Tabernaemontana catharinensis) - Salvamento

Arzivenko08/04/2009 19:22
Cobrina (Tabernaemontana catharinensis) - Salvamento
Mais um salvamento hoje... Encontrei esta cobrina, com cerca de 4m de altura e 15cm de diâmetro no tronco (na base é maior). Estava em um container de entulho, por acaso conheço o dono do prédio que está em construção, liguei pra ele e pedi, ele concedeu, não restou dúvida, salvei mais uma do lixo..

Bom, vamos à planta:
Apresenta várias injúrias mecânicas, mas acho que será possível salvá-la, possui diversas brotação baixas, que podem ser usadas para dar continuidade ao projeto.

O nebari é promissor, vejam as curvas que ele faz.

A cobrina é uma árvore nativa do sul do Brasil, é muito utilizada com cachaça ou álcool para tratar picadas de insetos, ou mesmo de cobras segundo os antigos e os povos indígenas da região.

realizei uma leve poda de raízes, diminuí o tamanho do tronco e plantei diretamente na terra, agora só esperar um ano ou dois para que desenvolva ramificações...

Sergio Batalini09/04/2009 13:29
Oi amigo .. Não consegui ver as fotos{não abriram no meu pc??} ,mas deve ser um exemplar consideravel.. rsrs. Pelo que vi vc tem uma mania que tb tenho , de andar de olho nas caçambas e montes de entulhos e nos restos de podas de jardins... rsrs Sempre aparece alguma coisa para ser "reciclada/aproveitada" Mas, cuidado , isso vicia .... Já parei o carro no centro da cidade e joguei troncos de sibipiruna com figueiras encrustadas dentro dele .. já consegui primaveras e azaleias tb ... é isso aí .. limpando a cidade, salvando a natureza e de quebra conseguindo material pros nossos experimentos .
Ivanil Pimentel Vieira09/04/2009 15:39
Caro Arzivenko,

mais uma espécie que desconhecia. Os brotos murcharam um pouco devido a demora no plantio, mas isso ocorre com frequência. Vamos aguardar a recuperação.

Sergio,

As fotos abriram sem problema.

do colega no bonsai
SEKI - Elio Luis Secchi14/04/2009 18:45
Arzivenko, fiquei muito feliz com sua postagem. Primeiro, parabéns pelo salvamento desta planta. Com certeza virá a ser um belo bonsai. Mas eu andava há muito tempo atrás do nome científico desta planta. Procurei na Internet pelo nome popular Cobrina e não achei nada há algum tempo´. Ganhei uma pequena mudinha de um amigo aí de sua região que está trabalhando por aqui. Em nossa região ela não só não existe como o pessoal desconhece. Este meu amigo relatou verdadeiros "milagres" que a infusão desta planta faz em picadas de insetos. Ele conseguiu para mim uma quantidade de folhas que coloquei em infusão. Pois neste fim-de-semana levei uma picada de mamangava na mão, coloquei sobre a picada a infusão de cobrina e em 10 minutos não sentia mais nada no local.
Vais ter um bonsai e uma "farmácia".

Abraços
Arzivenko14/04/2009 19:29
Sem duvida Elio, aqui nas missões ela é bem conhecida, e realmente funciona!

Quanto ao Yamadori, estou cuidando com carinho, tenho certeza que em 5 anos terei um bom bonsai.
Ivanil Pimentel Vieira14/04/2009 22:17
Amigo Arzivenko,

procurei informações com amigos do interior da espécie Cobrina e não souberam me informar. Será que também é conhecida por outro nome?

Abraços,

Ivanil
Arzivenko14/04/2009 22:19
Ivanil, não conheço outro nome, mas também não sei se a cobrina ocorre em outros lugares, sei que é bem restrito mesmo. você pode pesquisar pelo nome científico que está no título do tópico.