Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Salvem o Naná !

Sergio M.M. Torres10/04/2009 11:12
Salvem o Naná !
Olá pessoal ! Após ter escrito laudas bem detalhadas, perdi todo o trabalho pq demorei para fazer upload das imagens que agora tento enviar pra vcs.Assim vou resumir : Adquiri um naná Gracilis em Dezembro/2008.Estava belo,frondoso.Até que vieramas chuvas de janeiro/2009 e deixei o pobre na chuva por falta de outro lugar melhor.Daí ele começou a murchar e perder a folhagem.Como o solo estava encharcado,resolvi trocar o substrato por um bem arejado :Terra vegetal+pedrisco+acadama.Antes deixei-o de môlho no hormônio AIA e reenvasei.Parece que ñ adiantou mto pq continuou a perder massa de folhagem.Agora no inicio de abril,notei uns bichinhos minúsculos parecidos com pulgas.Borrifei com solução de fumo-de-rôlo +óleo mineral + gotas de álcool + sabão-de-côco.Os bichos sumiram ,mas apareceu uma fulinge branca que limpo e torna a aparecer ? O que é ? Tá dificil gente.Só agora coloquei um pouquinho de osmocote e umas pitadas de enxôfre.Parece que estacionou o problema,mas a tal pueirinha branca em um dos galhos persiste.O que fazer Meu Deus ! Bom deem uma olhada aí no estado do Naná e digam-me sua opinião ! Brigadão !

thi_santos10/04/2009 14:16
Re: Salvem o Naná !
Sergio M.M. Torres escreveu:
Só agora coloquei um pouquinho de osmocote e umas pitadas de enxôfre.Parece que estacionou o problema,mas a tal pueirinha branca em um dos galhos persiste.O que fazer Meu Deus ! Bom deem uma olhada aí no estado do Naná e digam-me sua opinião ! Brigadão !

Pelo que você está dizendo pode ser algum tipo de mofo branco, para este caso a única solução é utilizar algum tipo de fungicida que permaneça na superfície da planta, para uma limpeza inicial e instantânea utilize o Hipoclorito de sódio ( água sanitária ) dilua uma colher de chá em um litro de água e lave, isto mata na hora mas após o cloro da solução evaporar perde o efeito, após esperimente uma solução de sulfato de cobre, este produto não volatiliza, permanece na planta. Pó branco é com 80% certeza que é mofo talvez o própio ambiente que a planta esteje por ser muito úmido seja mais propenço a propagação do mofo, colocar mais no sol é uma boa pois ele mata o mofo por iradiação mas não sei como está o estado de sua planta não sei se pode deixar ela no sol e em ambiente mais seco.
Sergio M.M. Torres10/04/2009 16:43
Salvem o Naná !
Valeu Thi_Santos ! Só que pelo estado de resecamento do Naná, se eu colocalo para tomar sol direto,com certeza vai acabar de secar.Esta agora num lugar bem arejado ,mas protegido do tempo,tem bastante claridade e até dá pra pegar um mormaço.Qto ao sulfato de cobre ainda ñ achei onde comprar.Mas mto grato, boa Páscoa !
Lúcio Manoel Picanço11/04/2009 18:10
Oi Sérgio,
Vendo as fotos que você colocou, parece ser uma doença com o nome de “oídio”, ela é proveniente do ataque de fungos, essa doença pode afetar os caule, as folhas e até as flores. Ela aparece com freqüência nas azaléias, resedás e outras. Aparece originando manchas esbranquiçadas, e com o passar do tempo tornam-se acinzentadas. O tratamento é como o colega falou, primeiramente limpeza das partes afetadas. Com uma vareta de bambu enrole algodão na ponta, após limpe toda a região com água misturando um pouco de cloro (mesma proporção que usamos para limpeza de verduras), após use um produto a base de enxofre.
Sergio creio que não foram as chuvas que provocou a doença. O que acontece muito é estresse da planta, Veja, elas normalmente não são cultivadas aqui no Rio, vêm de fora do Estado. O transporte, a mudança do clima, tudo isso provoca estresse na planta. Eu faço como regra todas as vezes que adquiro uma planta ela vai para a quarentena. Local com bastante claridade e arejado, porém sem vento. Regar quando o solo estiver pedindo, com a ponta do dedo verificar a umidade. Você fala também que o solo estava encharcado, isso afoga a planta e provoca estresse, surgindo ataque de fungos e outros bichinhos mais.
Agora uma má notícia esse tipo de planta não se dá bem no calor aqui do Rio, infelizmente.
Bem vamos aguardar o desenvolvimento do tratamento que você está dando.
Sucesso
Lúcio
Elio11/04/2009 21:19
Olá Sérgio!

Assino em baixo de tudo que o amigo Lúcio disse.

Repare se a poeira é bem fininha, tipo talco, é Oídio: Enxofre liquida facilmente.
Porém se for mais granulada pode ser cochonilha cerosa aí é melhor um inseticida com um pouco detergente ou óleo mineral.
Como o Lucio disse, essa espécie não gosta de calor.
Outra dica, quando menos mexer melhor. Ela se estressa fácil, como o Lúcio tbém disse.

Abraço
Sergio M.M. Torres12/04/2009 19:33
Naná
Lúcio e Elio , Valeu pelo feedback ! Sinceramente agora estou achando que ñ há mais jeito. Fiz o que vcs me aconselharam mais o resecamento das folhas e msm alguns galhos continuou estando ele agora praticamente defolhado.Pena pq gosto mto desse tipo de bonsai.Cedrinhos,juníperos etc.Já perdi vários e acho que o problema é mesmo do clima aqui do Rio.Mas mto grato pelas informações.de qqualqquer modo vou deixa-lo por algum tempo no vaso,quem sabe se ñ ressuscita .Abraços !