Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

minha jabuticabeira

Celsius13/04/2009 14:29
minha jabuticabeira
bom, eu adquiri um bonsai de jabuticabeira ha pouco tempo, e depois de muito ler decidi fazer com ele o metodo da mamadeira... o que voces acham?
ate tentei dar uma podada nela, mas fiquei com medo de fazer bobeira e so aparei alguns galhos pois ela estava muito esvoaçada...
e gostaria de saber qual seria a frente dele...

http://www.brimages.com/uploads/75/dd3be7ec63.jpg

http://www.brimages.com/uploads/32/3e0aa90e0b.jpg

http://www.brimages.com/uploads/54/198ff99349.jpg

http://www.brimages.com/uploads/37/7c8c19e159.jpg

obrigado pela atençao ai, e vamos conversando para o melhor desenvolvimento da plantinha

edit: postei as urls das imagens pois as mesmas ficaream muito grandes, qdo tiver tempo dou uma ajeitada..
Willian13/04/2009 18:13
Realmente ficaram muito grandes as fotos.
Marcos Castilho13/04/2009 19:15
Escolheria a primeira foto como frente.
Celsius13/04/2009 20:14
bom, eu gostei msm da primeira foto como frente... e quanto a mamadeira!? faço agora ou espero primavera!?
Celsius14/04/2009 17:16
acabou de me surgir uma nova duvida... eu li uma materia sobre poda inicial que esta no site nipon bonsai, para definir os galhos e tudo mais tenho q desfolhar a planta?
Marcos Castilho14/04/2009 18:36
Se você vai aramar ela tem que fazer desfolha pois tem que passar os arames no galho sem as folhas. Fica melhor.
Rogério14/04/2009 21:23
Ajudinha com as fotos...
Celsius
Reduzi o tamanho das fotos para uma melhor visualização dos amigos do Fórum. Assim fica + fácil para darmos as opiniões.

Arzivenko14/04/2009 21:31
Bonita a Jabu, quanto tempo neste substrato? Durante a primavera talvez seja bom trocar...

Por hora, acho que você pode começar a trabalhar a parte aérea, escolher quais galhos ficam, quais saem, e realizar algumas podas visando melhores brotações.. na primavera poderá fazer uma desfolha, sem as folhas é mais facil analisar a estrutura da planta.
Rogério14/04/2009 21:55
Celsius
quanto a mamadeira!? faço agora ou espero primavera!?

Na minha opinião vc poderia colocar ela no escorredor agora + deve mexer com as raizes. Pelo que vejo o pote em que ela está é quase do tamanho de um escorredor, então vc pode coloca-la e completar com substrato do lado e uma pequena camada no fundo.
Quando chegar a primavera as raízes já devem estar aparecendo pelos buraquinhos, ai vc pode colocar ela na mamadeira. O substrato deve ser bem rico em matéria organica para que ela possa engordar + rápido.
Quanto a frente da planta eu, particularmente, gostei da 2ª e 3ª foto para ser a frente, mais isso vc terá + certeza quando verificar o nebari da planta.
Logo + vc poderá retirar um pouco do substrato da base da planta para ver como estão posicionadas as raízes e com um pouco de sorte já terá um "desenho" bem legal do nebari. Depois de decidir a frente cubra e coloque alguma coisa para marcar a frente. Pode ser um palito de sorvete na frente para futuramente não perder a direção certa.

acabou de me surgir uma nova duvida... eu li uma materia sobre poda inicial que esta no site nipon bonsai, para definir os galhos e tudo mais tenho q desfolhar a planta?

Quanto a desfolha a dica do Amigo Margos Castilho é verdadeira + eu não indicaria esse procedimento agora. Deixaria para fazer isso em janeiro ou fevereiro, época + quente e melhor par tal procedimento.
Se planta estiver plenamente saudável pode desfolhá-la para uma segunda brotação mais densa. Caso tenha dúvida quanto a saúde da mesma, deixe-a com folhas. Depois da desfolha proceda com a aramação.
Obs: Ao proceder a desfolha deve se deixar o pecíolo.

Para ter uma idéia de estilos, tem 2 que eu, também particularmente, gosto muito, pois são + naturais em uma Jabujticabeira.

Hokidachi

Moyogi

+ nada impede que tente outro estilo, ok!!!

Espero ter ajudado.
Abraço
Rogério.
Celsius14/04/2009 22:30
bom, todos ajudaram muito.. eu vou fazer como o rogerio disse e passar para o escorredor... a materia organica pra completar o substrato poderia ser humus de minhoca!?
Celsius14/04/2009 22:34
Arzivenko escreveu:
Bonita a Jabu, quanto tempo neste substrato? Durante a primavera talvez seja bom trocar...

bom, eu comprei ela tem pouco tempo... exatamente 15 dias... eh dakele tipo de pre bonsai que vende em lojinhas e afins...
Celsius15/04/2009 18:58
acabei de plantar a jabuticabeira no escorredor... vou atualizar fotos depois, dei uma limpadinha na terra e começou a aparecer o enbari, ams como fui instruido para nao mecher muito no torrao agora, deichei ele quetinho...
bom, amanha quando a luz estiver favoravel posto as fotos... espero opinioes...
abraços