Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sem noção doque fazer.

Eliseu Santos16/04/2009 11:41
Sem noção doque fazer.
E ai pessoal todo mundo na paz espero. E o sequinte ganhei esse buxinho de um amigo que ganhou de outro etc ... Ele estava plantado no chão e podado com a copa redonda, porem queria transforma-lo em um belo bonsai. O problema e que sou muito leigo ainda, e com Yamadoris então nem se fala sempre surgi muitas duvidas então se alguem puder me ajudar agradecerei muito.

obs. se precisar de mais foto eu tiro, e que na hora acabou a bateria da camera ai ja viu né e uma pressa pra postar logo e ver as opiniões. rsrsr

FUIIIIIII..
Rodrigo_Dias_RJ16/04/2009 12:48
Eliseu,

quando a gente não sabe o que fazer é melhor não fazer nada rsrsrsrssr

Vc esta com uma planta que precisa de uma boa poda, mas ela não aceita poda radical e nem que mexa muito nas raizes, partindo do ponto que vc ja mexeu no substrato não tem jeito, começa a diminuir a copa e tirar os galhos secos

abs
Eliseu Santos16/04/2009 13:03
Rodrigo_Dias_RJ escreveu:
Eliseu,

quando a gente não sabe o que fazer é melhor não fazer nada rsrsrsrssr

Vc esta com uma planta que precisa de uma boa poda, mas ela não aceita poda radical e nem que mexa muito nas raizes, partindo do ponto que vc ja mexeu no substrato não tem jeito, começa a diminuir a copa e tirar os galhos secos

abs

Rodrigo.

Ela chegou assim mas mesmo se não tivesse sido com certeza tb cortaria um poco das raizes pra não perder o custume rsrsrs. Espero que isso nao prejudique a planta.E vou seguir o conselho e começar a fazer as pequenas podas pra diminuir.

vlw pela dica, um abraço.
Sergio Batalini16/04/2009 13:33
Oi Eliseu . Estive olhando e vi que vc tem na verdade 2 ou 3 mudas que foram plantadas juntas , vc poderia separa-las e ter 3 bonsai no lugar de um com troncos multiplos... pelas fotos vi que nao esta dificil de separar.. depois plante com substrato drenante e faça correções nas copas ... só um palpite , amigo ... boa sorte.
Elio16/04/2009 14:47
Olá Eliseu!
Como o Rodrigo disse o Buxus não aceita bem a poda radical. Galho sem folha tende a morrer.
Eu faria o seguinte, para começar:
- Podaria bem baixo deixando apenas os galhos mais finos que nascem em baixo. Esses não mexeria.
Deixe uns 3 bem altos mas retire todas as folhas com a idéia de se fazer Jin.

Abraço
Eliseu Santos16/04/2009 19:21
SERGIO BONSAI escreveu:
Oi Eliseu . Estive olhando e vi que vc tem na verdade 2 ou 3 mudas que foram plantadas juntas , vc poderia separa-las e ter 3 bonsai no lugar de um com troncos multiplos... pelas fotos vi que nao esta dificil de separar.. depois plante com substrato drenante e faça correções nas copas ... só um palpite , amigo ... boa sorte.

Sergio eu ate tentei separalos mas nao deu porem vou tentar dinovo se der certo coloco as fotos ok. vlw pela dica.
Eliseu Santos16/04/2009 19:25
Elio escreveu:
Olá Eliseu!
Como o Rodrigo disse o Buxus não aceita bem a poda radical. Galho sem folha tende a morrer.
Eu faria o seguinte, para começar:
- Podaria bem baixo deixando apenas os galhos mais finos que nascem em baixo. Esses não mexeria.
Deixe uns 3 bem altos mas retire todas as folhas com a idéia de se fazer Jin.

Abraço

Elio

Entao creio que a poda e a medida mais indicada se der pra separar como disse o sergio vou separar e tb gosto muito de jin entao seguirei a dica.

Obrigado a vc e a todos logo postarei as fotos.
Eliseu Santos17/04/2009 22:59
ai realmente eram tres arvores e não uma so entao separei e descrtei uma as outras estao ai, ainda não podei então sugestoes são bem vindas.

vlw.

Sergio Batalini18/04/2009 12:52
Beleza, Elizeu .. A 1 eu baixaria a copa e mandaria ver nos arames ... a 2 , quem sabe um literati .. os buxinhos s~]ao otimos para este estilo ... e ficariam dois estilos bem diferentes...
Eliseu Santos19/04/2009 19:02
SERGIO BONSAI escreveu:
Beleza, Elizeu .. A 1 eu baixaria a copa e mandaria ver nos arames ... a 2 , quem sabe um literati .. os buxinhos s~]ao otimos para este estilo ... e ficariam dois estilos bem diferentes...

Vlw mais uma vez sergio obrigado pela dica da separação.E o literati vo seguir sim.
Eliseu Santos20/04/2009 20:05
Atualizando
Segui a sugestão do Sergio e tentei um Literati dem opinião ai a mas lembrem-se ainda so iniciante rsrsr.

antes do arame

depois do arame