Logo chegará a hora da retifica... Creio que não precisará de aramagens.. 🙄
Schefflera Gordinha
12
Sergio, acho que nem tem como usar arame na schefflera... tem que segurar na poda mesmo.
Vejam que linda minha Schefflera depois de 4 geadas seguidas...

bonsai
Se sua intenção com essa planta é tentar uma aproximação com a foto colhida na net, vc deve reparar que aquela planta tem apenas dois troncos, sendo que o restante é raiz aerea. 😲
Assim, sugiro a voce fazer uma poda base, retirando o excedente de troncos, mantendo apenas dois. Com isso, irá obter um ótimo nebari fundido, e a partir dos dois troncos, com a devida estimulação via adubação intensa, conseguira em pouco tempo as raízes aereas necessárias para a formação estrutural mais de acordo com o modelo referenciado. 😄
Afinal, a técnica do "canudinho" para conduzir as raízes aereas até o solo, vc parece dominar bem, então o resto é canja. 😄
Assim, sugiro a voce fazer uma poda base, retirando o excedente de troncos, mantendo apenas dois. Com isso, irá obter um ótimo nebari fundido, e a partir dos dois troncos, com a devida estimulação via adubação intensa, conseguira em pouco tempo as raízes aereas necessárias para a formação estrutural mais de acordo com o modelo referenciado. 😄
Afinal, a técnica do "canudinho" para conduzir as raízes aereas até o solo, vc parece dominar bem, então o resto é canja. 😄
Estava tentando um multi-tronco, mas agora tem que esperar pra ver se ela se recupera, antes de pensar em qualquer outra coisa...
Vai se recuperar sim, mas é uma lástima ver plantas brotando em dias quentes em pleno inverno e depois geada, chuvisco muito frio e o resultado está ai!
Minha Schefflera zerou, perdi todo o desenvolvimento dela depois da geada, não sobraram folhas, mas aparentemente já desponta dois ou três locais de brotação, ou seja, não morreu. Inverno próximo esta vai ficar dentro da minha casa, pra não correr mais estes riscos...

Arzivenko, no meu entender as brotações não suportaram o frio por serem muito recentes.Possuo duas ainda em sacos plástico adquiridas antes do inverno e aparentemente nada sofreram.
Ivanil, foi bastante tempo perdido, mas serviu para a aprendizagem, pelo menos agora teremos 8 meses sem frio rigoroso.
Verdade, são com alguns procedimentos que não acertamos que servem para novas ações no futuro. Não considere isso como um erro.
Vc pretende levantar mais a planta no futuro para que as raizes fiquem mais aparentes?
Vc pretende levantar mais a planta no futuro para que as raizes fiquem mais aparentes?
12