Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Iniciando trabalho.

flaviano storani17/04/2009 14:24
Iniciando trabalho.
Fala galera, gostaria de dividir com vcs o início de trabalho num fícus q foi coletado lá na Baia de Guanabara.
Como ele estava:

Já havia iniciado o esquema para estimular raízes naquele ponto, pois existe um espaço muito grande e isso prejudicaria o visual.
Por cima:

O verso:

As raízes já estão vasando por todos os lados e indo pro chão.

Após a desfolha:

Meu fiel escudeiro:

Existe uma cicatriz bem grande no verso dela, e aproveitei pra corrigir e proteger.

Ficou uma dúvida na hora da aramação pois, além de ter doi galhos praticamente da mesma altura, existia um terceiro q saia por trás no lado direito. A solução foi:
Reduzir este terceiro galho;
Reduzir o galho da direita, assim eu ganharia movimento no desenho da copa;
Achar dois novos ápices;
Corrigir a cicatriz do verso;
Enxertar um galho do lado direito para ganhar harmonia no conjunto.
Bem, depois de ter feito td isso (ufa!!! rsrsrsrsrsrs.), ela ficou assim:

Outro ângulo:

Esse raminho no lado direito q está solto, deixei livre p aramá-lo depois.
Por cima dá pra notar bem as correções e cortes:

Detalhe do enxerto.

Depois foi só gastar o filme...rsrsrsrsrs, e proteger td!

Os galhos lá no fundo ficaram soltos propositalmente, preciso q eles subam p auxiliar na cicatrização daquele corte e me dar a força de desenvolvimento daquele lado, pois ali existe um pequeno espaço a ser preenchido, fruto do crescimento em uma viga.
Os galhos do ápice tbm precisam amadurecer e depois serão guiados.
Tentei seguir a linha de copa chapada e volumosa, olhei muito pra pag 161...rsrsrsrsrsrsrs.
Acho q qdo rebrotar vai ficar legal, mas ainda falta muuuuuuuuuuuito....rsrsrsrsrs.
Att.
Flaviano.
Alcides Junior17/04/2009 14:50
Flaviano, parabéns pelo seu ficus, está muito bem encaminhado.
Ricardo Paiva17/04/2009 23:33
Parabéns Flaviano, beleza de material e seu trabalho´está muito bom.
Plantaço!!!
Rodrigo_Dias_RJ18/04/2009 00:02
Faço coro com os demais!

SHOWWWWWWWWWWWWWWWWW

o que vc usou no enxerto?
Marcos Castilho18/04/2009 12:54
Olha ficou lindo mesmo grande trabalho.
flaviano storani19/04/2009 00:45
Galera muito obrigado!
Tenho tentado respeitar todos os passos q devem ser dados p conseguir um bom resultado nesta estruturação.
Rodrigo, eu uso uma mistura de massinha com sulfato de cobre e cola branca, tenho conseguido bons resultados com enxertos em carmonas usando esta mistura.
Att.
Flaviano.
afonso Fengler19/04/2009 14:45
Olá Flaviano

Muito especial a planta que você tem, e que trabalho deve ter dado até fazer a desfolha e a aramação. É muito difícil avaliar assim por fotos, pois ao vivo parece sempre ser diferente, eu sei pelas minhas, teria que ter fotos de outros ângulos também. Você estudou para deixar a planta com um ápice só, aquele mais grosso, e plantar ela com que o ápice novo fique reto sobre a base. Apesar de que o fícus combina bem, como você falou, uma copa volumosa, mas com essa brotação que esta planta tem, não terá problema em conseguir com um ápice só. Mas como disse o Pedro Morales (Costa Rica) em uma demonstração que participei “ se lhe gusta” deixa assim. É só um ponto de vista.
Um abraço
Afonso
flaviano storani19/04/2009 16:39
Prezado Afonso, gostei muito so que vc disse, realmente a questão de um ápice único, é interessante, neste caso, a vocação deste ápice será inicialmente para reduzir a diferença q ainda existe entre as bitolas e uma boa cicatrização dos cortes de correção.
A idéia final (e p isso ainda tem muuuuuuuuuuito trabalho...rsrsrsrsrs), será ramificar este ápice, conjugando aí minha fidelidade à copas volumosas.
Postarei fotos de outros ângulos, assim podemos conversar mais sobre o projeto.
Muito obrigado.
Att.
Flaviano.