Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Junipero Jacaré em estilo cascata.

marcelodezena19/04/2009 20:09
Junipero Jacaré em estilo cascata.
Olá amigos

Resolvi dar um jeito nos meus bonsais e planta-los em vasos, fazer podas, etc.
Aqui coloco o antes e depois de um junipero jacaré que comprei a uns 2 anos (naquelas bandejinhas de supermercado) e coloquei em um escorredor para crescer.

Aguardo os comentários

Grande abraço
DigoF321/04/2009 19:49
junipero
ola bela planta acho que esta cascata esta pequena (deveria seguir mais abaixo) mais esta ficando bonita bem legau mesmo

boa sorte com a planta...
Paulo Henrique de S. Garc21/04/2009 21:53
Marcelo, sua panta está bem encaminhada, mas se me permite uma dica, a cascata está muito reta, se vc. notar em outros trabalhos a cascata desce fazendo um "S", dando um movimento melhor à planta.
Coloco aqui alguns exemplos:

Não repare o vaso, é provisório

Veja o movimento que o tronco tem.
O que está accontecento com a sua planta é que o tronco desce muito reto, se vc. aramar o galho dando mais movimento a ele, sua planta terá muito mais harmonia, tornando o que já está bom em um trabalho melhor ainda.

Um grande abraço e té mais...
marcelodezena22/04/2009 09:35
Ola pessoal
veu pelas dicas.. espero que vocês postem mais

Rodrigo - O que vc diz é a respeito do tamanho... ou sej é só eu esperar crescer ou é quanto a angulação da queda?

Paulo - Adorei as sugestões... vc tem toda razão, percebi mesmo que o tronco está muito reto... vou tentar corrigir...

Abraço a todosa
DigoF323/04/2009 18:39
ola na minha opinião esta cascata esta curta deve decer mais abaicho mas comese agora fazer as voltas no tronco antes que ele enduressa e fique mais difíssil boa sorte.
Ricardo Paiva25/04/2009 02:25
Paulo, impressionante sua cascata com shimpaku, parabéns.

Marcelo, siga as dicas do Paulo que vai ficar show!
marcelodezena04/05/2009 19:01
Olá pessoal

Procurei seguir a opnião de vocês e dar mais movimento no tronco. Trabalhei tanto o galho que cai, quanto o myogi em cima... o que acham?

Aguardo papites e idéias

Abração
Marcos Castilho04/05/2009 20:28
Marcelo teria que dar um jeito de fazer esse Moyogi crescer um galho a direita no meio do tronco. Ficaria com mais harmonia. E afinal seu projeto está lindo.
marcelodezena29/01/2010 09:04
Bom dia pessoal
Estou atualizando meu jacaré. Estou meio perdido com o que fazer. Acho que as curvas estão legais porém não sei o que fazer para aumentar a densidade das folhas... Acho que os galhos estão muito longos e pouco densificados.
Outro medo que tenho é de quais galhos cortar? o junipero ramifica legal? Poderia cortar os galhos ao meio e ele brotará novamente?
Se observarem bem são duas arvores distintas que uma eu fiz um sinuoso e o outro eu fiz uma castata.
A pouco mais de 1 mês eu tirei toda a aramação e ela ficou bem fixa.
Aguardo a opinião de vocês que será muito válida.

Grande abraço a todos
marcelodezena01/02/2010 10:17
Aguma opnião?

Aguardo sugestões...

Abraço a todos
marcelodezena25/10/2010 21:38
Olá Pessoal

Estou enviando uma foto atualizada do meu junipero estilo kengai.

Acho que estou no caminho certo, mas tem algo que não está bom e eu não consigo ver.
Acho que os galhos estão muito longos e tenho medo de podá-los.
Queria também enche-los mas não consigo.

Vai aí uma foto.

Conto com as experientes opniões dos nossos amigos

Abração a todos
hraphi25/10/2010 21:49
Está secando as agulhas? ou é impressão minha?...
marcelodezena25/10/2010 22:35
Eu tinha acabado de pinçar as agulas...
No centro elas sempre secaram... aquelas que ficam coladas ao tronco...
Isso é algum problema?
Abraço
hraphi25/10/2010 23:14
Ha!!! então está tudo ok, pensei que estavam secando por fora, geralmente as da parte de dentro que não recebem luz do sol direta costumam secar mesmo, 😂 😂 Abraço e boa sorte na condução...
nickyfury26/10/2010 12:36
bonsai
Considerando a ultima foto, sugiro que o tronco superior tenha sua altura reduzida pela metade. As acículas dessa espécie costumam secar com certa frequencia, devendo então pinçar mais vezes, com vistas a sua retirada. Ao regar, lembre-se de molhar bem a massa verde, afim de manter certa umidade nelas e evitar esse ressecamento prematuro. 😄
HudsonArpini26/10/2010 15:45
que tal abaixar aquele galho na parte superior do tronco,acho alto pra uma cascata,nao precisa podá-lo para dar um charme,so reduzi-lo
marcelodezena27/10/2010 10:14
Olá pessoal

Hudson.... por acaso vc diz para eu abaixar qual galho em especifico?

Nicky... eu tb acho que tenho que abaixar, mas sempre fico com receio.. hehe...

Por acaso vocês sabem como eu faço para adensar esses galhos... eu acho eles muito "pelados"...

Acho que vou dar uma cortada na parte de cima... para diminui-la...

O que voces acham?

Mais alguma dica?

Abração
nickyfury27/10/2010 12:45
bonsai
Para densificar os galhos, o macete é adubar bem. Mas, primeiro, vc deve reduzir a parte superior, como sugeri. Isso transfere a força de crescimento para o tronco inferior, que passa a ser o apical da planta. Reduza, tambem, o comprmento de todos os galhinhos do tronco que desce, bem como do superior. Isso favorece novas brotações, mais próximas do tronco.

Adubação, apenas uma rega diária e cultivo a sol pleno em seguida, são os recursos para densificar e melhorar a estruturação aerea de sua planta. Como vê, não há segredo algum nisso.
HudsonArpini27/10/2010 12:47
eu digo na ''bifurcação'',onde um galho sobe e o outro desce,vc pode deixar assim se quiser,tb fica legal,mas se fosse minha eu abaixava um pouco o galho q sobe

e ah,de muito,mas muito movimento ao galho que desce
marcelodezena27/10/2010 14:44
Olá pessoal

Estou animado com as sugestões.
Por acaso vocês acham que o jeito que eu posicionei os corte está legal?

Tenho pouca experiencia com pinheiros e gostaria de saber, se eu fizer uma poda em um galho para diminuir seu tamanho e não deixar nenhuma folha ele não irá secar? Ou irá brotar novamente?

Agradeço a opnião de vocês.

Abraço
nickyfury27/10/2010 15:23
bonsai
Marcelo, se sua planta fosse um pinheiro, vc não poderia cortar, ok? Mas trata-se de um junipero procumbens, que alguns chamam de "jacaré", pois quando plantado no chão, tem a tendência a crescer rasteiro, esparramando-se em todas as direções. 😄

Sendo uma conífera, mas um junipero, não há risco de perdas caso vc faça algum corte de galho. Lembrando que, considerando ótimo o triangulo que vc colocou, deva selecionar um galhinho próximo da ponta alta do triangulo para formar com ele o novo ápice. 😄 Isso até que venham novas brotações próximos do local do corte, quando então vc irá escolher outro galhinho, mais bem posicionado, para ser o ápice superior, ok? 😄

Aplique pasta selante, pasta cicatrizante ou não, tendo, cola branca de madeira em todos os cortes que fizer, para evitar perdas. 😄
marcelodezena01/11/2010 10:59
Olá Nicky

Eu eu que sempre fiquei com medo de podar esse junipero achando que o galho iria secar...
Valeu mesmo pela dica...
Só mais uma coisa...
Água demais faz as agulhas secarem também?

Esse bonsai fica em pleno sol pelo menos 6h por dia... e eu rego todo dia...

As vezes olho para ele e não acho que ele está com o aspecto muito saudável... Será que é o fato de eu ter transplantado no inicio dessa primavera? Ela pode estar debilitada ainda?

Grande abraço