Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus com orquídea

marcelodezena19/04/2009 20:22
Ficus com orquídea
Olá

Estou aqui compartilhando com vocês mais um bonsai meu.

Este é um ficus. O primeiro bonsai que comprei. Já fiz diversas bobagens nele,e acabei cortando todos galhos inferiores (coisa de principiante) e agora não tenho mais idéias. Ele acabou virando um tronco sem galhos e não sei mais o que fazer. Pensei em fazer um enxerto de galhos na parte inferior. O que acham?

Em contrapartida, resolvi enfeitar e testar algumas coisas nele. Coloquei no caule uma micro-orquidea. Estou esperando ela agarrar no caule para poder tirar o fime plásticos. Além disso, plantei na base espécies rasterias de plantas minis...

O que vocês acharam?

grande abraço
Paulo César Morais20/04/2009 01:32
Marcelo, muitas vezes fazendo muitas intervenções em uma planta por ansiedade ou vontade de aprender. é assim mesmo.
o seu ficus vc acha ele sem galhos em baixo, uma opção é fazer uma alporquia, assim obteria uma planta mais baixa.

Quanto a orquídea, já discutimos aqui no fórum sobre elas. tem gente que gosta de colocá-las em bonsai e outras não.
eu gosto muito de orquídeas, tenho um mini-orquidário com uns 100 vasos.
eu particularmente nunca plantei nenhuma em bonsai.
uma coisa que tem observar na hora de plantar a orquídea em bonsai é que são duas plantas com necessidades de temperatura, umidade, iluminação, nutrição etc , as vezes a pessoa escolhe plantas com necessidades diferentes e isso pode afetar o desenvolvimento de uma delas.
a sua orquídea parece que é uma Ionopsis, a foto não permite definir o genero e a espécie.

no seu caso, acho que foi prematuro plantar a orquidea neste ficus, pois ainda não definiu estilo, nem o que fazer como ele, por exemplo: se vc optar pela alporquia terá que mexer na orquídea.
Vamos esperar novas opiniões sobre seu ficus e sugestões de trabalho, ok?

abraço.
marcelodezena20/04/2009 13:43
Olá Paulo

Valeu pelas dicas. Quando eu coloquei a orquidea eu não sabia nada sobre ela. Tinha visto numa revista e tentei. Pensei nesse problema de não ter definido ainda o estudo a seguir no bonsai, mais a ansiedade foi maior e acabei colocando-a no tronco.

Estou pensando mesmo em fazer uma alporquia, mais a arvore tem raizes bonitas...

O que você acha de eu fazer uma poda drástica logo acima da orquidea?
Deixando praticamente um toco?
Grande abraço
Sergio Batalini20/04/2009 14:08
Oi Marcelo , se me permite .. arame grosso e borracha no tronco .. para fazer uma torção radical e descer essa copa para metade do tamanho atual da planta.. depois arames finos e condução para adensar a copa ... só uma sugestão, mas já que esta querendo praticar .. o ficus é uma otima cobaia ...
marcelodezena21/04/2009 00:18
Olá Sérgio

Não entendi bem o que vc quiz dizer com arame grosso e borracha... é pra fazer o que? aramar e faze a poda drástica?

Poderia me explicar melhor.

Valeu pela ajuda

Abração