Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

maior de todos { outro ficus}

12
Sergio Batalini20/04/2009 13:20
maior de todos { outro ficus}
Esse é o meu maior projeto ... com mais de 1 metro, bom nebari e tronco bem grosso , quero conduzir a copa para baixo até quase o vaso , tentando esconder esse tronco reto demais , fiz a desfolha e aramei . Outra opção que pensei foi fazer uma alborquia e dividir em dois aproveitando esse uro para desbastar o tronco e formar uma copa na lateral
...
Arzivenko20/04/2009 13:22
Foto errada, hehehhe
Sergio Batalini20/04/2009 13:27
putzzz.. desculpa , já corrigi..rsrrs... 😮ops:
Sergio Batalini20/04/2009 13:31
tô enrrolado com esse tal lacerdinha {descobri que era ele aqui... }praguinha dura de combater... pinço as folhas novas e mando ver no veneno, mas tá dificil .. dicas são bem vindas , pois tenho 6 ficus e estão todos infestados por esse monstrinho sem coração ..
Arzivenko20/04/2009 13:31
Sérgio, se fosse meu faria uma poda radical e zerava o projeto, tentando seguir este exemplo:

ou se tiver pena de cortar, tente este:

fotos: Walter Pall
Sergio Batalini20/04/2009 13:38
É muito grande , dificil de fotografar .. rsrsr desfolhei e aramei, sei que não é a epoca certa , mas depois de passear poraqui num guentei ...

Sergio Batalini20/04/2009 13:42
Cara vc é medium ou vidente .. rsrsrs vc leu meu pensamento , é exatamente isso que eu quero fazer.. só não queria perder a copa , mas acho que dá prá aproveitar os galhos mais grossos , replantar e esperar que brotem .. Afinal as vezes é preciso se desfazer de uma copa para que surja um novo caminho .. não é ..???
Sergio Batalini20/04/2009 13:46
Inda mais agora que acabou de chegar minha micro-retifica , com serras e acessorios para esculpir ... brigado pelas dicas .. professor.
edson060520/04/2009 14:16
Sérgio,
pela quantidade de insetos em uma única folha a infestação é bem grande. Arranque todas as folhas infestadas, coloque-as numa lata e coloque fogo. Queime tudo, só assim você conseguirá controlar e depois combater com algum inseticida tipo calda de fumo ou óleo de neem.
Abraço.
Edson.
Ricardo Paiva21/04/2009 00:49
Sérgio, não é aconselhável a desfolha total no variegata. Alguns galhos podem secar! 😕
Você já fez isso antes?
Tenho um com 3 árvores e faço o seguinte: corto as folhas pela metade, deixando apenas as das pontas de cada galho.
Olha ele em janeiro deste ano:
Sergio Batalini23/04/2009 14:16
Obrigado pela dica Ricardo { realmente parece que um galho esta secando} ... vc usou borracha ou fita isolante nesta arvore que esta aramada ???? Acho que vou serrar o ficus ao meio e trabalhar o tronco , conforme sugestão do Arzivenko .. que acha ???
Sergio Batalini24/04/2009 14:28
Bom pessoal .. Tá resolvido , vou tirar alguns galhos do topo e fazer enxertos na base ... li e reli topicos a respeito ... Vou aproveitar as dicas do Arz. Tomara que de certo .. Estou com medo de matar o ficus , mas , tenho que tentar ... já conversei com ele e ele parece que entendeu ... rssrs . vai ser amanhã .. Que acham ... ?????
Paulo Gilberto24/04/2009 14:34
Eu tinha problemas com essa praga...eu simplesmente aproveitei a época propícia e desfolhei todos os ficus que eu tinha. Não eram tantos, então não deu muito trabalho. Coloquei tudo num saco e queimei. Nunca mais eu tive problemas (já faz mais ou menos um ano).
Ricardo Paiva24/04/2009 14:39
Sergio, tenho um amigo que detonou 3 ficus variegata pois ele queria plantas bem baixa: os 3 morreram. Não sei qual foi a época, pois isso importa e muito.
Sobre fazer enxertos, você já viu a matéria que eu postei em MATERIAS?

Sobre a minha planta, usei fita isolante para proteger o tronco. Esqueci de transplantar a coitada que tá a 2 anos neste vaso.
Sergio Batalini24/04/2009 17:37
Pois é ... Vou cortar alguns galhos da copa que esta horrivel , usar um formão goiva e brocas e serra copo e furadeira para cavar na base do tronco , com cuidado para não queimar o cambium , descascar a ponta do galho de forma que encaixe perfeitamente ao tronco .. quando a junção for justa e perfeita colocarei selante { cola de madeira } e talvez um prego para prender bem . depois com um saco plastico grande farei uma estufa , que abrirei uma ou duas vezs por dia , será colocado a meia sombra , não sei se devo colocar numa bacia bem furada , sem mexer nas raizes ... tomara que de certo .. será que a época é boa ..???? o sol não esta tão forte e aqui não faz tanto frio ... me ajudem a decidir ....
Sergio Batalini24/04/2009 17:40
Que acha Ricardo ???? Vc faria isso ???? Como e quando ???
Ricardo Paiva24/04/2009 17:45
Sergio, por aqui faz um friozinho a noite e pela manhã, depois é calor 25º.
Se você colocar o plástico e não deixar pegar esse friozinho acho que dá pra fazer mas se estas com receio, deixa pra fazer no início da primavera.
Ah, não esquece de fazer um passo-a-passo.
Celsius24/04/2009 17:49
andei observando os ficus em geral q tem na minha cidade e todos, TODOS, estao com essa praguinha ai... que estranho...
Elio24/04/2009 19:36
Olá Sérgio!

Já perdi muitas plantas por querer trabalhá-las mais fortemente, fora de época.
Essa é a hora em que a paciência do bonsaísta é testada....rsrsrs!
Eu deixaria para a primavera.
Quanto à estufa, se o objetivo (como toda estufa) é dar condições de um ambiente quente e úmido, não se deve abrir o plástico constantemente. Mantendo fechado a umidade vaporiza, condensa junto ao plástico e cai novamente na planta e substrato, formando um circulo vicioso. Ah, e não colocar na sombra e sim no sol.

Abraço
Ricardo Paiva25/04/2009 00:03
Nada como a palavra de um bonsaísta experiente.
Sergio Batalini25/04/2009 09:06
Obrigado a todos ... Logo .. logo .. vcs v]ao ter noticias desse ficus...
Sergio Batalini18/09/2009 13:33

a copa se formou depois da desfolha ... mas , perdi um galho importante e como não gostava da estrutura geral do ficus , resolvi pela poda radical e por recomeçar do zero ...
Sergio Batalini18/09/2009 13:40

Agora vou aguardar as brotações para começar a escavar esse tronco ... O que me dizem ??? devo abaixar mais ...???
Sergio Batalini18/09/2009 13:47
Da parte descartada eu retirei 3 mudas .... das quais 2 já estão emitindo brotos ...logo mostro ...

É triste ver um toco destes 😢 😄 ... depois de acompanhar os galhos se desenvolvendo por uns 5 anos .... É a segunda vez que faço isso com esse ficus ... espero que seja a ultima ...rsr será que dessa altura esta bom ...????? Penso que depende de onde surgiram os novos brotos ...certo ???
TARCISIO DIAS18/09/2009 14:18
edson0605 escreveu:
Sérgio,
pela quantidade de insetos em uma única folha a infestação é bem grande. Arranque todas as folhas infestadas, coloque-as numa lata e coloque fogo. Queime tudo, só assim você conseguirá controlar e depois combater com algum inseticida tipo calda de fumo ou óleo de neem.
Abraço.
Edson.

Aconteceu exatamente isso comigo, fiz a mesma coisa e brotou tudo sem as "pestinhas", e graças a Deus nunca mais deu.
12