Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pteco por estaquia

joellagunasc20/04/2009 21:22
Pteco por estaquia
Amigos do bonsai , gostaria de saber se o ppteco , pega por estaquia , se sim gostaria de saber tambem a tecnica , o tipo de substrato etc. . .

Abraços

Joel
Rogério20/04/2009 21:51
Caro joellagunasc
Já vi, aqui no Fórum, muitas informações a respeito das qualidades dessa bela planta.
Uma delas é resistência e a facilidade de pega por metodos de alporquia e estaquia.
Se tem a oportunidade de fazer, tente agora e principalmente na primavera e verão, epocas em que as chances são bem maiores de dar certo.
Acredito que uma boa mistura para acomodar as estacas seria, areia e terra granulada ou substrato para mudas e areia.
Abraço
Rogério.
joellagunasc20/04/2009 21:58
Valeu Rogerio , tenho alguns ptecos , e sei que são muito rusticos e resistentes , por isso fiz umas 30 estacas de + ou - uns 10cm de comnprimento e da espessura de um palito para churrasco , com os galhos de um ptecão que eu podei este fim de semana.
Usei como substrato terra vegetal com prediscos.

Joel
Rogério20/04/2009 22:29
Que ótimo joellagunasc
Acredito que muitas irão pegar + se tiver um hormônio enraizador a probabilidade aumenta ainda +.
Quem sabe, futuramente, vc faz um,a floresta com estas estacas...
Veja essa do Roberto Gerpe
http://bonsaistudio.wordpress.com/2008/01/07/penjing-de-pithecolobium-tortum-por-roberto-gerpe/

Obs: Como é um gif com 12 fotos demora um pouquinho para carregar, + vale a espera ...

Abraço
Rogério.
joellagunasc21/04/2009 19:39
Rogerio , muito bonito o trabalho do Gerpe. Dificel vai ser transporta-lo
Tenho muitos ptecos , aqui na minha região eles não existem , mas ganhei sementes de um colega do forum (Roberto Teixeira) o ano passado , ja estão com mais de 1m de altura , ganhei tambem 4 mudas de uns 10cm da grande Angela Fernandes , que tambem ja estão bem crescidos. Plantei todos no chão e este ano passei para o escorredor.

Abração

Joel
Lúcio Manoel Picanço21/04/2009 20:24
Oi companheiros de bonsai,
Não tenho boas notícias sobre estacas de Pitheco. Fiz algumas porém elas crian brotação. Mas depois de seis meses começaram a morrer. Estavam plantadas em areia, usei enraizador, entretanto não foram pra frente, retirei dos vasos e nenhuma tinha raiz. Não tive sucesso.
Um forte abraço a todos,
Lúcio
ANDRADE22/04/2009 12:22
CAROS CLOLEGAS EM PRIMEIRO LUGAR QUERO COMPRIMENTAR NOSSO AMIGO LUCIO Q A UNS 2 ANOS ATRAS ME PRESENTIOU COM ALGUMAS SEMENTES DE PITECO QUE ESTÃO FANTASTICOS, MAIS ATE AGORA NAO CONSEGUI MUDAS DE ESTAQUIA E JA TENTEI VARIAS VESES DE INVERNO E VERÃO. UM ABRAÇO