Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticaba - Iniciante mesmo 2

Thiago Beck20/04/2009 23:28
Jabuticaba - Iniciante mesmo 2
Como disse nos outros tópicos compre essas três plantinhas juntas, o jacaré[http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11346], a acerola[http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11351] e esta Jabuticabeira.

Como nos outros fiz uma limpeza. O que me impressionou na jabuticabeira, é que ela estava com muitas folhas e com uma aparência bem "selvagem" 😄 .

Antes e depois cima

Antes e depois frente

Como vocês vêem depois de limpa, percebi uma imensidão de ramificações, bem desordenadas, não podei nenhuma, com medo de fazer errado, e além disso ví que as folhas nas pontas dos galhos estão bem novinhas 😄

Percebi durante essa limpeza que alguma folhas estavam com umas marcas, que não consegui identificar se é doença ou machucado. Alguém aí consegue identificar?

Resumo das dúvidas:
- Fiz bem em dar essa limpeza?
- A jabuticabeira parece estar solta do vaso, se puxo ela gentilmente pelo tronco para cima, ela sobe com toda a terra do vaso... isso é normal?
- Ela pode ser criada dentro de casa?
- Devo manter ela nesse vaso ou passar ela para o escorredor também? e se sim, que tipo de substrato devo trabalhar com ela?
- As marcas nas folhas, são normais? Estão doentes?
- já é hora de pensar em estilo e em poda?

Desculpem pelo interrogatório! Aguardo ansiosamente! Obrigado!
Salo21/04/2009 14:53
Caro Thiago Beck, vamos tentar responder suas perguntas.

- Fiz bem em dar essa limpeza?
R. Apesar dessa época não ser a melhor para se fazer uma desfolha,
acredito que isso não irá prejudicar a planta em nenhum aspecto.

- A jabuticabeira parece estar solta do vaso, se puxo ela gentilmente pelo tronco para cima, ela sobe com toda a terra do vaso... isso é normal?
R. Sim, é absolutamente normal. Isso significa que as raízes tomaram conta de todo o substrato, e por se tratar de uma frutífera, indíca a necessidade de um transplante, mas não faça isso agora, leia a resposta da pergunta 4.

- Ela pode ser criada dentro de casa?
R. Até pode, desde que ela receba sol diretamente em suas folhas por pelo menos umas seis horas por dia, mas não é o mais indicado, pois apesar das jabuticabeiras não gostarem muito de frio, elas precisam de chuva, vento e principalmente sol.

- Devo manter ela nesse vaso ou passar ela para o escorredor também? e se sim, que tipo de substrato devo trabalhar com ela?
R. O melhor a fazer é passá-la para o escorredor, como você relatou na pergunta 2, o substrato deve estar tomado pelas raízes, desfaça o bolo de raízes antes de passar para o escorredor, mas não mexa muito no torrão para não comprometer a planta. Quanto ao substrato a ser usado, no escorredor use um substrato drenante composto por 30% terra de jardim (aquelas compradas em sacos) 30% de matéria orgânica (pode ser humus de minhoca, esterco de gado curtido, etc) e 40% de cacos de telha ou areia grossa ( eu prefiro cacos de telha, pois mantém melhor a umidade), já para a mamadeira use um substrato com 50% de terra para jardim e 50% de matéria orgânica. Obs.: As jabuticabeiras gostam de muita água.

- As marcas nas folhas, são normais? Estão doentes?
R. Eu acredito que sejam normais, não reperei nenhum sinal de doença.

- já é hora de pensar em estilo e em poda?
R. Não, deixe sua planta crescer livremente na mamadeira, assim ela ficará mais grossa e com muitas brotações, deste modo você terá várias opções de estilos no fúturo, sem contar que podas e desfolhas constantes inibem a frutificação.

Qualquer coisa que não tenha sido esclarecida fique a vontade para peguntar.

Att,
Salo.
Thiago Beck21/04/2009 20:06
Salo, agradeço muito a presteza nas respostas! Ficou só uma dúvida, já é hora de passar para a mamadeira ? até quando devo esperar?
Lúcio Manoel Picanço21/04/2009 20:43
Oi Thiago,
Eu passaria logo para a mamadeira. Faria assim: prepararia um bom substrato com humus (terra vegetal) mais terra de barranco (quanto mais escura melhor), e um pouco de areia de rio peneirada, só a granulação (canjiquinha). Colocaria uma porção na mamadeira. Você falou que ela está saindo toda do vaso, tiraria com toda a terra, e plantaria assim na mamadeira e completaria o restante com o substrato acima falado.
Vai ficar bonita.
Sucesso
Lúcio
Thiago Beck21/04/2009 21:20
Fala Lúcio Obrigado pela resposta
Eu devo fazer a mamadeira de uma vez só ou passo para o escorredor antes e quando sairem as raizes passo para a mamadeira? desculpe a minha falta de conhecimento!
Salo21/04/2009 23:11
Olá Thiago, como nosso amigo Lucio falou, passe o quanto antes para o escorredor. Quanto a hora de passar para a mamadeira é o seguinte, em minhas plantas eu percebi que o tempo é maior quando espero as raízes sairem pelos furos do escorredor, mas quando coloco o escorredor na mamadeira assim que a planta já está nele, o tempo de enraizamento é menor. Mas vale ressaltar que para passar o escorredor imediatamente para a mamadeira, a matéria orgânica usada no substrato da mamadeira deve estar bem curtido, caso não esteja é melhor esperar para passar para a mamadeira.

Att,
Salo.