Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Refugo 01

Arzivenko21/04/2009 21:34
Ficus Refugo 01
Este é o primeiro de dois ficus que comprei hoje, estavam em um canto, jogados, cheios de brocas, doentes, quebrados...

Este em especial estava inclusive apenas no torrão, sem pote... Perguntei o preço, 5 reais cada um.. levei pra casa pra salvar..

começando pelo substrato, o ideal é tirar tudo, deixar uma madrugada na água, mas estava sem paciencia, então vou quebrar o galho até a primavera, ai sim eu replanto com calma...

Será que ja está bom?

Ainda não, vamos cortar metade dessa raíz..

Após cortar as raízes e replantar, fiz as podas necessárias e usei a micro retifica nas partes mortas, a fim de não deixar nenhuma folha doente nem mesmo brocas nos troncos..

Claro que o projeto terá que evoluir muito, mas por hora o importante é a recuperação da planta..

Atual frente:

Trás:
mateusbm22/04/2009 20:39
Ajuda
Arzivenko,

Estou numa situação parecida com a sua. Encontrei um ficus que foi atropelado em minha cidade e perdeu o vaso em que estava a anos. O coitado ficou com o torrão exposto ao tempo por um tempo, um belo dia emprestei a saveiro de um amigo e fui la de noite e sequestrei a arvore de frente da loja. Ela tem mais de 2 metros de altura, eu trouxe pra casa e desbastei um pouco o torrão, coloquei a própria terra (peneirada) q tirei do torrão num vaso e taquei a arvore dentro.

Isso ja fazem 2 semanas, porem eu ja perdi um ficus fazendo isso, na ocasião as folhas amarelarão e a arvore secou. Eu acho que isso aconteceu pq o solo ficou pouco drenante e acumulou agua... sei lá... Não quero que isso aconteca novamente. Tem alguma dica pra mim? Depois eu coloco alguma foto.

Abraço
Arzivenko22/04/2009 21:11
o que posso dizer é que esse substrato que vem com as plantas é muito ruim, o ideal é remover todo ele, mesmo que tenha que podar parte das raízes.

Aqui está bem difícil de conseguir areia grossa, que eu gosto de usar, então quando a planta vai direto pro pote (sem escorredor) eu misturo com terra rica em nutrientes, assim tenho boa drenagem e um solo bem completo.

espero ter ajudado um pouco.
mateusbm22/04/2009 21:16
Então, eu to com medo de remover o torrão pois se trata de uma arvore grande já... e eu nao quero tirar a copa dela pois ja tenho outra que removi a copa... essa eu quero deixar do jeito que peguei na rua.

bom, vou esperar mais um pouco, se eu perceber que as folhas começam a amarelar e a cair dai eu arranco do vaso e tento outro substrato.

Vlw.
Ivanil Pimentel Vieira23/04/2009 10:20
Arzivenko,

muita sorte tua em residir numa cidade que possui muito material para a prática de bonsai.Precisa aproveitar sim, nem sempre tal maré continua para sempre!

Abraços - Ivanil