w_barroso22/04/2009 22:10
Eugenia. Preciso de sugestões . . .
Olá Pessoal, sou novo por aqui. Eu venho acompanhando a algum tempo o forum e decidi participar, pois preciso de ajuda. Sou iniciante nesta arte maravilhosa, a mais ou menos 1 mes adquiri o exemplar abaixo que acabei comprando porque achei muito bonito. Hoje tenho este e mais duas espécies que postarein em breve. gostaria de opniões sujestões sobre esta espécie, pois gostaria de saber se posso modificar alguma coisa. Segue:
Abraço a todos e obrigado
Ricardo Paiva23/04/2009 00:51
W_barroso, seja bemvindo.
Bom, não tenho experiência com esta espécie mas vou dar meus pitacos.
Tendem a trabalhar a copa redonda, que não fica legal.
É preciso dar um "cara" de árvore, definindo uma estrutura de galhos que vai formar a nova copa.
Veja alguns exemplos:
Bonsaikai
Marcelo Duprat - magnífico tabalho
Pedro Basso
Antes de mexer, leia bastante e se possível consiga a ajuda de alguém com experiência.
w_barroso23/04/2009 18:08
Obrigado Ricardo Paiva.
Muito obrigado pelas sugestões, estou lendo bastante a respeito para poder mexer. Valeu pelo conselho.
Marcos Castilho24/04/2009 19:29
Sua planta tem um bom desenvolvimento de tronco, procure aramar e direcionar alguns galhos.
w_barroso25/04/2009 00:17
Marcos Castilho
Marcos, fiz uma poda "quase" drástica, para ter os galhos amostra, mas estou sem idéias para aramação. Se tiver alguma sugestão de estilo como o amigo postou com fotos aí em cima agradeço. Estou até pensando em utilizar a segunda opção, mas com certeza, devido a espessura do tronco a minha Eugenia ficará com uma copa maior, e acho que ficará meio estranho.
Aceito mais sugestões. Obrigado amigos...
Sergio Batalini25/04/2009 09:23
Minha humilde sugestão seria que colocasse num escorredor para que os galhos se desenvolvessem o mais rapido possivel .. Depois com calma vc poderia eliminar alguns dos galhos que se cruzam ou nascem juntos { comum nas eugenias } .. começe a aramar inclinando os galhos para baixo.. dando a impressão de peso ... esses espaços abertos entre os galhos vão permitir a entrada da luz o que forçará a densificação e formará a futura copa ...mais larga e com galhos mais arboreos e menos arbustivos .. Boa sorte . E seja muito bem vindo . 😄
w_barroso26/04/2009 02:11
Obrigado Sergio, vou seguir o seu conselho e em breve postarei novas fotos. grande abraço!
nickyfury26/04/2009 10:18
bonsai
Barroso, conquanto pareça simples fazer um bonsai com essa espécie, voce pode encontrar algumas dificuldades. A vantagem, no caso, é que se trata de uma planta de custo acessível, e que permite, por isso mesmo, que voce execute nela o que achar viável, sem muito prejuízo para seu bolso. 😄
A primeira coisa que se observa é que sua planta está plantada num "morrinho". Isso é visivel, e denota que o cultivador inicial simplesmente retirou a muda de um saquinho e, sem nenhuma experiencia, a colocou com torrão e tudo dentro do vaso, acrescentando terra a volta. 🙄
Então, um primeiro e importante trabalho a ser realizado por voce, deverá ser a correção desse erro. Com isso, voce estará formando, inicialmente, um nebari mais interessante e técnico para seu futuro bonsai. 😉
Nebari é um termo japones que designa a parte das raizes que fica exposta sobre o solo. Para ser técnico e belo, ele deverá ser radial, isto é, as raízes deverão ser dispostas a toda a volta do tronco, como se fosse os raios de madeira de uma roda de carroça daqueles filmes de faroeste, quando vistos de cima. Para fazer isso, retire o excesso de terra do torrão inicial, separe as raizes que estão cruzando por cima umas das outras, separando-as com pedaços de bambu ou outra madeira qualquer. Se tiver uma raiz pivotante (que cresce grossa para baixo), não titubeie: corte sem dó. 😉
Após distribuir melhor as raízes de sua planta, prenda-as sobre o substrato inicial (esvazie o vaso, lave bem por dentro e por fora, e preencha até a metade com um substrato drenante: caco ceramico, casca de pinus, terra granulada e areia grossa sem peneirar. Disponha sua planta sobre esse substrato, prendendo as raizes, de forma a manter a planta firme. Complete com mais substrato, cobrindo tudo. O nebari irá ser exposto apenas numa segunda fase e não inicialmente, ok? 😄
A segunda parte para fazer um bonsai deverá ser iniciada tão logo voce observe que sua planta reinicia nova brotação, após o reenvase e reestruturação das raízes conforme indicado acima. 😄
Nessa nova fase, voce irá formar o tronco, que é a principal base do seu futuro bonsai. Aparentemente, parece que há dois troncos partindo de um mesmo ponto. Voce tem duas opções: formar uma estrutura com ambos, ou eliminar um e manter o outro. Se optar pelo tronco duplo, deverá então reduzir a altura do mais fino, de forma a obter duas estruturas complementares. 😄
Não se preocupe com galhos nesse primeiro momento. Os galhos são a ultima parte a ser formada em um bonsai, e como essa planta emite brotação vigorosa, poderá escolher com calma a melhor forma de distribuição dos galhos. 😄
Ricardo Paiva30/04/2009 01:04
Barroso, isitadoo Blog do Alexandre , encontrei estes belos explares de eugênia.
Dá um olhada:
http://bonsai.pe.zip.net/index.html