w_barroso22/04/2009 22:10
Eugenia. Preciso de sugestões . . .
Olá Pessoal, sou novo por aqui. Eu venho acompanhando a algum tempo o forum e decidi participar, pois preciso de ajuda. Sou iniciante nesta arte maravilhosa, a mais ou menos 1 mes adquiri o exemplar abaixo que acabei comprando porque achei muito bonito. Hoje tenho este e mais duas espécies que postarein em breve. gostaria de opniões sujestões sobre esta espécie, pois gostaria de saber se posso modificar alguma coisa. Segue:
Abraço a todos e obrigado
Ricardo Paiva23/04/2009 00:51
W_barroso, seja bemvindo.
Bom, não tenho experiência com esta espécie mas vou dar meus pitacos.
Tendem a trabalhar a copa redonda, que não fica legal.
É preciso dar um "cara" de árvore, definindo uma estrutura de galhos que vai formar a nova copa.
Veja alguns exemplos:
Bonsaikai
Marcelo Duprat - magnífico tabalho
Pedro Basso
Antes de mexer, leia bastante e se possível consiga a ajuda de alguém com experiência.
w_barroso23/04/2009 18:08
Obrigado Ricardo Paiva.
Muito obrigado pelas sugestões, estou lendo bastante a respeito para poder mexer. Valeu pelo conselho.
Marcos Castilho24/04/2009 19:29
Sua planta tem um bom desenvolvimento de tronco, procure aramar e direcionar alguns galhos.
w_barroso25/04/2009 00:17
Marcos Castilho
Marcos, fiz uma poda "quase" drástica, para ter os galhos amostra, mas estou sem idéias para aramação. Se tiver alguma sugestão de estilo como o amigo postou com fotos aí em cima agradeço. Estou até pensando em utilizar a segunda opção, mas com certeza, devido a espessura do tronco a minha Eugenia ficará com uma copa maior, e acho que ficará meio estranho.
Aceito mais sugestões. Obrigado amigos...
Sergio Batalini25/04/2009 09:23