Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Resedá - Alporque - Shari - alterações?

Markus Von Kossel23/04/2009 21:18
Resedá - Alporque - Shari - alterações?
Olá pessoal, este é um resedá da qual fiz um alporque e trabalhei com furadeira e micro retifica, esta plantado em uma bandeja (destas que vão embaixo dos vasos).
Será que trabalho mais o Shari? aprofundo?
Tentei dar alguma conicidade a parte folhosa, Alguma sugestão de o que fazer com ela?
Obrigado!
Eliseu Santos23/04/2009 22:21
Marcos achei muito linda sua planta, mas me parece que o trabalho que vc fez ta muito certinho sabe, ate parece que tem uma tampa que encaixa ai. Mas como ainda nao tenho experiencia com bonsai em especial com Shari entao nao leve muito a serio foi so uma opinião pessoal e não uma dica ok.

MAS A PLANTA TA LINDA COM UM VERDE MUITO VIVO COM CERTEZA E BEM TRATADA.
edson060524/04/2009 00:28
Markus,
achei o teu resedá bem interessante e promissor. Mas acho possível melhorar um pouco:

O tronco tem um problema de conicidade invertida:



Você poderia trabalhar a madeira morta nas laterais para disfarçar este problema. É um trabalho que não precisa ser feito de uma única vez...



Espero ter ajudado.
Abraço.
Edson.
Markus Von Kossel24/04/2009 23:36
Boa dica edson!
Eu me preocupei com a conicidade da massa foliar, mas não tinha me tocado do tronco!
Vou dar uma desgastada nele nesse fim de semana q posto aqui no tópico a foto!
Ele também num tem um nebari!
Será que eu poderia fazer algum enxerto de raiz? ou basta esperar?
obrigado!
Ricardo Paiva24/04/2009 23:59
Beleza de material Markus.
A sugestão do Edson é excelente. Essa conicidade do tronco você também pode conseguir cavando ele. A planta ficará ainda mais dramática!
DigoF325/04/2009 09:43
ola acho que o encherto de raiz é a melhor opção (nunca fiz nem sei como fazer) pois se esperar vai demorar muito até que as raizes da planta se dezenvolvam
Markus Von Kossel04/09/2009 01:20
Galera, continuando nas cagadas feitas nessa planta!
Nào sei o q q me deu e resolvi fazer um furo no tronco... como experiencia!
Aki vai como a planta ficou!
Preciso trabalhar mais a madeira morta!
Cheia de Defeitos, sem nebari, conicidade invertida, mas.... como sou iniciante, vale como treinamento!

Está rebrotando agora, acabei de replantar! Vou esquecer ela por um tempo!

Muito feia?????
Illex04/09/2009 12:00
Markus,

Para eu esta planta possui um potencial "dos bão" no melhor "mineirez". Infelizmente ela n vai atingir todo seu potencial em vaso de Bonsai, logicamente porque conhecemos as limitações nutricionais e desenvolvimento de forma geral no mesmo.

Aconselharia a passá-la pra um escorredor, e futuramente até uma mamadeira, mas n estamos pensando em tronco e nada d+ ne? Estamos pensando em copa e nebari.

No escorredor voce conseguira formar de uma forma muito rapida a copa deste magnifico reseda, e tambem formar o nebari mais rapidamente. Sinceramente gostei muito do trabalho no tronco do resedá, n é muito comum encontrarmos arvores assim com estes danos fisicos na natureza em se tratando de resedas, mas acontece claro.

Bom ta ai minha sugestão, no mais continue o bom trabalho que esta fazendo. Ate.


Illex
Illex05/09/2009 10:40
Markus,

Tava navegando pela net, assistindo uns videos no youtube, e achei uns videos do Graham Potter da Kaizen Bonsai, cara os videos do cara são muito tecnicos e praticos, são todos em ingles, eu entendo basicamente so metade e olhe la do q ele fala, mas vale a pena conferir o trabalho desse cara, posssui plantas fantasticas. E este trabalho em particular me lembrou o esquema do tronco do resedá, confere:

http://www.youtube.com/watch?v=5jOekUucOKM

Boa degustação, até.


Illex

NOTA: se alguem se interessar, aqui vai os sites da kaizen e da galeria do Graham Potter:

Kaizen Bonsai - http://www.kaizenbonsai.com/shop/index.php

Graham´s Galery - http://www.kaizenbonsai.com/graham_potter_bonsai_trees.htm
Elio05/09/2009 21:28
Markus, estou de acordo com o Ilex: Essa é "das boas"!!!
Parabéns pelo trabalho! Ao escavar e furar o tronco vc quebrou o aspecto dominante da madeira morta.
Nota 10!
Cuide que o Resedá costuma pegar um fungo chamado Oídio. Parece uma pozinho branco sobre as folhas.

abraço
Paulo Roberto Marasca06/09/2009 00:11
Markus... Um pequeno mas importante detalhe q mudou todo o visual dele... Mto bom mesmo.

Aproveitando a dica Elio, tenho seguidamente problema com o Oídio... O que usas para combater?
Elio06/09/2009 12:18
Olá Paulo!
2 aplicações de enxofre (pulverizando) com intervalo de 5 dias é o suficiente.

abraço
Markus Von Kossel07/09/2009 20:27
Obrigado pelas dicas pessoal!
O furo eu resolvi fazer pq eu fiz um furo na casca sem querer com a furadeira.
Daí resolvi aumentar "um pouquinho" o furo tentando combater a falta de conicidade!
Mas eu até q achei bacana!
Aki vai como ela estava após a "delicada" operação!
bonsaitakin04/03/2013 20:51
e como anda o reseda?