Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cabreúva

Arzivenko25/04/2009 12:13
Cabreúva
Não sei se alguém ja tentou algo com esta espécie, até o momento está sendo divertido, suas brotações são bastante intensas..

SEKI - Elio Luis Secchi27/04/2009 14:30
Amigo Arzivenko, tenho uma desta espécie e te confesso que estou por plantar ela no chão e largar de mão. De fato sua brotação é vigorosa. Demais. Demais porque ela acaba tendo entrenós muito longos e na poda custa a bifurcar. Resultado: é difícil conseguir uma boa estilização e compactação. Mas os desafios também tem lá seu gosto especial. Então...
abraços
Arzivenko27/04/2009 14:50
E eu pensei que quando podados os ramos secundários responderiam da mesma maneira, mas pelo que está dizendo isto não acontece!?

abraços.
SEKI - Elio Luis Secchi27/04/2009 16:03
Com os entrenós longos, a poda vai ter que se feita no máximo na segunda folha, se não acaba ficando com um ramo muito longo, se distanciando do tronco. Daí a tendência dela é brotar só a última gema. Ou seja, poda um ramo e fica novamente só com um. Mas é só uma observação minha, outros poderão ter outro resultado. Depende de muitos outros aspectos de cultivo. Talvez consiga achar um bom equilíbrio. E no nos ajudar com as dicas de como fazer.
Arzivenko11/05/2009 19:52
Elio !

Exatamente o que você observou está ocorrendo aqui...

Bom, primeira observação, os ramos superiores crescem com mais vigor que os inferiores. Tendo isto em mente, quando um ramo atinge o tamanho desejado eu corto a ponta, e o crescimento cessa, dessa maneira eu consigo fazer com que os ramos inferiores atinjam tamanho superior ao dos outros.

EZEQUIEL JUNIOR12/05/2009 10:14
Para quem gosta de desafios, tá aí uma boa pedida...
Arzivenko12/05/2009 10:24
Ezequiel, o bom desta espécie é que desenvolve os ramos rapidamente, se conseguir estimular novas brotações, ou ter maior controle sobre elas, pode ser um bom passa-tempo.
SEKI - Elio Luis Secchi12/05/2009 17:44
Arzivenko, vai segurando ela na base da "tesoura".
O amigo ainda vai acabar domando esta bichinha....

abraço
Arzivenko01/08/2009 13:14
Zerando o projeto:

Arzivenko29/08/2009 10:53
Reação: