Marcos Takigawa25/04/2009 17:59
Jabuticaba-Folhas estranhas!
Olá, pessoal mais umavez venho recorrer a vcs, tenho esta jabu, ela está com varias brotações, mas as folhas estão meio esquisitas, algumas estão longas e outras meio que enrugadas para dentro, vou postar algumas fotos, não estão muito boas, mas espero que de pra visualizar!
Agradeço muito, se puderem me ajudar!
Marcos Takigawa26/04/2009 08:44
Por favor, ninguém pode me ajudar??
nickyfury26/04/2009 09:21
bonsai
Marcos, a Myrciaria cauliflora precoce, conhecida popularmente como jabuticabeira híbrida, possui as folhas diferentes das outras variedades mais difundidas (sabará e paulista). Mesmo entre as hibridas, voce poderá verificar ligeira diferenças nas folhas (hibrida pequena e h. média). 😄
Quanto ao fato de que as folhas estão enrugadas para dentro, isso pode ser indicativo de ataque por acaros, fungos ou pulgões. Qualquer que seja o agente causador, voce poderá combater aplicando uma solução de Calda sulfocálcica diluída em agua, a qual deverá ser aspergida sobre as folhas sadias, galhos, tronco e solo. As folhas atacadas deverão ser retiradas, ok? 😲
Faça a aspersão pela manhã, logo após a rega diária. Mantenha a planta em local ventilado e sombreado tão logo termine a aplicação. Use luvas, mascara e faça isso em area aberta, porém sem vento e sem sol. A aplicação, caso não remova totalmente a praga, deverá ser repetida depois de 15 dias. 😄
Marcos Takigawa26/04/2009 14:32
Muito obrigado pelas explicações nick, em casa tenho uma solução com sulfato de cobre, isto serviria pra combater a praga?
Abraços!
ANDRADE27/04/2009 12:17
OLA MARCOS! A CALDA BORDALESA SO AJUDA COMO FUNGISIDA NAO TERA EFEITO SOBRE PULGÃO OU ACARO, SE NAO TIVER CALDA SUFOCAUSTICA E REALMENTE FOR PULGÃO OU UMA COLCHONILEA PODERAS APLICAR UMA SOLUÇÃO DE DETERGENTE COM OLEO VEGETAL.
BOA SORTE.