Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Resedá - (atualizado 20.09.2010)

12
Elio26/04/2009 20:27
Resedá - (atualizado 20.09.2010)
Olá pessoal!
Ambas as frentes têm defeitos. Porém, antes de começar a corrigi-los devo escolher uma frente. Qual vc sugere?

Rodrigo_Dias_RJ26/04/2009 23:20
Elio,
As duas base estão bonitas, eu acho que a inclinação para a direita da mais harmonia a planta. A impressao que eu tenho é que a copa da segunda foto esta mais bonita! o problema seria o segundo galhos que atravessa o tronco, porem eu seguiria um estilo mais natural e apenas abaixaria esse galhos pra fazer uma copa mais baixa, acho que a planta esta 99,9% pronta.

Parabens pela planta
bad_clusters27/04/2009 08:42
Concordo com o Rodrigo, acredito que o negocio é baixar mais a copa msm.
Acho que o trabalho esta magnifico.
edson060527/04/2009 13:04
Elio,
eu também fico com a frente da 2.a foto
Abraço.
Edson.
Thiago Giaconi27/04/2009 16:25
Olá Elio,
Muito bonito seu exemplar!!!
Gostei da segunda foto
Parabéns!!!!
Elio27/04/2009 17:25
Olá Rodrigo!

Gostei da idéia. Baixar mais a copa e até esconder o galho que atravessa o tronco.
Thiago, Edson e Bad, obrigado pela força. Como todos foram unânimes, quem sou eu para contrariar vocês........rsrsrsrs!
Abraço
Paulo Roberto Marasca27/04/2009 17:29
Parece q na primeira foto, ao final do tronco, ele fica com uma pequena curvatura pra frente (onde passa o galho por trás). Baseado nisso, ao meu ver, seria esta a frente.
Angela Fernandes27/04/2009 23:47
Olá !!!!!!!!!!
Querido Elio, só agora vi este post.
Gostei da planta.
Realmente acho que a segunda foto é a melhor frente da mesma.
Como se trata de uma espécie que rebrota fácil, diminua esta planta e creio que diminuindo e aramando os galhos, o "defeito" do galho cruzando poderá sumir.
Desculpe a opinião de uma eterna aprendiz.
Elio28/04/2009 10:47
Olá Paulo e Ângela!
A opinião de vocês é muito importante para mim.
Aliás, todo bonsaísta deveria receber as opiniões de todos com seriedade, atenção, alegria. Analisar as opiniões sem ter idéias pré-concebidas. Enfim, receber de mente aberta. Às vezes uma opinião, à princípio absurda, no final mostra-se a melhor.

Um abraço
Rogério28/04/2009 22:24
Elio
Os 2 lados estão muito bons para serem a frente + eu gostei um pouco + da segunda foto.
Acredito que depois que vc descobrir um pouco a base da planta o nebari vai lhe ajudar a escolher definitivamente a frente.
Parabéns pela bela planta. Achei ela muito bonita.
Alias,... sabe qual a cor das flores dela?
Abraço
Rogério.
Alexandre S. Coelho29/04/2009 00:57
Oi Elio

pois é... o nebari da 1ª foto parece melhor! Também não deixaria o galho que cruza o tronco, ficando assim com a primeira frente.
Elio29/04/2009 12:23
Olá pessoal!

Aceitando a sugestão dos amigos, aramei, corrigi o galho atravessado e abaixei a copa.
Agora é esperar a desfolha natural que ocorre no inverno para fazer uma poda dos galhos para dar mais volume na rebrotação e reposicionamento de alguns galhos, ainda.
Essa acabou sendo a frente escolhida principalmente por causa do nebari que é melhor.

Arzivenko29/04/2009 13:00
Ta bem bonita seu Elio, copa bem triangulada, não vejo muito o que criticar, então é hora de deixar como está por um bom tempo, certo?

abraços.
nickyfury29/04/2009 16:47
bonsai
Elio, meu chapa, tá show de bola esse resedá. Parabens pela ótima aquisição. Embora tenha chegado um pouco tarde para participar da eleição da frente, acredito que voce tomou a decisão mais acertada quanto a isso. Agora é aguardar a época certa e passar essa belezura para um vaso mais decente. O resto, é só o tempo e a floração. 😄
Angela Fernandes29/04/2009 21:28
Olá !!!!!!!!!!
Querido Élio.
Amei sua intervenção na resedá....ficou show !!!!!!!!
Agora é só esperar e realmente arranjar um vaso mais legal.
Parabéns.
e..........
Elio30/04/2009 23:27
Olá Arzivenko!
Valeu cara!

Ângela e Nicky!

Pensei que ninguém iria falar do meu vasinho petrópolis.....rsrsrsrs!
Pois é, no início do interesse pela arte andei comprando muitos Petropolis. Agora eu os uso para plantas sem muito interesse. Se a planta ficar legal passo para um Izumi ou Sami.
Valeu !

Abração
Elio30/12/2009 23:41
Agora desfolhado e podado. Assim, as folhas novas ainda serão jóvens quando chegar o outono e não terão a aparência de queimadas do sol. Darão lindas cores outonais.

abraço

marco_avelar31/12/2009 00:02
Elio está muito bom! Quando aumentar a ramificação vai ficar ótimo!
Rodrigo Tavares31/12/2009 12:49
Olá Elio, está ficando realmente muito bom seu Resedá! Tbm tenho um, e gosto muito dele, apesar de não ter feito nenhuma intervenção ainda. Nao se esqueça de postar a evolução dele, queremos acompanhar de perto...
GuilaTeipel01/01/2010 20:37
muito bacana..

só fiquei com uma curiosidade

vc desfolhou ele agora? pleno verão a mil de calor, e ela nao estava florida?

eu tenho um que agora esta toda florida.. é chamada 'flor de natal'..

e estava esperando o inverno pra desfolhar ela

por outro lado, se agora é um bom momento pra fazê-lo, colocarei em prática tambem...
Elio01/01/2010 21:45
Olá Marco e Rodrigo!
Com a nova ramificação, mais intensa, terei uma folhagem boa para pegar as cores do outono.

Olá Guilherme!
Muitas plantas, principalmente as caducas ( como é o caso do Resedá) a gente desfolha agora para que a nova folhagem esteja ainda nova no outono.
No inverno não precisa desfolhar porque ele perde as folhas naturalmente.
Quanto às flores, no caso do resedá, como as mesmas se dão nas pontas dos ramos, ou vc trabalha ele para dar flores (perde a estrutura) ou trabalha a estrutura, aí tem que podar e como consequência, não tem flores.
Eu prefiro manter a estrutura e as cores outonais e não deixo florescer.
É ao gosto de cada um!!!..............Hehehehehe!!
PS.: Posta a foto do teu para vermos a floração!

abraço
ROGÉRIO DIAS02/01/2010 16:34
é
ÉLIO,,,
SUA PLANTA TÁ MUITO LEGAL MESMO,,,DONA ÂNGELA FALOU TUDO,,,SÓ FALTAVA UM VASO A ALTURA DA PLANTA.
E VC DISSE TUDO EM RELAÇÃO AOS BONSAÍSTAS RECEBEREM AS OPINIÕES DE MENTE ABERTA,,,PENA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA.ABRAÇÃO!
Elio11/01/2010 20:52
Rogério, já começou a rebrotar. Depois posto foto!
abraço
Matheus 3111/01/2010 21:19
estou ancioso pra ver como vai ficar com a copa mais ramificada
vai ficar ainda mais bonita

posso fazer uma pergunta?
qual é a melhor epoca/metodo pra alporquia no resedá?
Elio11/01/2010 21:42
Matheus, eu não sei se o Resedá aceita bem a alporquia. Se aceitar, como toda alporquia, uma boa época é o final do inverno.

abraço
12