Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bougainville (Primavera) Queria dicas

BONSAIZUMBY27/04/2009 16:22
Bougainville (Primavera) Queria dicas
Arzivenko27/04/2009 16:26
Acho que não é hora de mexer na parte aérea, dependendo o local onde mora, se ainda não faz frio, pode trocar o substrato, esses saquinhos não permitem que a planta se desenvolva em sua total potencialidade. Procure no forum de matérias sobre a técnica do escorredor/mamadeira, é uma boa maneira de acelerar o desenvolvimento da planta, caso não esteja familizarizado, pode plantar em uma bacia grande, com vários furos no fundo e nas laterais, como substrato escolha algo bastante granuloso, que a água possa escorrer com facilidade, uma boa escolha são cacos de telha e tijolos moídos, nada de solos argilosos e densos..
BONSAIZUMBY27/04/2009 17:46
Mais fotos da primavera
A primeira foto não ficou legal prq tirei com o celular mais agora tirei umas legais e tbm troquei o vaso e o substrado coloquei Rendmax Floreira, da eucatex e fiz uma poda.

Angela Fernandes27/04/2009 23:26
Olá !!!!!!!!
Bonsaizumby - gostei do nome - acho que houve precipitação de sua parte.
A poda tinha que ser radical mesmo mas, plantar logo no vaso ????
O substrato acho que deveria ser uma boa mistura da terra com pedriscos.
Meu solo leva, terra preta, pedriscos ou telha triturada, ou o substrato do Araldi e um pouquinho de celgarden (pouqíssimo mesmo).
A bougainvilea costuma responder positivamente.
Espero ter ajudado.
e........
Alcides Junior28/04/2009 11:10
Nossa, como a Dona Angela ja citou vc se precipitou mesmo. É a vontade de ter logo um bonsai...nunca esqueça da regra número um do bonsaista: PACIÊNCIA, depois vem a 2: PACIÊNCIA, 3: PACIÊNCIA.
A questão do substrato também concordo com a Angela.
BONSAIZUMBY28/04/2009 16:47
Mamadeira
Pode deixar que ela ja vai para o escorredor e vou mudar o substrato tbm, vlw pelas dicas e depois posto mais fotos.
Sergio Batalini28/04/2009 17:04
Tb fiz muito disso ... A ansiedade me mandava colocar logo nos vasinhos ... O que contava para mim era a quantidade de vasinhos que eu possuia e não a qualidade das plantas . Com isso consegui um monte de plantas sem beleza , sem estilo e sem graça... Mas, finalmente aprendi aqui no forum com esse pessoal gente boa .... Estou caminhando prá traz e replantando meus galhinhos em escorredores , para que ano que vem eu possa colocar na tal mamadeira e quem sabe em poucos anos replantar novamente em vasos rasos ... Faça isso tb Zumby , para não cometer o mesmo erro que eu ... e parabens pela sua primavera... Ah .. eu eliminaria esse galho ladrão que nasceu entre ogalho da esquerda e o tronco ....
Andrei28/04/2009 18:18
O Sergio esta totalmente certo!! Eu também passei por isso!!

Minhas "arvores" frutos da minha ansiedade estam hoje todas em escorredores ou enterradas no chão mesmo.

Bonsaizumby, sabe o que faço quando estou ansioso para botar a mão na massa (terra), pratico yamadori,
saio por ai procurando arvores ja quase desenvolvidas em terrenos, casa de amigos e floriculturas!!

Abraço, Andrei Brum.
BONSAIZUMBY29/04/2009 11:24
Mamadeira nelas
Gente muito boa suas dicas hj mesmo ja estou indo comprar uns escorredores e vou colocar a bichinha nele
Tenho outras plantas que já estão e vasos grandes e gostaria da opinião de vcs, jabuticaba caliandra e buxus.

DigoF329/04/2009 13:44
ola vou opinar sobre o buxinho deve colocalo em uma terra rica em matéria organica e a como deve ser triangular também acho que falta uma poda de refinamento boa sorte
Sergio Batalini29/04/2009 14:30
Ola .. amigo , tb sou principiante , mas lá vai :
1-Jabu: Como tem muito espaço e terra boa no vaso , nada a fazer por enquanto com relação a vaso, substrato e raizes, quanto ao tronco na segunda foto notei curvas que poderiam ser melhoradas com arame grosso para se buscar um futuro MOYOGI e os galhos tb podem ser aramados , eliminaria esses brotões , que conheço como chupão ou ladrão , para manter apenas os galhos já arboreos ...
2-Calindras: Paciencia ....observar..... esperar.. paciencia ..observar.. esperar ... esperar... Pelos proximos anos será 99% observação e 1% ação .
3- Buxinho : Esta do jeitinho que vc comprou , uma bolinha ... Tente "abrir" esta copa para visualizar os galhos e com cuidado vá fazendo uma poda para triangular a copa .. Eu faria um HOKIDASHI{vasoura} , baixando um pouco os galhos e como o buxinho tem essa aparencia natural de arvorezinha , porque não , colocaria num vaso raso para bonsai...
Mas não se apresse e espere as dicas dos mais experientes .. e boa sorte...
Celsius29/04/2009 15:23
Primavera
EDIT: CANCELEI O PSOT PRA ABRIR UM PROPRIO! HEHE
nickyfury29/04/2009 16:31
bonsai
Acredito que nosso forum é um espaço bem democrático, onde todos podemos estar apresentando nossos trabalhos, nossos esforços, sejam eles mudas brutas, mudas de viveiro ou bonsai finalizados, sem nenhum problema. 😄

Agora, creio que devemos ser mais criteriosos, no sentido de postar imagens e buscar auxilio dos demais abrindo um tópico especifico para nossas plantas, sem usar do tópico postado por outrem. Com isso, conseguimos maior visualização e opiniões para nosso trabalho, sem complicar ou atrapalhar aos outros foristas. 😄

O mote desse tópico, inicialmente, foi a primavera postada pelo nobre colega BONSAIZUMBY, que após receber as opiniões dos demais, achou por bem mostrar outras plantas suas com o mesmo intuito. 🙄 🙄

Acho que o correto, BONSAIZUMBY, teria sido vc abrir um tópico especifico para cada uma de suas plantas. Isso facilita a analise dos demais e atrai muito mais comentários, pois especifica melhor o critério adotado por todos aqui em nosso forum, sem comprometer, com isso, a postagem. 😲

Escrevo isso por que ao mostrar diversas plantas sob o tópico "primavera", os demais foristas participantes não saberão afinal, sobre o que trata seu tópico, e alguma dessas outras plantas poderão ficar de fora de uma boa respota, ok? 🙄

Conclamo a todos os colegas foristas, então, que nos abstenhemos de "inchar" o tópico com imagens que não outras que a primavera inicialmente postada. Se houver desenhos, montagens, esboços e projeções, que sejam todos em favor dessa unica planta, para que possamos, dessa maneira, manter o nosso forum o mais disciplinado possível. 😲

Ao agirmos dessa maneira, estaremos com toda certeza melhorando ainda mais esse precioso espaço que dispomos para discutir trabalhos uns dos outros, sem prejuízo para ninguem. 😄
BONSAIZUMBY29/04/2009 18:00
Concordo
Concordo plenamente com o amigo acima foi uma falha minha postar fotos de outras plantas e garanto que não farei mais.
Quanto a PRIMAVERA ja esta no escorredor depois posto fotos
BONSAIZUMBY29/04/2009 20:26
Primavera em seu devido lugar.
Agora ela já esta no escorredor
ROGÉRIO DIAS02/05/2009 10:01
SUBSTRATO
EM RELAÇÃO AO SUBSTRATO PARA PRIMAVERA,,,DEPENDE MUITO DO LUGAR QUE VC MORA.POR EXEMPLO,,,O SUBSTRATO USADO NO RIO DE JANEIRO QUE FAZ MUITO CALOR,,NÃO É O MESMO QUE USADO NO RIO GRANDE DO SUL COM O FRIO.AQUI NO RIO AUSAMOS,CACO DE TELHA TRITURADO COM 20% DE RENDIMAX OU TERRA PRETA.POIS PRECISA SEGURAR UM POUCO A HUMIDADE .MAS NO SUL ISSO NÃO SE APLICA.
BONSAIZUMBY02/05/2009 10:36
Sou do Rio
Sou do Rio de Janeiro e estou usando exatamente esse substrato vlw pela dica.