daniel pipolo02/12/2010 15:30
gostaria de em primeiro lugar agradecer a esse tipo de topico onde aprendo bastante....
adoro essa especie e teho algumas em meu quintal , vou preparar fotas fotos e farei um topico com minhas figueiras.....
obrigado pessoal... ate mais
dp
Sergio Batalini22/02/2011 21:09
22/02/2011, fiz uma poda encurtando os galhos 10 dias atraz e já esta assim .. troquei a bacia tb , por uma maior ... já conseguimos engordar o tronco e ganhar novas raizes... 🙄
Laudir : obrigado , fiz como vc disse e funcionou . 😄
flavio bonsai23/02/2011 09:08
olha essa intervenção que vc fez melhorou 100 % o nebari , qto ao guru guru tbem não acho apropriado porque irá se arrepender futuramente , e no mais e fazer desfolhas constantes pra diminuir o tamanho das folhas.
Sergio Batalini23/04/2011 13:55
23/04/2011
A copa esta cheia novamente e os galhos com mais de 30 cm de comprimento ...
Vamos cortar novamente e aramar ...
Antes de cortar os galhos é preciso esperar que fiquem lenhosos { com a casca marrom } para que ramifiquem { varios brotos } .
Cortando ainda verdes surgem apenas um broto em cada galho ...
nickyfury23/04/2011 16:27
bonsai
Bonsergio, parabenizo o nobre colega pelo excelente cultivo nessa planta. O resultado em sua estrutura é ótimo, e podemos comparar desde a primeira apresentação da planta, que seu trabalho está mais que satisfatório na condução estrutural dela. O caminho é esse mesmo, não há outro nem o que discutir a respeito. Prevalece, a meu ver, que a condução mais favorável, nessa planta, é a que voce vem aprendendo a executar com paciência e ponderação, adquirindo experiencia atrelada a essa espécie, só tendo a ganhar quanto à qualidade técnica do resultado.
Vhalveruth26/04/2011 09:30
parabens pela planta.... eu vou acompanhar o tópico
abraços
Sergio Batalini26/04/2011 18:46
Caro amigo no bonsai Nickfury..
Pois é justamente o que buscamos nestes anos todos. Conhecimento .
E a satisfação de encontrar os caminhos certos para nossos projetos nos faz querer aprender mais ainda ..
Evoluimos juntos , eu e minhas plantas, numa troca constante . O reconhecimento por parte de pessoas como vc , que estão mais a frente , só vem aguçar o interesse e a vontade de aprender.
Tenho certeza que meus " pés de mato" estão longe de atingirem as condições minimas para serem chamados de bonsai , mas tenho a certeza tb que não desistirei nem folgarei até aprender e dominar as tecnicas todas ...
Li certa vez sobre como reconhecer a assinatura dos mestres em seus bonsai...Pois bem, fico feliz em já ter aprendido a rabiscar as primeiras letras , e como analfabeto que sou , busco aprender cada vez mais , para no futuro conseguir , quem sabe, formar uma silaba ...
Creio existirem alguns equivocos, quando leio nos topicos de iniciantes, sobre alborquia, enxertos, malabarismos e intenções mirabolantes com mudas e troncos ... Pois hoje sei que o principio de tudo é aprender primeiro a cultivar, é entender o reino vegetal ... para depois sim .. dar passos mais ousados ...
Quando puder veja meus topicos e de sua opinião .... pois são de muita importancia para o meu aprendizado, assim como a opinião de todos os participantes desta escola ....
Sergio Batalini28/05/2011 17:22
28/05/2011
Apenas adubando e regando diariamente. Esta apelno sol , das 8 as 18 horas...
Logo vamos fazer a poda dos galhos novamente,
forçando assim a ramificação para adensamento da copa.

Sergio Batalini08/08/2011 21:35
3/8/11 Desfolha e redução dos galhos .
Aprendi que não devemos encurtar muito os galhos pois podem brotar a penas na base o que resultaria num novo galho atrasando todo o processo , por isso mantenho sempre os galho um pouco mais longos que o ideal para depois eliminar as pontas que secam .
Galho curto produzirá apenas um broto , galho mais longo 2 ou 3 ..

Sergio Batalini08/08/2011 21:38
Abril de 2009
Agosto de 2011

Edmilson Junior09/08/2011 14:28
Parabéns pelo belíssimo trabalho que vem realizando com essa figueira, lembrando que esta espécia não é muito utilizada pelos bonsaístas devido tamanho de suas folhas, porém ao nos agraciar com um trabalho tão bem feito conseqüentemente nos estimula a inovar e então utilizar- nos de espécies pouco comuns como esta. Deixo aquí este comentário e parabenização por saber o quanto é difícil conseguir ramificar e compactar esta espécie a qual o colega conseguiu com excelência. Agora a meu ver, falta melhorar este nebari, no mais, sua planta está linda.
Abraço!
Elio09/08/2011 17:26
Bonsérgio, faço minhas as palavras do Edmilson! Vc conseguiu uma excelnte distribuição de galhos. Uma melhorada no nebari irá valorizar muito a planta, em que pese as folhas grandes dessa espécie. Mas, isso só valoriza o teu trabalho.
Parabéns, véio!
abraço
Sergio Batalini06/02/2012 22:18
Figueira trabalhada a quatro mãos com o amigo Edson 0605 que me deu o prazer da sua visita e , claro, trabalhamos em varias plantas, entre elas , esta, que depois de alguns dias esta assim :