daelin07/08/2005 21:08
Alguem tem Jatobá?
Meu irmao trouxe uma revista da Embrapa pra minha mae, e na revista tinha uma semente de jatobá, com as explicacoes de como plantar.
Sequestrei a semente e ja plantei, seguindo estritamente os conselhos dados na revista.
Acontece que quando eu plantei as sementes de maça eu as deixei por 24 horas na agua, pra quebrar a dormencia, e isso funcionou com elas.
E o jatobá? Nao precisaria desse periodo na agua antes de plantar?
E ainda sobre o jatobá, ele da um bom bonsai?
Itamar Nobre07/08/2005 21:47
Oi, daelin, possuo uma cartilha de sementes florestais que consegui com o IBAMA daminha cidade e nela consta o seguinte: a quebra da dormência do Jatobá é feita com imersão da semente em água durante 24 horas. O período de germinação varia entre 12 e 18 dias. Eu ainda não conheço a árvore. Comprei umas sementes na feiralivre do meu bairro e as plantei. Estou esperando nascer.
itamar nobre
Átila07/08/2005 23:50
🙂 Oi Daelin, eu tenho um jatobá de +ou- uns 30 cm, com uns 7anos eu acho, 😕 que está plantado no cão. OLHA é uma planta que na natureza pode alcançar os 20 metros de altura e tem madeira muito dura. A maior desvantagem na minha opinião é o crescimento muito lento da espécie, e a madeira por ser muito dura oferece grande resistência ao arame; o que deve ser feito com o galho ainda meio verde. As folhas são um pouco grandes, o que pode ser contornado, mas acho que temos outras espécies nativas que se adequam melhor ao cultivo como bonsai 🙂 Mesmo assim o meu tá lá ❗ ❗ ❗ :mrgreen:
Atila
Angela Fernandes08/08/2005 23:12
OI GENTEM !!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂 😂
Alguém pode postar uma foto do JATOBÁ !!!!!!!! Preciso conhecer mais esta planta.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
P.S. Se a foto for de pré ou de bonsai, será muito legal
daelin09/08/2005 08:14
Obrigada pelas dicas. Vou esperar pra ver o que acontece com a semente, mas pelo jeito nao vou conseguir grande coisa com ela.