Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda - bonsai seco, novo broto nasceu

Alkaiser1729/04/2009 10:22
Ajuda - bonsai seco, novo broto nasceu
Olá

Registrei-me neste forum para pedir ajuda em relação ao meu Bonsai.

Ganhei este bonsai como presente de casamento de um amigo há 1 ano atrás. Nessa época, ele era vistoso, tinha várias folhas e alguns frutinhos vermelhos e redondos, bem pequenos (não sei se eram comestíveis).

Há uns 6 meses atrás, as folhas dele começaram a murchar e secar. Foi um processo lento. Nessa época, o bonsai ficava apenas dentro do apartamento, e tomava sol pela tarde através de uma janela. Notei que algumas bolinhas amarelas apareciam no caule. Não sabia se era praga ou não, mas raspei essas bolinhas.

O processo continuou até que o Bonsai ficou todo sem folhas, e, suspeito, o tronco morreu. Quando isso ocorreu, deixei de mantê-lo dentro do apartamento e passei a mantê-lo no parapeito da janela, onde ele podia tomar chuva e sol.

Após isso, um brotinho nasceu na base. Ele cresceu por um período de um mês, e eu cuidei dele, mas ele acabou secando e morrendo inteiramente.

Agora, um novo brotinho nasceu na base. Estou com medo, pois não sei o que fazer para mantê-lo e salvar essa planta. Gostaria da opinião de vocês.

Abaixo, uma foto da planta.

As folhinhas secas são do broto anterior que surgiu.
Dá para ver o minúsculo brotinho que surgiu na base.
Ricardo Loriggio06/05/2009 22:48
Amigo, seu bonsai morreu... este brotinho trata-se de uma daninha chamada brilhantina...