Atualizando!!!!
Sabe aquela do ladrão medíocre que não é capaz de carregar o próprio butim? Quase me vi nessa situação, me deparei com uma pitangueira sendo arrancada por uma patrola e pedi pra levar embora, só não tinha me flagrado no tamanho da encrenca. Definitivamente um projeto para a vida.
Espécie: Pitanga - Eugenia uniflora L.
Origem: Yamadori urbano - Salvadori
23 04 2009:
Consegui fazer uma poda de raízes com facão e acomodar a planta dentro de uma "fralda" feita com um cobertor velho. Encharquei de água e voltei no dia seguinte pra transportar (galão de 05 litros como escala).
29 04 2009:
Finalmente em casa, plantei na maior bacia que encontrei à venda, ainda ficou pequena.
Só pra ter noção da escala... Na época eu ainda tinha cabelo.
02 11 2009:
Quase oito meses depois, a primeira brotação, imaginem esse tempo todo eu pensando que o trabalho tinha sido em vão.
11 11 2009:
Depois disso não parou mais, olha uma semana de diferença:
13 12 2009:
E mais um mês:
03 07 2010:
No ano seguinte eu troquei para uma caixa de madeira, com volume de substrato muito maior.
De 2010 à 2016 a planta recebeu apenas uma poda de redução ano sim, ano não. Fiquei quase 2 anos sem trabalhar as plantas, comprei terreno, contruí, me mudei, casei, passaram mais 3 anos, e só agora fui buscar a Pitanga Tocão, a última que continuava na casa dos meus pais.
06 08 2016:
Além do meu pai, arrumei ainda dois ajudantes dispostos. Removemos todo o substrato da planta, deixando apenas as raízes (não era possível sequer mover a caixa sem fazer isso). Para grata surpresa existia uma infinidade de raízes capilares! Depois de remover todo substrato, fizemos a "fralda" e o transporta da planta.

[ímg]
https://farm9.staticflickr.com/8450/29417323960_8487441bf1_c.jpg
Finalmente, em seu vaso definitivo (por bastante tempo, espero). Aliás, esta não é a frente, errei 90º a posição, mas em breve pretendo atualizar com a nova brotação.
No final da estação de crescimento vou fazer uma nova seleção de ramos, porque estava com pressa e deixei muitos galhos saindo de cada nó. É uma planta que não tenho pressa, só vai se mostrar daqui uns 15 ou 20 anos.