WILIAN LEANDRO30/04/2009 15:57
BONSAI DE JAMELÃO (JAMBOLÃO)
OLÁ AMIGOS. HÁ TRÊS ANOS INTERESSEI-ME PELA ARTE. PARA INICIAR MINHA COLEÇÃO DE VÁRIAS ESPÉCIES, COMPREI ALGUMAS MUDAS, RECEBI DOAÇÕES, FIZ ESTAQUIAS E PLANTEI ALGUMAS SEMENTES DE ÁRVORES QUE POSSUO NO MEU QUINTAL. DAS MUDAS QUE OBTIVE POR SEMENTE, CONSEGUI MELHOR RESULTADO COM O JAMELÃO, TAMBÉM CONHECIDO COMO JAMBOLÃO. É UMA ESPÉCIE MUITO RESISTENTE, COM ÓTIMO DESENVOLVIMENTO, TANTO POR ESTAQUIA COMO POR SEMENTES. EM CONTATO COM AMIGOS ME DISSERAM QUE EM CONSEQUÊNCIA DO JAMELÃO POSSUIR FOLHAS GRANDES É MELHOR TENTAR UM BONSAI DE UM METRO A UM METRO E MEIO PARA PROPORCIONAR ESTÉTICA. ALGUM FORISTA POSSUI OU JÁ VIU ALGUM BONSAI DE JAMELÃO? SERÁ QUE VALE A PENA TENTAR, OU MELHOR SERIA DOAR AS MUDAS PARA REFLORESTAMENTO? ABRAÇÃO PARA TODOS E FICO NO AGUARDO DAS SUAS PRECIOSAS OPINIÕES.
Lúcio Manoel Picanço03/05/2009 23:14
Oi Wilian,
A tentativa de formar um bonsai é sempre válida. E se tratando de uma planta nativa é mais ainda.
Tente.
Sucesso
Lúcio
WILIAN LEANDRO05/05/2009 11:52
AGRADECIMENTO
Amigo Lúcio, agradeço pelo incentivo. Brevemente irei postar as fotos das mudas para os foristas apreciarem e emitirem sugestões das possíveis intervenções. Abração.
Rafael Spinola17/05/2009 22:49
Oi meu velho, tenho um bem interessante que mede aproximadamente uns 30 cm (ja envasado) e tenho uma muda que colhi na natureza (yamadori) que mede uns 40 cm, realmente as folhas são grandes na verdade compridas, mas, elas diminuem significativamente bem, e minha intenção é fazer mesmo um de 1 metro com minha segunda muda, vou tentar postar umas fotos amanhã.
Abração!
WILIAN LEANDRO28/05/2009 13:13
Olá Rafael, tudo ok por aí?
Aguardo com ansiedade a postagem de seu bonsai de jamelão .
Possuo mudas de vários tamanhos. Algumas com até 90 centímetros.
Estou deixando o crescimento livre, realizando apenas desfolhas para redução do tamanho das mesmas. Vislumbro a possibilidade de empregar diversos estilos, mas acho que o “Literati” pode predominar.
Na primavera realizarei uns alporques na árvore matriz, a qual está com uns 10 anos aproximadamente, com objetivo de conseguir pré-bonsai em estado mais avançado.
Na época da frutificação sempre planto algumas sementes para distribuir ou trocar com amigos. Pega facilmente.
Em minhas experiências obtive bons resultados também com a estaquia.
Espero outras manifestações dos foristas sobre o jamelão e seu desenvolvimento como bonsai.
Um abraço e até a próxima.