Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus variegata

Alexandre S. Coelho30/04/2009 23:12
Ficus variegata
Pessoal

Este ficus consegui formar, apartir da 1ª foto, sem necessidade de mamadeira (vantagem do rápido crescimento da espécie)!
O interessante foi o crescimento de um galho, o primeiro da esquerda, que não é variegata... Suas folhas são totalmente verdes 😄

Apesar de não ser muito recomendado, gosto das cores do vaso! Me parece combinar com a folhagem 😉 😂
Marcos Castilho01/05/2009 08:12
Concordo com você Alexandre esse vaso ficou muito bom e essas raízes então estão dando um charme a planta que é linda. Essa espécie não tenho muito sorte sempre ocasiona um calo no tronco dos meus Ficus e eles acabam morrendo.
ROGÉRIO DIAS01/05/2009 21:57
MUITO BOM
COMO É LEGAL E GRATIFICANTE VERMOS A EVOLUÇÃO DE UMA PLANTA DESSA FORMA,,,ACHEI DEMAIS SUA PLANTA.
Alexandre S. Coelho02/05/2009 20:29
Marcos, Rogêrio,

obrigado amigos ❗

Marcos, Já ouví relatos deste tipo de problema e pela resistência dos ficus é até confuso... sei que algumas vezes, variedades do Ficus benjamina não toleram podas radicais, secando galhos ou mesmo morrendo!
Filipe Henrique02/05/2009 21:35
Marcos Castilho,
conheço esse problema q vc mencionou... carah tb não dei jeito.. quer dizer; o unico jeito q dei foi na planta... me disfiz dela imediamente pra q não ouvesse possibilidade de afetar as outras q tenho...mas meu tio pegou ela e retirou o calo e msm sem tratar com absolutamente nada o calo não voltou, e ele ganhou um bonsai!!!
Grande Alexandre,
já comentei no seu orkut mais essa arvore merece biz...
linda planta um nebary espetacular um conjunto de cair o queixo!!!
parabens !!
Ivanil Pimentel Vieira02/05/2009 21:42
Caro Alexandre:

mais uma bonita planta é postada pelo amigo...parabéns!

Já ouvi falar que a espécie se desenvolve muito bem mesmo sem o uso da dobradinha escorredor-mamadeira o que fica comprovado pelo relato do amigo.

Amigo Marcos:

em minha cidade o Ficus é usado em vasos na entrada de lojas e até mesmo nas calçadas e percebi em muitos lugares que as plantas estão com caroços e nem mesmo foram percebidos pelos proprietários.Será que alguém do Tópico sabe o tratamento para combater tal problema?

Abraços - Ivanil
Alexandre S. Coelho02/05/2009 22:43
Mais uma vez obrigado meus amigos, é bom saber que nosso trabalho agrada a outros olhos!

E como disse o Ivanil, se alguém tiver mais informações sobre o problema citado, favor participar.
Elio03/05/2009 03:26
Olá Alexandre!
Aproveitando o teu tópico, como vc citou o fato de que um galho não é variegata, informo aos amigos que, conforme uma biologa da UFPR me ensinou, a variegação é causada por um virus.
Isso em qualquer espécie de planta.
Assim, quando a planta não é variegata, ou mesmo apenas um galho, é porque não foi afetada pelo virus o qual é totalmente inofensivo à planta.
Ah, gostei do Ficus, Alexandre. Parabéns!
Abraço