Paulo Gilberto01/05/2009 19:18
Portulacária
Pensei em fazer uma poda drástica nessa planta, mas nem soube onde, nem tive coragem: será que ela vai brotar e cicatrizar bem?
Obs: não consigo postar as fotos, como eu faço?

edson060501/05/2009 23:56
Paulo,
dá uma olhada neste tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9025
No caso destas imagens do ORKUT, eu entrei no seu álbum e apenas cliquei com o botão direito do mouse sobre a imagem e depois em
copiar o endereço da imagem:
Abraço.
Edson.
Paulo Gilberto02/05/2009 11:40
Hum, agora eu aprendi...muito obrigado! E então, alguém teria uma sugestão. Eu pensei em cortar logo antes dos dois galhos que nascem no tronco, mas tenho medo de ela não brotar o suficiente ou apodrecer..
Alexandre S. Coelho02/05/2009 20:55
Oi Paulo
Ela já tem uma tendência para cascata ou semicascata com alguns cortes e aramação... mas você quer recomeçar cortando tudo?
De antemão a espécie aceita bem as podas.
Paulo Gilberto03/05/2009 22:09
Pois é, o estilo cascata não me agrada muito, eu prefiro recomeçar e fazer uma copa, de modo que ela fique uma árvore estilo "ereto informal", mas com um tronco bem torto mesmo. Vocês poderiam me orientar no ponto ideal do corte?
Ricardo Paiva03/05/2009 23:21
Olá Paulo, o han-kengai tá pronto mas como você não gosta, ai vai uma sugestão.
Colocando a planta de "pé":

Paulo Gilberto03/05/2009 23:48
Não tinha pensado em simplesmente mudar o ângulo dela! Por isso é bom postar as fotos aqui, as pessoas sempre têm alguma coisa a acrescentar. Mas eu não quero fazer nada precipitadamente e depois me arrepender. O que eu tinha planejado é o seguinte:
Ou seja: manter o tronco na posição que está, fazer a poda e esperar as brotações. O que vocês acham? Para os mais experientes, a brotação proveniente dessa poda seria satisfatória para dar um bom formato à planta?
Ricardo Paiva04/05/2009 09:09
Olá Paulo, reposicionei o posicionamento do tronco pois o estilo ereto informal diz que o tronco sobe com leves movimentos.
Como você disse "eu prefiro recomeçar e fazer uma copa, de modo que ela fique uma árvore estilo "ereto informal", mas com um tronco bem torto mesmo.", isto não pode ser. Voce quer então no estilo shakan, tronco inclinado.
Alexandre S. Coelho04/05/2009 10:21
Paulo
Sabias as palavras do amigo Ricardo!
Pra você estilizar da maneira que relatou, informal, acredito que deverá cortar todos os galhos deixando somente um. Este seria conduzido como nova continuação do tronco, invertendo o movimento da primeira parte 🙄 😂
Será que confundí...??? 😂
Porém, para opinar melhor, seria bom outras fotos mostrando a planta ao nível dos olhos... estas aí estão muito de cima 😉
Sergio Batalini04/05/2009 14:08
Sabe Paulo , as vezes nossas plantas já vem com ou procuram um caminho sozinhas ... Me desculpe perguntar , mas porque vc não continua com a cascata { KENGAI} ou meia-cascata { HAN-KENGAI}. Penso que fazendo esta poda drastica , alem de perder a oportunidade de trabalhar com o estilo que não é tão comum , vc tb vai perder os anos que ela foi conduzida ... Mas , entendo tb que as vezes é preciso cortar e recomeçar a partir de um toco ... Tenho duas dessas , e já aconteceu de quando corto algum galho mais grosso, ele simplesmente seca e cai , ficando apenas o sinal na casca .. Boa sorte , amigo .
Paulo Gilberto18/04/2011 18:41
Como não gosto muito do estilo cascata, resolvi mudar e recomeçar do zero com essa planta. Minhas dúvidas agora são em relação à poda dos galhos, pra conseguir estilizar bem. Vocês podem me ajudar?
Antes:
Depois: