Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Projeto ousado

Alecsandro02/05/2009 21:53
Projeto ousado
Olhando alguma plantas na internet com otima conicidade, bases largas, achei uma planta minha que poderia com alguma alteraçoes ficar parecida com algumas da internet.

Fiz o projeto tirei duvidas com os colegas do Bahia Bonsai Clube, e botei a mão na masa,

O PROJETO

Simulação como ficaria plantado com a inclinação

Futuramente a finalização

COMO FICOU NA PRÁTICA
Deixei alguns ramos no galho enterrado para estimular o enraizamento e não apodrecer o galho.

FOTO ATUAL

Grande abraço a todos
Bruno NF02/05/2009 22:10
Parabéns, teve uma tremenda visão. Olhando a primeira foto eu nunca teria pensado em fazer o que fez. Resultou em um ótimo nebari. Pena é que ainda não nasceram os galhos laterais, pra ficar igual ao seu projeto, mas ja está muito bom.
Alexandre S. Coelho02/05/2009 22:23
Alecsandro meu velho!

Bela sacada ❗
Em pouco tempo terás um belo bonsai, parabéns ❗ ❗ ❗
marco_avelar03/05/2009 04:46
Alecsandro ótima idéia!!!!

Quando nós discutimos as possibilidades para formar um bonsai geralmente seguimos um padrão de "busca" para visualizar um futuro bonsai, ou seja, procuramos o que eliminar e o que deixar crescer e essa sua idéia rompe esse paradigma e nos dá uma nova ferramenta para realizarmos os nossos projetos. Eu, ao menos, passarei a buscar essa possibilidade quando for trabalhar em novos projetos.

Se você tivesse postado a foto da sua planta e pedisse sugestões, inclusive para dar conicidade, certamente teria recebido sugestões para deixar crescer um dos dois galhos como galho de sacrifício para alargar a base, e isso seria o que a maioria de nós faria, ao menos é o que eu acho.

Você também pode postar essas fotos no "fórum MATÉRIAS"...

Parabéns!!!
Sergio Batalini04/05/2009 14:31
Parabens Alecsandro.. Realmente vc abriu uma enorme janela para todos nós ...
Marcos Castilho04/05/2009 20:31
Realmente a idéia é excelente e o projeto também, só não sei que espécie é essa.
Alecsandro04/05/2009 23:49
Caros colegas

Bruno NF, Alexandre, Marco_Avelar, Sergio Bonsai e Marcos Castilho, muito obrigado, fico muito satisfeito em poder colaborar em algo paga a arte do bonsai, principalmente neste canal (FORUM) que foi praticamente onde aprendir tudo o que sei sobre Bonsai.

Marcos a planta e uma Primavera

Grande abraço a todos
Angela Fernandes05/05/2009 21:57
Olá !!!!!!!!!!!!
Alecsandro, estou completamente enlouquecida com sua bougainvilea.
Vai ficar muito linda.
Quero parabenizá-lo pela visão que teve e por nos ter mostrado que é assim que temos que trabalhar.
Da minha parte, muito obrigada pela aula.
EZEQUIEL JUNIOR06/05/2009 11:37
Olá Alecsandro,

Uma brilhante saída...

Assim como o Marco, terei outra objetiva ao observar minhas plantas. Seu trabalho somou muito ao nosso conhecimento, obrigado.

Abraços
GuilaTeipel11/05/2009 13:56
depois dessa, quem nao vai ficar de olho?!?!?!??!

parabéns.. muito bacana
Paulo Henrique de S. Garc11/05/2009 17:03
Alessandro só posso fazer coro aos colegas do fórum, foi uma exelente saida e um arendizado e tanto para todos, julgo eu

parabém pela sua primavera e não deixe de mostrar a evolução dela.

um garnde abraço e

Té mais...
roney11/05/2009 19:57
Linda Planta
Boa Noite Alecsandro
Nunca nos falamos antes mas eu nãp poderia deixar de lhe dar os meus parabens com que vc tá fazendo com essa planta que me parece uma Buganvilia será?, foi uma opção arrujada e vai ficar um lindo bonsai, os meus parabens.
Tenha uma boa noite.
Abraço
Roney
Markus Von Kossel11/05/2009 23:21
Muito criativo, nunca teria pensado nisso!
é uma boa essa alternativa, pode abrir muitas alternativas!
O fuxo de seiva muda de direção? naquela parte q vc enterrou o que era apice virou raiz..... não sabia q isso era possivel.
Será q se vc não tirar os galhos q estão nascendo na lateral aquela parte não morre?????
Quero ver essa!
Markus Von Kossel11/05/2009 23:23
Vou olhar sob nova perspectiva os alporques a partir de hoje. uma forquilha feia pode virar um belo nebari!!!!
Extremamente interessante!
Alecsandro11/05/2009 23:49
Caros colegas

Obrigado pelos comentarios.

Atualização da planta

Depois da poda

Alecsandro13/02/2011 00:36
BOA NOITE

DEPOIS DE MUITA ESPERA O GALHO ENTERRADO NÃO ENRAIZOU, ELIMINEI O GALHO E PARTIR PARA UM NOVO PROJETO, SEGUE AS FOTOS DA EVOLUÇÃO DA PLANTA.

Nikkei 10013/02/2011 10:20
Uma pena nao ter funcionado... Mas o galho apodreceu?
A estrutura aerea parece estar bem formada 😄
Mcdonald13/02/2011 11:43
Incrível visão.
Sua planta ficou muito linda..
Estarei acompanhando.
Parabéns.
Maxwel de Lima13/02/2011 19:38
Parabéns
muito bonita
Mauricio Lutz14/02/2011 09:47
Legal você ter postado a experiência pra gente, mesmo que o projeto inicial não tenha dado certo, você conseguiu uma evolução muito boa.

Parabéns 😉
Alexandre S. Coelho14/02/2011 10:34
Amigo Alecsandro

O bom é que nesta arte viva sempre temos outras alternativas de estilização! 😉 💡 😄
SEKI - Elio Luis Secchi14/02/2011 23:40
Alecsandro. apesar de não ter dado certo neste seu caso, a lição não está perdida. Porque? Nem todas as plantas aceitam esta inversão de fluxo de seiva que o amigo tentou aí, a fim de transformar um galho em nebari e dele fazer brotarem raizem que teria que sair no sentido inverso ao fluxo natural que a planta vinha tendo naquele galho até então.
Mas existem espécies que irão aceitar esta inversão com naturalidade. Uma delas é o ligustro, por exemplo, onde se pode transformar raiz em galho, ou galho em raiz sem problema. Daí a técnica que o amigo mostrou se torna de grande valia e possibilidade. Ou seja, não é a técnica que deu errado, mas posssivelmente a espécie na qual foi executada. 😄
De outra parte, o corte do galho no novo ângulo de plantio poderia ser feito por dentro da curva entre tronco e galho, a fim de formar uma base só, ao invés da forma que foi feito em que ficaram separados, o tronco e o galho.
Apenas como uma idéia a ser testada...
Valeu pela experiência.
No mais sua planta evoluiu muito bem e segue o projeto que ficará nuito bom.

abraço
Mcdonald15/02/2011 00:06
Caro amigo Elio
.
Será que a tecnica de descascar um pouco aquele galho não resultaria numa falsa alporquia e assim melhoraria o nebari? É que ouço tanto dizer que a primavera enraiza muito....
Seria uma boa idéia?
Fica ai uma humilde sugestão e dúvida juntos.. hehe.
abraço
SEKI - Elio Luis Secchi15/02/2011 18:56
Mcdonald, é uma possibilidade sim. Mas creio que não descascando a planta, o que poderia redundar no apodrecimento do tronco. A primavera tem uma madeira muito macia e portanto de fácil apodrecimento.
Talvez, porém fosse feito uma incisão, de pouca largura na casca e cobrindo com areia, poderia sir criar novas raízes por aí. Mesmo sem ter tentado, acho a idéia viável...

abraço
Elio
Mcdonald16/02/2011 00:09
Valeu pela dica... não sabia que a madeira da primavera apodrecia tão rápico....
abraço