Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

nova planta

d.puerta05/05/2009 14:30
nova planta
Olá a todos,

no último final de semana consegui esta planta

Sou principiante ainda, não conheço muito bem as plantas, então preciso que me ajudem a identificar a espécie.
Também seria de grande ajuda se alguém me desse dicas de estilo para essa muda. Os galhos estão muito altos, será que o ideal é podar bem embaixo, mais ou menos onde acabam os espinhos?

Agradeço a ajuda
😉
Arzivenko05/05/2009 15:10
é uma Paineira, Chorisia speciosa, em primeiro lugar plante em um pote maior, nem sei como cresceu tanto ai dentro, então você pode optar por deixar ela crescer mais, pra engrossar o tronco, ou podar logo em baixo, para que surjam novas brotações...
Angela Fernandes05/05/2009 22:26
Olá !!!!!!!!!!
Daniel, Arzivenkp falou tudo....
Tenho uma paineira bem pequenina também com espinhos.
Se minha fosse, eu colocava num escorredor para engrossar e dava uma poda radical.....
e........
Arzivenko05/05/2009 22:31
Uma coisa interessante é que a Paineira possui clorofila no caule, por isso a coloração verde! Bom, mas não é só a cor, ela faz fotossíntese nos tecidos do tronco e galhos, ou seja, pode cortar folhas e podar sem medo, ela não fica sem fonte de carbohidratos!

abraços..
d.puerta06/05/2009 11:42
ok 😉

Já vou colocar ela no escorredor e fazer a poda.

Obrigado pela ajuda

Até mais ❗
d.puerta22/05/2009 09:39
olá,

podei a paineira bem embaixo e replantei em um vaso maior, já faz duas semanas, mas parece que ela não pegou.

Parece que ela está secando na parte de cima, onde foi feito a poda. Ela está no sol, sebdo regada uma vez ao dia abundantemente.

Será que eu fiz algo errado? 🙁
_newbe22/05/2009 19:11
Não sei se paineira suporta uma intervenção dessas não .... 😕

Vamos jogar o tópico pra cima pra ver se algum companheiro tem informações mais exatas 🙄

Abraço e boa sorte!
Angela Fernandes22/05/2009 19:27
Olá !!!!!!!!!!!!!!
Primeiramente devo dizer que o corte não foi feito corretamente, nunca deve ser feito na horizontal porque entrando água, apodrece o tronco. Acerte o corte e deixe-a quietinha....ela vai rebrotar sim.
Aguarde..........
Arzivenko22/05/2009 19:31
Amigo, não se preocupe, ela pode demorar mais de mês pra brotar, mas vai brotar, como eu falei, a paineira realiza fotossintese pelo tronco também, então mesmo que fique sem folhas ela continua sintetizando carboidratos. Aconselho a colocar ela em meia-sombra ou sombra, até que comece a brotar. Mas não se preocupe, ela vai se recuperar sim.
Edmilson22/05/2009 21:30
Meu Pitaco
Meu caro amigo, não tenho paineiras, mas pelo que conheço sobre a especie, como bem disse nossos companheiros pode ficar calmo que ela volta sim, um outro motivos talvez por um pouco mais de demora seria o próprio inverno.
Na sua foto não mostrou o vaso que colocou sua planta. Agora não é hora de mexer nela porem acho que este vaso não é o ideal. Por gentileza quando puder coloque foto do vaso tambem.

Abraço fraterno e sucesso com sua planta
Ricardo Paiva23/05/2009 00:36
Olá d.puerta, fica tranquilo que as paineiras aguentam muito.
A demora em rebrotar pode se dar em função de que estamos já com temperaturas mais baixas.
Fiz um poda drástica na minha, transplantei um pouco antes de começar a mudar as temperaturas e ela já brotou.
Quanto ao corte, realmente deveria ter sido com uma inclinação, mas agora deixe assim, esta parte que secou é normal nas paineiras.
Veja a minha:

Você pode observar que mesmo fazendo na diagonal, secou um pouco:

Agoras as brotações dela estão com mais de 10cm.
d.puerta25/05/2009 14:41
Realmente, hoje cedo notei dois pequenos brotos!
Ainda bem que a planta está se recuperando. Bom, de qualquer forma foi um aprendizado.

Só mais uma coisa, mantenho a sol pleno?

Muito obrigado 😄