Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mudas de Ipê

alexleite05/05/2009 14:59
Mudas de Ipê
Olá amigos,

Estou iniciando na arte do Bonsai e preciso de algumas recomendações dos amigos. Adquiri em um horto 3 mudas de Ipê (segundo a vendedora, são amarelo, vermelho e roxo) e pelos comentários que observei, acho q não foi a melhor escolha para um principiante, mas assim mesmo gostaria de contar com a ajuda de vocês.

Qual seria a melhor indicação para estas mudas (vide foto) de Ipê para o atual estádio de desenvolvimento?? As folhas estão grandes, e o tronco está com cerca de 1 cm de diâmetro (aprox. o diametro de um lápis). Posso realizar uma poda radical e uma aérea? Devo transplantar as mudas para um recipiente maior ou devo colocar-las em um escorredor para engrossar o caule??

Fotos das mudas de Ipê abaixo:

http://farm4.static.flickr.com/3654/3501359293_c682bd386a.jpg?v=0

Obrigado!
DigoF310/05/2009 19:44
ipe
ola
Deve sim passalos para o escorredor+mamadeira para emgordarem mais. aproveite estes troncos finos para passar um arame e dar forma a eles mais cuidado pois mudas novas tem crescimento vigoroso então não apérte o arame para não marcalos no futuro e as podas drasticas aconselho fazelas na primavera use um adubo com a indicação de NPK rico em fósfuro para futuramente uma maior floração.

se prefirir botalas em um recipiente maior não bote em nada muito fundo e sim largo para facilitar a colocação no faso fial e e use um solo brm rico em matéria organica

boa sorte com suas mudas...
Felipe10/05/2009 19:50
Alex,

o que tem que ser feito é coloca-las em vasos maiores ou mesmo em escorredores. Vc pode fazer isso agora sem problemas, desde que não mexa nas raizes. Retire o torrão e passe para um recipiente maior, completando os espaços com substrato de boa drenagem.
O interessante é adubar com adubos ricos em Nitrogenio, e em Enxofre, pois o que vc quer no momento é um crescimento, e não uma florada...deixe a floração para quando sua planta estiver formada.
alexleite14/05/2009 17:29
Muito bem.

Conforme as recomendações, transplantei as mudas em vasos maiores não muito profundos e com substrato rico em materia orgânica. Realizei também uma poda da parte aérea. Como tenho 3 mudas, resolvi fazer um pequeno teste:

Modelo de Poda 1 - Em uma das mudas, realizei a poda de todas as folhas, com quebra da gema apical e deixando o pecíolo das folhas para minimizar problrmas de perca de umidade;

Modelo de Poda 2 - Realizei a poda de três pares de folhas (opostas), deixando outros três pares para realizarem fotossíntese;

Modelo de Poda 3 - Somente realizei a poda da gema apical, deixando todas as folhas na muda.

A foto está logo abaixo abaixo:

http://farm4.static.flickr.com/3574/3531962072_38fcb12e29.jpg?v=0