Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pergunta!!??

taffarel08/08/2005 19:50
Pergunta!!??
Gostaria de saber melhor o que é pinçagem??

E gostaria também de saber detalhes de uma
mudança de nebari usando alporquia???

Obrigado
Willian09/08/2005 00:00
E ai Taffarel, tudo bem?

A pinçagem nada mais é do que a retirada dos brotinhos com a parte carnuda dos dedos (como se tivesse dando um beliscão). Quando você tira os brotos das pontas, faz com que as gemas laterais cresçam, dando um maior volume a copa. Muitas pinçagens repetidas podem diminuir as folhas, mas em compensação, a planta para de crescer por um tempo.

Essas mudanças feitas com alporques, geralmente são feitas para diminuir a altura da planta deixando-a mais compacta. Não posso te dizer mais detalhadamente, pois nunca fiz isso.

Se falei besteira o pessoal pode me corrigir, pois errando é que se aprende 😄

Um abraço e espero ter ajudado.
Angela Fernandes09/08/2005 00:23
OiÊ !!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Pinçagem é uma coisa e alporque outra completamente diferente.

Tudo dito sobre pinçagem concordo.... 😄 😄 😄

Alporque........ tem vários motivos para fazê-lo, mas o principal é fazermos um "clone" da planta que achamos bela por vários motivos e queremos possuir uma. Outro motivo é a planta ser pescoçuda e querermos diminuir tal "defeito".

Será que me fiz entender ???????
Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Antonio Castro10/08/2005 12:08
Olá a todos 😄

Taffarel grande ausência 😲 hein 😄

Outra das situações em que se deve efectuar a "Pinçagem":

➡️ Quando eventualmente a arvore tenha sido adubada com adubos de força + elevada, cuja resposta tenha sido um crescimento vigoroso.
Assim ao executar esta técnica reduz-se o por ex: o tamanho do "entre-nós" que num acer pode ser bastante grande...diminui-se o tamanho da folhagem e tambem se estimula a aumentar a sua quantidade
➡️ Pode ser tambem, para melhorar as suas cores Outonais, mas aqui só se deve fazer em arvores saudaveis que não tenham sido transplantadas recentemente...
no ano seguinte deve-se evitar fazê-lo novamente.

Quanto ao alporque, nas raizes nunca tentei e já li alguns artigos acerca desse tema.
Normalmente deve-se precisamente a uma redução da altura do tronco, associado a um nebari Inexistente ou mal distribuido, e que levaria anos a tentar corrigir.
O dono do bonsai executa um Anel de malpighi ( completo 😕 😲 😕 ) na altura pretendida e depois de ultrapassar esta etapa das raizes....aplica uma técnica já algo divulgada, que é aparafusar/pregar o tronco a uma superficie plana de madeira/plástico, para as raizes saiam radialmente e na horizontal.
Confesso pelo que tenho visto, que deve ser bem dificil optar por um alporque neste local 😕.

[ ]s

Castro