Evolução Caliandra
Diêgo Vasconcelos06/05/2009 20:43
Evolução Caliandra
Olá Pessoal
Andei um pouco sumido. Dessa vez vou variar um pouco das Serissas que tanto posto e mostrar a evolução de uma caliandra que está comigo a 1 e 6 meses. Foi uma das primeiras plantas que adquiri. Uma coisa que me incomodava no início era o primeiro galho que era muito mais fino do que os outros. Nisto já consegui uma considerável melhora deixando crescer livremente este galho. Porém, ainda vejo muitos problemas, principalmente com o nebari e tronco que não aparentam ter o porte necessário para a copa da planta. Fico pensando as vezes em plantar em uma bacia maior ou escorredor, etc ... e deixar crescer livremente, o que vocês acham ? Por favor opinem. E desculpem por não tirar os copinhos de adubo para tirar a foto, foi meio na correria.

Marcos Castilho06/05/2009 21:23
Linda planta. Sabe dizer a altura????
Thiago Giaconi07/05/2009 00:40
Olá Diêgo,
Está muito bonito seu exemplar, parabéns!!!
Abraço
edson060507/05/2009 10:49
Diego,
bela planta!! Mas na minha opinião justamente aquele primeiro galho à direita está muito baixo. Não haveria problema se a planta fosse da altura da marca em amarelo.
Eu consideraria a possibilidade de eliminá-lo no futuro se quiser manter a atual altura da planta. 🙄
Uma outra possibilidade, mais radical, 😈 seria mantê-lo se optasse por duas plantas com uma alporquia logo acima do quarto galho talvez para um mame, reconstruindo toda a copa da base.
Bem, são só algumas conjecturas; vamos aguardar outras opiniões...
Abraço.
Edson.
Elio07/05/2009 16:45
Olá Diêgo!
Antes de mais nada devo dizer que vc tem uma planta muito boa. Ótimo nebari, com boa conicidade inicial. Não considero que esteja muito alta. Mas, acompanho a idéia do Edson, retirar o primeiro galho.
Raramente se vê uma Calliandra no estilo Chokkan. A tua está muito bem encaminhada.
Sugiro ainda retirar os galhos secundários que estão na vertical a fim de formar os patamares.
Parabéns!
Alexandre S. Coelho07/05/2009 17:11
Oi Diêgo
Parabéns pelo belo trabalho ❗
Pra mim a altura está boa e só retirava este 1º galho... melhor ainda, deixe ele crescer bastante como galho-de-sacrifício, assim conseguiria engrossar mais a base 💡
Diêgo Vasconcelos07/05/2009 20:14
Olá Marcos.
Obrigado. Ela tem 23 cm atualmente.
Agradeço o elogio Giaconi.
Edson, Elio e Alexandre
Obrigado pelas opiniões. Considero muito válida a análise com relação ao primeiro galho. Realmente está baixo. Acontece que se eu eliminar este galho, acredito que a frente da planta ficará prejudicada, pois o galho que aparece na esquerda é um galho de profundidade. Na foto ele aparenta ser mais lateral. Mas não descartei a hipótese ainda.
Outra coisa que estava pensando para amenizar o problema, seria no próximo transplante, tentar expor mais o nebari. Hoje a medida do primeiro galho é de 5 cm até a base. Para melhorar isto teria que ser algo perto de 8 cm pelo que li na norma estética.
Seria bom também para diminuir a altura do vaso, que hoje está mais alto 3cm do ideal.
Só não sei se consigo ganhar tudo isto só expondo mais o nebari.
O que acham desta alternativa ?
Obrigado
Alexandre S. Coelho09/05/2009 09:13
Diêgo
Não precisa seguir fielmente (e numericamente 😂 ) as normas de estéticas... não são regras, e sim orientações para uma melhor harmonia visual 😉
Com estas novas observações suas, acho que expor mais o nebari deve resolver a questão!
Diêgo Vasconcelos09/05/2009 12:34
Perfeito Alexandre
Concordo com você. Eu acabei colocando os números mais para dar uma idéia. Mesmo porque, se eu fosse ser detalhista de mais com os valores, encontraria outros milhoes de defeitos nesta planta. E ela já me agrada.
De qualquer forma, valeu a orientação. Vou tentar não me apegar tanto aos números. Acho que pode ser por influência da profissão. hehehehe 😄
Abraço
Angela Fernandes10/05/2009 10:50
Olá !!!!!!!!!!!!!
Diêgo, gostei muito da ssua planta.
Quanto a altura.....adoro plantas deste tamanho.
Acho que tudo já foi dito e creio que o amigo Elio falou em retirar alguns galhinhos que parecem subir...
Será que é isso mesmo ?
Eu faria uma limpeza entre os patamares porque vejo meio embolado.
Será que estou certa ?
Me desculpe e..............
Diêgo Vasconcelos10/05/2009 23:21
Oi Angela
Que bom que gostou. Eu acho que é isso mesmo que você disse. Tá precisando de uma refinada entre os patamares. E acredito que é isso mesmo que o Elio quis dizer. Eu havia realizado uma desfolha nela ainda no verão e estava deixando crescer livremente, cortando só os galhos que saiam muito da estrutura. Tenho que dar um trato nela. Depois eu posto mais fotos. Obrigado pela opinão.
Abraço
Diêgo Vasconcelos22/10/2009 20:01
Novo vaso
Pessoal
A caliandra ganhou um novo vaso. O nebari ficou um pouco mais exposto, mas pouca coisa. Não deu pra ganhar o tanto que eu queria. Segue a foto para acompanhamento. O que acharam ?
Abraços, 🙂
Alexandre S. Coelho22/10/2009 21:26
Muito bom Diêgo!!!
Com a exposição do nebari, a altura do 1º galho ficou melhor... Sem falar que o vaso está em harmonia com o estilo proposto 😲 😲 ❗ 😂
Elio23/10/2009 20:26
Diêgo, show de bola, cara! Ficou 10!
Para aperfeiçoar mais um pouquinho, deixe o primeiro galho à esquerda alongar mais um pouco. Ficará mais comprido do que o galho de cima. Isso irá melhorar a triangulação.
Vou te pedir um favor: Fotografe quando as folhas estiverem totalmente abertas...........e poste novamente para podermos admirar.
abraço
Diêgo Vasconcelos24/10/2009 14:29
Alexandre, Elio
Obrigado. É sempre gratificante ouvir elogios dos colegas. Ainda mais vindos de vocês.
Elio,
Vou seguir seu conselho e deixar o primeiro galho da esquerda alongar mais um pouco.
Segue outra foto que fiz hoje pela manha depois de podar um pouco entre os patamares.

Matheus 3124/10/2009 21:58
Caramba!
Ta muito linda essa Calliandra O.o
Parabéns!
Diêgo Vasconcelos06/02/2011 12:39
Dando sequência.
Abril de 2010:
Desfolha e aramação. fev 2011:
Opiniões e críticas são sempre bem vindas.
Abraço,
LEAO06/02/2011 23:48
Aproveitando a aramação, se levantasse o primeiro galho e o logo acima, não melhoraria o visual, parece ter um vazio ali. Mas ótimo trabalho, está linda. Desculpe mas talvez seja o ângulo da foto que faz parecer isso.
Laudir07/02/2011 00:09
LEAO escreveu:
Aproveitando a aramação, se levantasse o primeiro galho e o logo acima, não melhoraria o visual, parece ter um vazio ali. Mas ótimo trabalho, está linda. Desculpe mas talvez seja o ângulo da foto que faz parecer isso.
do lado esquerdo!
Também tive esta impressão, talvez pelo angulo da foto...
Diêgo Vasconcelos07/02/2011 19:45
Laudir e Leão
Fotografei de outro ângulo. Neste eu coloquei a câmera bem de frente.
O espaço vazio acima do 2 galho da direita era devido ao angulo da foto mesmo.
Agora do lado esquerdo, do 1 p/ o 2 galho, existe um vazio devido ao ângulo diferente entre os galhos. Vou tentar abaixar mais o 2 galho apesar de estar bem rígido já.
Do lado direito tem outro espaço que dá pra ser corrigido mais facilmente entre o 1 e o 2 galho.
Obrigado pelas opniões. Vou ver o que consigo melhorar e depois posto mais fotos.
Valeu pessoal, abraço
LEAO07/02/2011 21:39
Só a correção do 2º galho, mas de fato eu e o Laudir vimos a mesma planta, claro que mudou totalmente agora. Realmente o ângulo faz a diferença, mesmo assim muito bonita sua planta. Parabéns.
Nikkei 10008/02/2011 09:01
Sua planta está realmente linda! O vaso e a composição estão excelentes. Acredito que a melhor foto a se tirar é a do ângulo que postou por último. Muito bom
Elio08/02/2011 10:14
Parabéns, Diego!
Um bonsai de respeito, cara!
abraço
Diego PG08/02/2011 11:06
Que bela planta cara, parabéns...
Diêgo Vasconcelos08/02/2011 19:19
Diego Pg, Elio, Nikkei 100 e Leao
Obrigado pelas palavras. Muita gente aqui já contribuiu para melhorar esta caliandra e agradeço a todos.
Agora já sei o melhor ângulo para fotografar. 😄
Valeu pessoal.
Abraço