Maragato07/05/2009 17:59
Dúvida sobre calcário agricola
Buenas, parceiros
gostaria de saber se alguem usa calcário agricola, tenho dúvidas sobre quantidade e nem sei se é possível usar.
Grato pela atenção
pauloventura08/05/2009 22:06
Olá Amigo Maragato !
Boa questão posta por ti sobre o uso do calcário pois em
outras àreas é elemento importante no preparo da terra ja
no preparo de substrato p/ bonsai não temos por aqui muitos
relatos do seu uso .Como p/exp para que espécies quantidade
etc.Eu o ultilizo no preparo de substrato para a maioria das
espécies ,mas de forma leiga e sem analize de resultados vou
acompanhar este teu tópico porque tenho certeza os amigos nos
passarão imformações de grande valía pra todos nós vamos
aguardar certo ..!
G abraço.
Pv.
araldi08/05/2009 22:45
Olá Maragato
O uso de calcário em substrato é pouco difundido por dois motivos principais.
Primeiro para saber se precisa ou não vc teria que fazer uma analise do substrato para saber se precisa de correção, e como a maioria dos bonsaistas não tem muitas plantas, ou está a toda hora fazendo diferentes misturas como substrato a analise torna-se pouco prática.
Segundo se for fazer analise e ela indicar a nescessidade possivelmente a quantidade seria bem pequena devido a quantidade de substrato que precisa ser corrigida.
No meu caso eu faço analises das amostras de solo regularmente, ou seja a cada partida é retirada uma amostra. O substrato possui o ph tendendo a neutro portanto não há a nescessidade de correção. Mas como disse acima sem analise fica muito difícil falar se precisa ou não.
Esperro ter ajudado, vamos aguardar mais opiniões sobre o assunto.
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat
stokmann08/05/2009 23:44
Não tenho certeza bem certo de onde li, que a farinha de osso, muito usado nos substratos para bonsai acaba neutralizando o pH do substrato preparado. Se alguém tiver um conhecimento mais aprofundado sobre isso seria de grande utilidade também.
Abraço a todos,
Anderson
Ricardo Loriggio10/05/2009 10:26
Calcario é muito bom usar, porem com muito cuidado... caso use muito o pH do solo irá subir muito e acaba por dar sérios problemas de deficiencia para a planta.
Especies como azaleias que gostam de substrato mais acido não é recomendado usar.
Calcario é para que faz grande mistura de substrato e geralmente com analise, mas mesmo assim é preciso muito cuidado pois a quantidade geralmente é bem pequena.
É melhor usar a farinha de osso que é de liberação mais lenta e assim tem menos problemas.
Att
Ricardo Loriggio
Elio10/05/2009 18:49
Olá Maragato!
Minha experiência com calcário, é a seguinte.
No caso das coníferas (Cedros, Juníperos, pinheiros) o pH deve ser mais alcalino do que o normal.
Em contato com a Embrapa, através de um trabalho desenvolvido por eles, o CALCÁRIO DE CONCHAS, é o que dá melhores resultados de correção de solo.
Assim, uso um pouquinho, sobre o substrato, 2 vezes por ano, somente nas coníferas. E isto porque sabemos que adubações contínuas acabam acidificando o solo.
Esse calcário se acha fácil em supermercados e casas agropecuárias.
Abraço
Felipe10/05/2009 18:52
Existe também o Sulfacal, este por sinal corrige o PH instantaneamente. É utilizado 200g por metro cúbico de terra em preparo de solos para jardinagem.