Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Casca de árvore

Willian09/08/2005 00:17
Casca de árvore
Andei lendo por ai, e vi que o pessoal coloca casca de pinus na mistura do substrato. Pelo que li, é benéfico a planta, pois faz bem para as micorrizas (acho que é isso) e que elas fazem bem para as plantas. Queria saber, se dá pra colocar casca de amendoeira na mistura do substrato e/ou na mamadeira. Se sim, qual a porcentagem?
Charles09/08/2005 10:14
Re: Casca de árvore
Oi Willian, tudo bem?

Colocar casca de pinus não garante a presença de micorriza. Ela é encontrada, as vezes, no solo onde há coníferas plantadas, não nas cascas.
Eu uso casca de pinus granulada nos substratos, mas pode ser usada casca de qualquer árvore, desde que bem seca e granulada.
A principal função da casca é a retenção de umidade e manutenção da estrutura ao longo do tempo.
Eu uso casca como unica matéria orgânica no substrato e os demais componentes podem ser pedriscos e argila expandida granulada.

Como ponto de partida, eu coloco 1/3 de casca, 1/3 de pedrisco e 1/3 de argila expandida.

Abraço,
Charles
Angela Fernandes09/08/2005 11:36
Amigo Charles !!!! 😂 😂

Uma aprendiz querendo saber mais ! 😄 😄 😄

Nunca utilizei e muito menos vi casca de pinus. Por acaso a vermiculita substitui a casca ????
Desculpe minha ignorância !!!!!!!!!! 😉 😉 😉

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Charles09/08/2005 13:16
Oi Angela....

Outro aprendiz tentando responder! 😄

Não! A vermiculita não substitui a casca de pinus.
Pessoalmente, não quero a vermiculita nem por perto dos meus substratos! 😈
Ela tem, na minha opinião, 2 características que acho muito prejudiciais ao substrato de bonsai:
1- enorme capacidade de retenção de água, implicando no risco de apodrecimento das raízes,
2- perde a estrutura muito rapidamente, prejudicando a oxigenação das raízes. Isto, somado à retenção de água, acaba tornando o substrato quase pastoso, com péssima drenagem.

Sei que há pessoas que usam em torno de 5% de vermiculita no substrato, em casos muito particulares, do tipo plantas que são extremamente sensíveis à falta d'água, vasos muito pequenos com rápida evaporação, etc...
Mesmo nestes casos, optei por não usar vermiculita!

Finalmente, um dos motivos pelos quais uso casca de pinus é que ela é a única matéria orgânica nos meus substratos, colaborando um pouco na formação da micro-fauna de bactérias benéficas no substrato. A vermiculita, apesar de sua aparência é um mineral.

P.S. Acho a vermiculita fantástica para se usar como "banheiro de ramster".. 😈 😂

Abraço,
Charles
Antonio Castro09/08/2005 18:49
Olá a todos

Aprendiz de aprendiz 😄
De facto os pinheiros parecem gostar de cascas ( fragmentos/vestigios) no substrato, mas parece que é pela ligeira acidez que esta proporciona.

No Juniperos li recentemente penso que no mesmo artigo onde estava "Roberto Gerpe" que é bastante importante misturar no substrato as pontas secas, tipo as que sobram das podas.

A micorriza mesmo que na altura do transplante não exista, se estiverem reunidas todas as condições propicias ao seu desenvolvimento elas aparecem, senão é porque o substrato não está no ponto e mesmo que lá estivessem o mais provavel seria não terem sobrevivido.
e por ex: a alicação de fungicidas no solo (rega) deve-lhes ser fatal.

[ ]s

Castro
Durval C Gasparetti12/08/2005 12:28
Charles

Voce "prepara" a casca de pinus ou compra pronta?
Qual é a granulometria ?

[]s

Durval
Charles12/08/2005 13:12
Oi Durval, tudo bem?

Eu compro casca de pinus já granulada e peneiro para separar em 3 granulações diferentes.

As que eu prefiro, têm entre 3 e 5mm. Menores que isso uso para vasos muito pequenos para reter mais umidade e as maiores uso para plantas grandes que ainda pretendo acelerar o desenvolvimento.

Há cascas de pinus que são utilizadas no cultivo de orquídeas que têm um pouco de carvão vegetal misturado, algo perto de 5%.

Abraço,
Charles
Angela Fernandes12/08/2005 19:23
Amigo Charles !!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Se soubesse quando criava hamster........... teria sido bom !!!!!!! 😉 😉 😉

Mas onde conseguir casca de pinus ????????
Por aqui não existe e nunca ninguém ouviu falar !!!!!!!!

Abraços

Marco Nascimento13/08/2005 17:49
Angela, aqui no Rio eu consigo fácil, no Wal Mart da Linha Amarela tem, se vc quiser, fala comigo.
Um beijão.
Illex13/08/2005 19:42
Marco,

Me interessei mto pela casca de pinus granulada tambem. Tem como me dizer o preço, para ver se voce pode me envia-la e depois negociamos o reembolso??? Obrigado amigo.

Abraços:

Illex
Marco Nascimento14/08/2005 09:38
Ilex, a casca de Pinus que vende aqui, não é granulada, é em lascas de uns 6 a 8 cm. Nessa semana eu vejo e coloco aqui o preço, mas me lembro que não é muito caro, acho que vc vai pagar mais de frete, que da casca...
Um abraço.

Illex escreveu:
Marco,

Me interessei mto pela casca de pinus granulada tambem. Tem como me dizer o preço, para ver se voce pode me envia-la e depois negociamos o reembolso??? Obrigado amigo.

Abraços:

Illex
Angela Fernandes14/08/2005 10:47
Oi Marco !!!!!!! 😂 😂 😂

Quanto tempo heim !!!!! 😄 😄 😄

Parabéns pelo Dia dos Pais !!!!!!!!!

Veja para mim a casca de pinus e se possível, quando vier até Niterói, traga, por favor.

Beijocas

Charles15/08/2005 08:45
Oi Angela.... Marco... tudo bem?

Aqui encontro casca de pinus em casas especializadas em orquídeas. O problema é que a granulação que nos interessa (3 a 5mm) é a menos utilizada por eles, portanto, com frequência está em falta. Estou tentando buscar um fornecedor mais seguro.
Para quem tem uma máquina agrícola chamada "picadeira", as cascas do tamanho que o Marco falou podem ser picadas e depois peneiradas. Picar "na mão" nunca tentei e acho que seria impraticável.

Não fui ainda ao CEAGESP e acho que há uma boa probabilidade de se encontrar por lá.

Abraço,
Charles
Illex15/08/2005 09:13
Olá Marco,

Tudo bem esperarei sua resposta.

Charles,

Se arrumar o numero do tal fornecedor, pode me passar seu numero para que eu possa ver se ele envia as cascas ate aqui? Obrigado amigos. T+.

Abraços:

Illex
Marco Nascimento19/08/2005 21:14
Ilex, hoje eu fui na Cadeg e encontrei a casca de Pínus em um tamanho menor, os pedaços são de aproximadamente 3cm, o saco de 7 litros custa 8 reais, ok?
Um abração.
Angela Fernandes19/08/2005 23:26
Oi Marco !!!!!!!! 😂 😂 😂

Tô nessa !!!!!! 😄 😄 😄

Você comprou para mim a casca de pinus ???????????

Amanhã.... ou será daqui a pouco (????) irei lá no espaço. Você pretende vir ????? Deverei chegar lá em torno de 10:00 e ficarei até às 15:00

Se puder vir, independente da casca de pinus....... nos veremos.

Beijos

Marco Nascimento21/08/2005 13:42
Angela, comprei pra vc a casca de Pinus e o medidor de Ph, te levo no próximo fim de semana, na Oficina do Sami.
Um beijão.
Angela Fernandes22/08/2005 16:41
Brigaduuuuuuuuu Marco!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Sábado estaremos lá sem falta !!!!!!!!!!! 😉 😉 😉

Beijos