Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

A vossa Opinião

roney08/05/2009 17:30
A vossa Opinião
Boa Noite ao forum
Tenho sondado as vossas opiniões nas ajudas que dão aos colegas, e congratulo vos pelo vosso conhecimento na matéria, assim eu gostaria de vos pedir a vossa opinião neste meu Ulmeiro o qual fiz uma poda radical, será que serei merecedor da vossa prezada ajuda?.
Desde já o meu muito obrigado.
Roney koon

Elio08/05/2009 18:33
Olá Roney!

Veja que vc fez as podas muito bem. Bem posicionadas. Temos aí um tronco duplo, o mais alto um pouco mais grosso que o mais baixo, como deve ser.
O que está um pouco fora da estética é esse buraco entre os 2 troncos e depois, mais acima, os troncos se juntam.
O ideal seria fazer com que o tronco menor seguisse a mesma sinuosidade do tronco maior, o que pode ser conseguido com uma aramação ou um tracionador ou até mesmo com uma torção do tronco menor.

Parabéns, é um belo exemplar!

abraço
Andrei08/05/2009 18:51
Roney, Benvindo ao forum, Gostei da planta e achei as curvas muito interessantes apesar do buraco que se forma. Minha opinião é conseguir

separar um pouco os troncos logo acima do buraco e inclinar o tronco menor para o mesmo lado que o maior, acho que ficaria mais harmonico,

o que acha??

Vamos esperar as opiniões dos colegas também valeuu!!

Abraço, Andrei Brum
Alexandre S. Coelho09/05/2009 09:02
Oi Roney

Muito bom início de trabalho! Concordo com as observações dos amigos acima 💡
roney19/05/2009 17:55
Ulmeiro
Boa Noite ao forum
Antes de mais eu quero pedir desculpas se deixei algum dos colegas sem resposta de agradecimentos á vossa opinião, acho que não mas em todo o caso mais uma vez quero deixar os meus agradecimentos, é que eu estava a dar resposta direta aos colegas, eu não estava habituado a andar por foruns e dai o meu erro, só quando o amigo Edson me chamou a atenção é que eu vi que estava a fazer um erro mas foi inocentemente, as minhas desculpa.
O meu Ulmeiro está já cravejadinho de rebentos e logo que eles estejam maiores postarei fotos.
O tronco mais fino que os colegas me aconselharam a tentar endireitar, está complicado tenho a impressão que ele esta teimoso e não quer sair daquela posição, de qualquer modo estou tentando.
Abraço
Roney
edson060519/05/2009 18:39
Roney,
de fato acho que com arames já é um pouco tarde para mudar o desenho deste galho mais fino, podes entretanto usar um entortador. Num primeiro momento você vai endireitar o tronco e depois fazer a curva no mesmo sentido do galho mais grosso.

Abraço.
Edson.
roney19/05/2009 19:14
Roney
Olá Edson
Obrigado pela sua opinião, o amigo tinha mostrado este entortador á umas semanas atrás e então eu meti mãos á obra e fiz um, já estou tentando, mas sabe esta arvore já tens 28 anos, e está dificil de ela querer vergar, vamos a ver ou ela verga ou vergo eu e se fôr eu não tenho muito a fazer, vamos a ver.
Mais uma vez obrigado pela sua opinião
Abraço
Roney
Elio19/05/2009 20:46
Roney, tem mais 2 maneiras para executar essa alteração.
1. Passe ráfia ou borracha de pneu de bicicleta no tronco, arame, e torça ele no mesmo sentido em que vc aramou, uns 45 graus.
2. Ou então, separe a parte de cima onde os troncos se encontram e coloque uma madeira para mantê-los separados, isso amenizará esse "buraco"..
abraço
roney20/05/2009 18:43
Roney
Boa Noite
Elio, Andrei, Alexandre, Edson, Obrigado pela vossa opinião aliás parece que a ideia era unanime, com arame era um pouco dificil pois o tronco mais baixo é muito curtinho mede 15cm e as curvas são muito juntas, no entanto seguindo a opinião de Edson, com o trocedor de troncos consegui o que achava impossivel, mais tarde tiro fotos para verem como ficou, fiz uma aproximação no photoshop para vossa apreciação.
Obrigado a todos pela força, pois como eu disse achava impossivel conseguir, tinha receio de partir o tronco.
Muito obrigado pela vossa ideia.
Abraço
Roney
Original:

trabalho do photoshop:
Andrei22/05/2009 19:56
Olá Roney,

Estou acompanhando seu tópico e creio que sua planta ficará exelente, não deixe de postar a evolução valeuu!!

Abraço, Andrei Brum.