Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mudas a partir de sementes, Qual a melhor época para fazer ?

Edson Junior09/08/2005 11:52
Mudas a partir de sementes, Qual a melhor época para fazer ?
Olá amigos tudo bem ?

É o seguinte, estou querendo fazer algumas mudas a partir de sementes.Gostaria de saber qual é a melhor época para fazer, qual o substrato adequado para essa pratica, e como proceder no cultivo ( local onde ficar, incidencia de sol, regas )
As arvores que estou querendo fazer isso são, Ipé branco. Platanus e mais algumas que o nome eu desconheço.

Aguardo a ajuda de vocês.

Um forte abraço,
Edson Junior
Fábio10/08/2005 13:00
sementes
Cada espécie tem suas condições ótimas, mas acredito que agora é melhor passar o inverno para semear.
Bom plantio!
Edson Junior11/08/2005 07:26
Re: sementes
Fábio escreveu:
Cada espécie tem suas condições ótimas, mas acredito que agora é melhor passar o inverno para semear.
Bom plantio!

Olá Fabio

Obrrigado por ter respondido o meu topico.
Vou esperar o inverno passar para semear minhas sementes então.
Mais só me diga uma coisa ... as sementes semeadas, precisaum ficar em uma estufa? deixo no sol ou a sombra ?

Obrigado
Átila12/08/2005 00:45
🙂 A princípio meia-sombra ou sombra, depois vá expondo ao sol aos poucos. Vc pode também improvisar uma mini estufa com plástico trans parente sobre a sementeira até as sementes germinarem, após a germinação levante um pouco o plástico para ventilar. 🙂 Quanto ao platano ñ sei, mas o ipê pode ser semeado em substrato organo-argiloso. Se fizer sementeira as mudinhas devem ser transplantadas p/ embalagens individuais quando alcançarem de 4 a 6cm

UM abraço 🙂

Atila