Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

buxinho 4

Sergio Batalini12/05/2009 13:36
buxinho 4
Este comprei semana passada .. fiz as primeiras podas tentando o estilo hokidachi.. estou na duvida se transplanto para uma bacia agora , ou espero julho/agosto.. o que me dizem ???
Sergio Batalini12/05/2009 13:42
Não tenho a ultima foto do final da poda ... mas baixei a copa toda , na altura dos galhos tracionados ... Depois que brotarem e se desenvolverem os galhinhos que estavam escondidos dentro da antiga copa vou diminuir o comprimento dos galhos ...
Sergio Batalini12/05/2009 13:51
edson060512/05/2009 15:42
Sergio,
primeiro acho que HOKIDASHI (vassoura) não seria o estilo mais adequado. Acredito que uma mistura de MOYOGI (ereto informal) com NATURALISTIC...
Apesar de na tua região não ter um inverno rigoroso como no Sul, a simples temperatura mais amena do outono pode ocasionar um insucesso no transplante, sobretudo agora logo após uma poda desse vulto. Se for um falso transplante, tudo bem mas se mexer nas raízes melhor esperar...

Perdemos mais plantas por impaciência que por qualquer outra razão

Abraço.
Edson.
Elio12/05/2009 17:40
Sérgio!

Estou com o Edson!
Hokidachi para Buxus é muito óbvio, já que nos jardins se vê muito buxus feito "topiaria", que é outra arte.
Além do mais, as sinuosidades dos troncos sugerem um moyogi e com algum tronco ou ramos feito madeira morta.
Vc tem um bom exemplar, vale a pena investir. Enquanto espera a primavera para transplantar, pode ir avaliando as opções de madeira morta, frente, nebari, aramando, etc, etc.

Um abraço
Sergio Batalini13/05/2009 13:50
Vou aguardar 2 meses e ir trabalhando a copa , conforme orientação ... obrigado ...
Sergio Batalini25/03/2015 09:53
Fabiano Batista25/03/2015 10:52
Bonsergio,
Em vários posts (incluindo este), eu não consigo ver as fotos.
Só aparece um sapinho, numa tela preta.
Alguém sabe me explicar o motivo?

Obrigado!
edson060526/03/2015 09:17
Fabiano,
essas imagens é da época em que o https://imageshack.us/ tinha acesso irrestrito para hospedagem de imagens.
Agora, só quem paga é que pode hospedar...

Edson.