Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Poda ... vs ... Gerar novo crescimento

Nuvem_Branca09/08/2005 13:01
Poda ... vs ... Gerar novo crescimento
Tenho o Livro " Manual do Bonsai", e ao lê-lo surgiu-me a seguinte duvida:

A poda de manutenção deve ser feita no fim do inverno, nesta altura a arvore sofre menos.

A poda regenerativa faz-se a meio do verão para estimular o crescimento de novos ramos.

Duvidas:

- Ambas as podas eliminam quase por completo grande parte de folhas e ramos indesejados? Basicamente em ambas a árvore fica praticamente despida como se fosse inverno certo!?!?

- Ao fazer a poda regenerativa a árvore não sofre, sendo que estamos em pleno verão?

A minha duvida vem a proposito do meu ulmus ter ulguns ramos mal formados e outro indesejados (vem das lojas sem cuidados nenhuns) e eu pretender estimular o crescimento de bons ramos para fazer os estilo vassoura, e li no livro que isso deve ser feito a meio do verão...
Antonio Castro09/08/2005 18:36
Olá Sónia ( Nuvem_Branca )

Conforme tambem já respondi noutros foruns 🙂...ufa, andas por bantantes lados 😲 hein 😄 😄

A poda é um processo que pode ser classificado em 3 tipos:

A poda de manutenção:
É feita geralmente sobre a produção do ano;
visa a manutenção do estilo e do tamanho da árvore;
Normalmente é feita durante a época de crescimento vegetativo ( Primavera/Verão) e depende da espécie que estamos a trabalhar.

A poda radicular:
Incide sobre as raizes e é feita na altura do transplante;

A poda de transformação/Estrutural:
Visa a modificar/acentuar o estilo ou transformar material bruto em bonsai;
Geralmente incide em pernadas lenhificadas;
Deve ser feita no periodo em que a arvore está em dormência, de preferencia final do inverno;
Exceptuam-se as resinosas e arvores que contenham latex, que poderão ser trabalhadas em meados de Outono ou meados de Inverno;
Nas coniferas com troncos grossos, será mais prudente podar por etapas, deixando um toco que será removido no próximo ano;
No final aplica-se sempre cicatrizante.

O manual do Bonsai, presumo que seja o de "David Prescott" foi o meu primeiro livro , e ainda hoje é o que mais gosto de ler.

Agora à que ter em atenção uma coisa, é uma publicação traduzida para a nossa lingua e não se deve levar tudo á letra, já que quando foi editado era para o pais dele e depois para o norte da Europa.
Podes facilmente constatar isso quando se refere a uma especie nossa a "Oliveira", consideram dentro e fora de casa (ainda para mais no verão ) no nosso país é ano todo na rua e ponto final , hé, hé experimenta colocar uma no interior e vais ver...seria o mesmo que colocar um "matsu".

No entanto acho que está muito bom e bem ilustrado...mas por segurança deve ser cruzado com outras informações.

Espero ter ajudado....senão logo, logo...aparece um amigo a dar uma mãozinha

Boa Sorte

Cptos.

Castro
Nuvem_Branca09/08/2005 19:03
Obrigada Castro... Posso então concluir que não há problema se eu eliminar grande parte dos galhos, até porque a maior parte deles são fininho e cresceram um pouco desordenados....