Rafael C R Freire14/05/2009 10:39
plantando sementes de calliandra
Amigos,
Consegui sementes de calliandra, mas não tive muito sucesso para que se desenvolvessem.
Preparei uns potes de iogurte fazendo alguns furos no fundo.
Deixei as sementes dentro da água durante a noite e as plantei pela manhã.
O substrato que usei foi terra preta comum.
Molhei dia sim dia não para manter a terra úmida.
Algumas nasceram e acabaram morrendo logo depois, outras nem nasceram.
Onde foi que eu errei? O substrato não é bom? será que molhei demais?
um abraço
ANDRADE14/05/2009 11:03
amigo, deve ter sido o ecesso de agua pois as caliandras sempre germinam e crecem bem .
abraços
Rogério14/05/2009 20:45
Amigo
É bem possível que seja por excesso de água.
Abraços
Rogério.
Elio20/05/2009 15:58
Terra preta, empapada de água é mortal para as delicadíssimas raizes novas.
O ideal é usar um material com boa drenagem.
abraço
fmury06/08/2010 20:15
o que é cíclico permanece
a pois então já observo nas minhas proximidades vagens de caliandra, pelo que vi e li por aí. Alguém teria indícios que me levassem a colhê-las antes daquela explosao seca que a faz voar?
antecipadamente agradeço,
saudações
fmury06/08/2010 20:16
o que é cíclico permanece
a pois então já observo nas minhas proximidades vagens de caliandra, pelo que vi e li por aí. Procuro por indícios que me levem a colhê-las antes daquela explosao seca que faz as sementes se perderem pelo chão? Gostaria de abriga-las para ouvir o estalo, ao sol da primavera que vem por aí.
antecipadamente agradeço,
saudações
Elio06/08/2010 20:50
Quando as vagens estiverem inchadas, antes de começarem a secar, pode colher, tirar as sementes e plantar, ou então envolva as vagens com um pano rendado (tule) ou mosquiteiro ou meia de mulher que quando estourarem as sementes ficarão no saco.
abraço
fmury06/08/2010 21:34
agradecimento
Caro Elio,
obrigado pela presteza!
saudações,
inté!
fmury03/09/2010 11:17
ué, deu certo
ôpa Elio,
a todos,
A seguir as orientações, consegui.
Porém, não resisti e experimentei germiná-la, uma apenas, antes mesmo da primavera, em pleno inverno (nem tanto aqui pelo litoral do RJ), por gosto e sede de práticas.
ué, deu certo.
Está aproximadamente aos 23 dias, e plantei independente às observações ao calendário lunar que passei a conhecer a pouco, por aqui mesmo.
Não sei se para os mais experientes, isso possa ser rotina, ou mesmo desuso pelas possibilidades de reprodução por outras técnicas, mas é muito interessante ver as primeiras sementes germinarem.
Por isso compartilho. Provavelmente outros passarão por aqui.
As demais sementes aguardam o final de setembro ou a primavera e determinada lua, a seguir o mesmo caminhar em direção à luz
Por enquanto é isso, aqui em casa, mais uma companhia, esta de nome Calliandra.
Saudações,
Fabio