Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinheiro negro - Vislumbrando o futuro

Markus Von Kossel14/05/2009 23:55
Pinheiro negro - Vislumbrando o futuro
Esta é uma mudinha de Pinheiro negro comprada a algums meses em Gramado-RS.
Ela devia ter uns 50cm, podei na primeira bifurcação, onde o galho principal seguia e dois outras saiam das laterais.
A muda foi plantada em uma bandeja de alimentos na qual efetuei dezenas de furos com a retifica (uma especie de mamadeira) e coloquei em cima de um outro pote com terra bem adubada.
O tronco tem um movimento bonito, porém, ainda é bem fino, com a espessura de uma pilha AA aproximadamente.
Qual será o melhor futuro pra ela? Apenas mantendo as folhas bem compactar já iria ficar bem interressante, mas o que daria pra fazer com ela? Nunca trabalhei com Pinheiro negro.
A palnta esta com varios brotos abaixo da poda possibilitando uma infinidade de opçoes no longo prazo.
A outra muda (a titulo de curiosidade) apenas aramei e mantive o tronco principal.

Eis a foto da planta:

E um close do mov. do tronco:

Abraços
Alexandre S. Coelho15/05/2009 00:10
Markus

Vai pesquisando fotos de bonsai da espécie... certamente você vai encontrar inspiração 💡
rogeriosaba15/05/2009 12:45
Fiz um desenho no paint (não sou bom nisso)... mas o que eu tentei com este desenho foi mostrar um caminho para o tronco. A primeira curva do galho viria logo pra cima dessa parte do nebari.

Abraço.
Elio15/05/2009 14:28
Olá Markus!
Gostei da muda. acho que dá pra fazer um mamê legal.
Eu faria o seguinte.

1. Agora, deixe aquele tufo de brotações baixas , desfolhe os 2 galhos que sobem mas deixe as acículas nas pontas desses 2 galhos para eles não morrerem. Isso servira de galhos de sacrifício.

2. No início da primavera, passe uma ráfia no tronco até aquele tufo, arame-o com um arame grosso e deite o tronco para a esquerda até aquele calombo que se vê na 2ª foto. Aí vire o tufo e os 2 galhos de sacrifício para cima e para a tua frente.;

3. No final do inverno do ano que vem, pode logo acima do tufo, tirando os galhos de sacrifício.

4. depois é só ir selecionando as velas e novas brotações para fazer um mamê bem pqueno e "parrudo".

Markus, isso é o que "eu" faria.

Detalhe, Em pinheiro negro, para dar uma entortada legal num ramo ou galho já mais grosso é ideal virar para um lado e para outro como se fosse amolecendo o tronco. Não virar de uma vez só. No Shimpaku pode virar de uma vez só. Essa orientação recebi o bonsaista Huang (Taiwanês) que mora aqui em Curitiba.
abraço
Markus Von Kossel15/05/2009 15:17
Caro Elio, eu estava querendo mesmo fazer um mame; pra quem esta iniciando a cultivar bonsai é uma maneira mais rápida de ter uma planta que vc pode chamar de BONSAI.
Gostei da sua dica, posso aramar agora no inverno esse pinheiro negro??
Aonde eu acho a rafia? Dá pra substituir por tecido ou algo semelhante?
Deito o tronco por cima do nebari de modo a fazer o "tufo"ficar mais ou menos no mesmo ponto (vertical) de emergencia do tronco da terra?
Mais ou menos assim (usando paint brush):

Valeu Elio, vc é o meste!
Elio15/05/2009 16:26
Markus, antes de mais nada.........nada de mestre........rsrsrsr!!

Então, a ráfia é meio difícil de achar. Substitua por tiras de borracha de câmara de bicicleta. Enrole o tronco, use arame grosso e dobre o tronco até ficar meio atrás do calombo. Deitar bem!! Só o tufo e os dois ramos vire pra cima, só para não ficarem deitados, já que esse tufo é que será a tua copa.É como vc fez no Paint, só que o tronco bem deitado.

OK?

abraço

Algo mais ou menos parecido com isso

Markus Von Kossel16/05/2009 19:01
Elio e amigos
Como ainda não tenho a rafia, passei um arame na raiz e tracionei o tronco para baixo. quase encostando o tronco na raiz.
Acredico que possa facilitar o processo a posteriori.
Vi uma planta q parece mais ou menos sua ideia, sabendo da diferença de especies. uma base bem larga e copa baixa!

Vou manter a tração por mais algum tempo!
Volto a postar as fotos assim q fizer a aramagem!
abs
_newbe19/05/2009 14:21
Acho muito show esses shohin com o tronco tão largo e a copa baixa.
O visual fica excelente!

Não sei quanto à sua planta, se ela suportaria uma poda radical para a execução destes procedimentos.

Não tenho experiência com PN, mas fiquei na dúvida, pois lembrei das orientações do mestre Hidaka, que sempre aconselha a pensar 1000 vezes antes de podar um galho sequer de um PN, visto que a brotação é um tanto complicada.

Sucesso!
Markus Von Kossel19/05/2009 17:11
_newbe , acredito q vai dar sim, talvez não tão baixo quanto a da foto anterior, mas to conseguindo dobrar o tronco, primeiro deitei o tronco, encostando ele na raiz, agora vou tentar dobrar o tronco para cima, pra rebaixar a copa.
A planta tem dezenas de brotações oriundas do tronco, isto não vai ser um problema (acredito)
Tambem não tenho experiencia, mas a gente só ganha experiencia experimentando, portanto, na pior das hipóteses, tudo dá errado!
Mas eu boto vcs a par quando realizar alguma alteração!
abs
Elio19/05/2009 20:37
Markus, como ele tem uma boa brotação baixa, pode podar sem problemas. \Claro, no inverno para não perder muita seiva.

abraço
cesar_alr20/05/2009 19:18
Pense na possibilidade de um Kengai ou Han - Kengai. Acho que ficaria interessante tb .
Markus Von Kossel21/05/2009 15:01
Cesar, Nào consigo imaginar uma cascata com esse tronco. Vou pesar e olhar com cuidado, mas a principio to com a ideia do Elio!
Valeu pela dica!
Markus Von Kossel25/08/2009 14:44
Seguindo as dicas do Elio, resolvi fazer um mame!
Nào consegui dobrar o tronco com arame, então descidi fazer uma alavanca com uma peça de plástico e um ferro de cortina.
prendi a parte da baixo do ferro na base da planta, prendi a peça plástica ao meio do tronco e a parte superior fui tracionando com uma prensa tipo parafuso (morça).
Quando o galho se dobrou prendi com um arame.
Isso foi feito a mais de um mes!
Posto as fotos para vcs acompanharem o processo
Abs
Mais sugestões (Elio?)

FRente

Lado

Base

Traz

Lateral 2

Elio25/08/2009 19:38
Olá Markus!

É isso aí! É normal a gente usar o artifício de alavanca para tracionar um tronco. Por enquanto parece um bicho estranho......rsrsrs!!!
Mas, o que importa é o resultado.
Agora deixa quieto, pelo menos até maio do ano que vem.

abraço
edsonr junior25/08/2009 21:59
Bonsai, traz muitos beneficios, paciência e desenvolvimento da mente são qualidades, para quem pratica essa arte! É interesante a capacidade dos colegas quando o assunto é improvizar sempre tomando o maior cuidado para a saude da planta. Bela tecnica Markus
Markus Von Kossel25/08/2009 22:12
Elio Maio???????????????
Quanto tempo fica aramado para manter a forma? 9 meses? Caramba!
Ja tava pensando em mexer denovo daki uns dias! uihiuhiuhui!!
Tava pensando em aumentar a curvatura daqui alguns dias? talvez no meio do verão, apenas apertar mais!

A titulo de curiosidade: A pecinha de plastico é de um "pinheirinho de natal" hehehehe!!! Nada melhor q isso!
Elio25/08/2009 22:29
Ah, sim..........apertar mais um pouco daqui uns 2 meses!
Digo, retirar só daqui uns nove meses. PN é assim........demoraaaaaaaaaaaado!!!

abraço
Markus Von Kossel31/08/2009 23:06
Aumentada a curvatura do tronco.
Utensilios???? Grampo de roupa de madeira entre a planta e a peça de plástico e entre a haste de metal e a peça plástica!
Agora eu acho que está com a curvatura certa!
Posto foto em breve!
TARCISIO DIAS08/09/2009 09:11
edsonr junior escreveu:
Bonsai, traz muitos beneficios, paciência e desenvolvimento da mente são qualidades, para quem pratica essa arte! É interesante a capacidade dos colegas quando o assunto é improvizar sempre tomando o maior cuidado para a saude da planta. Bela tecnica Markus

Também gostei da técnica amigo, boa sorte e não deixe de mostrar sua evolução!
Markus Von Kossel26/10/2009 10:55
Tirei o material antigo e fiz uma tração com arame.
O material estava apertando os novos brotos, aí adaptei esse arame por baixo do vaso.

essa foto é a lateral da planta, vou precisar reposicionar o tronco depois!
Está dando um pouco de trabalho pra posicionar o tronco, ele é muito curto pra aramar. o arame faria apenas 2 voltas no tronco mantendo os 45 graus de inclinação!
Markus Von Kossel27/10/2009 22:39
Curvo mais?
já posso fazer uma ponte em o topo e a base, tipo um arco (com a corda do arco sendo um arame) ai torço ele e ele vai tracionando as extremidades!
Elio28/10/2009 13:56
Isso mesmo Markus!
Ele vai, visualmente, engrossar o tronco, duplicando o diâmetro.

abraço
Markus Von Kossel21/08/2010 19:47
Decidi fazer um bonsai pequeno!
Tinha um pessoal lá em casa mexendo numas plantas e resolvi podar o PN e botar em um vazinho pra gente ir brincando!
Como não tinha vaso desse tamanho cortei um vaso plástico, depois vou procurar um vaso que sirva!
A ideia é um vaso redondo, com uns 8cm de diametro e borda bem baixa!
Eu gostei do resultado, apesar da espessura fina da planta!
Quem sabe no futuro eu não deixe ela crescer denovo!
😂
oq vcs acham ❓
erro ❓
Eu tenho um PN maior, por isso pensei em deixar esse menorzinho! 💡

Aonde é a frente?

pra ter uma ideia do tamanho!

Uploaded with ImageShack.us
Gustavo Gonçalves21/08/2010 21:58
Markus..olhando assim..nao tem como ver a disposiçao dos galhos..acho melhor opinar quando vs fizer a pinçagem
Elio22/08/2010 17:47
Agora Markus, precisa selecionar os ramos que vc pretende deixar e podar todos os demais para formar a estrutura.

abraço