Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Carqueja (Baccharis trimera) - Um desafio

Arzivenko17/05/2009 00:24
Carqueja (Baccharis trimera) - Um desafio
É um desafio pelo simples fato que esta planta não possui folhas, a fotossíntese é realizada pela borda dos ramos novos, que formam uma aba alargada...

Bom, não digo que é possível, mas vamos tentar, segue duas plantas:

Rodrigo_Dias_RJ17/05/2009 02:16
A textura do tronco é muito interessante!!!

vamos aguardar e torcer
Paulo Ramos17/05/2009 19:18
Rapaz, você gosta de "aventurar" heim... hehehe
Já que Carqueja é uma planta medicinal, me fez lembrar o Alecrim. Ele dá uma arvorezinha legal, tem o tronco bem envelhecido desde novo... agora pelo fato de a Carqueja não possuir folhas acho dificil ficar bonita...
Boa sorte!
zeluiz17/05/2009 19:59
Arzivenko
vc sempre surpreendendo.
Essa Carqueja é demais!
Espero que voce tenha bastante sucesso.
Obrigado por compartilhar suas plantas, suas idéias são muito estimulantes.
Abraços
zeluiz
SEKI - Elio Luis Secchi18/05/2009 18:12
Arzivenko, apesar de ter carquejas lá na chácara confesso que nunca me passou pela cabeça fazer um bonsai dela. Existem várias espécies de carqueja, e esta é uma das que tem um tronco bem lenhoso e interessante. Parabenizo pelo espírito de busca de novas plantas para bonsai.
Eu faria nas duas uma poda mais drástica, reduzindo o tamanho, na primeira planta, logo acima de segunda brotação e na segunda planta tiraria o galho que sai para a direita e cortaria o mais grosso logo acima donde sai o segundo tronquinho. Com isso já buscaria uma compactação e um maior número de brotação baixa que ajudará na futura estilização da planta.
Apesar de ela não ter propriamente folhas, vejo boa possibilidade de estilizar com as "modificadas".

Boa sorte
Thiago Giaconi18/05/2009 18:15
é sempre bom tentar fazer bonsai com espécies diferentes....

quero acompanhar esta planta...

abraço
Arzivenko21/05/2009 18:36
Pessoal, estas carquejas passaram 70 dias sem água, devido a seca aqui no RS, assim que trouxe pra casa e comecei a regar, elas começaram a brotar intensamente...

Tendo isto em mente, achei que não seria problema transplantar novamente uma delas, e assim o fiz, ja que ficava pensando nela e imaginando uma possibilidade.. aliás, essa possibilidade martelou tanto na minha mente que resolvi correr o risco.

Acho que não terá problema nenhum, haviam diversas raízes novas, e não precisei cortar muita coisa pra entrar no pote, mudei o substrato, e acho que ficou ótimo !

Pra uma espécie que não tem folhas, nem nenhum histórico de bonsai, e uma planta coletada a poucos dias, que tal o resultado?

Original:

Agora sim...

Frente:

Frente 2::

Como podem ver, 8cm de base, 18cm de altura.
Thiago Giaconi21/05/2009 19:44
Olá Arzivenko,

Ficou muito bom.....

parabéns!!!!

abraço
_newbe21/05/2009 21:21
Beleza de tronquinho, hein?? 😎 😎

A textura da casca então...

Não conheço a espécie. Dá pra montar copa com facilidade?

Acho que esse vai dar o que falar rsrs 🙄

Nos mantenha atualizados com as fotos (ótimas fotos, por sinal... de todas as suas plantas)!!!

Sucesso!
Arzivenko22/05/2009 08:32
Pois eu fiquei bastante surpreso com o resultado, não posso esconder meu entusiasmo, não sei como vai ficar no futuro, mas no presente arrisco dizer que é meu melhor bonsai...

abraços.
EZEQUIEL JUNIOR22/05/2009 08:51
Show de bola, linda, linda, linda...

Parabéns pela nova investida, não deixe de atualizar os novos trabalhos...

Abraços
edson060522/05/2009 10:01
Arzivenko,
realmente foi uma surpresa!!
Ficou muito bom; vamos esperar pra ver como ficará a copa por conta da particularidade das folhas...
Abraço.
Edson.
Arzivenko22/05/2009 11:50
Eu realmente não dou muita atenção pros estilos japoneses, prefiro ter plantas mais naturalistas.. mas e essa? seria um shohin? alguém me explica?
_newbe22/05/2009 12:09
Como disse, não conheço a espécie.. não sei das possibilidades de desenvolvimento dos ramos...

Mas será que dava pra fazer algo mais ou menos nesse sentido???? 🙄 🙄 🙄

Copas baixinhas, bem estruturadas e compactas...
Com um tronco desses vai ficar excepcional!!! ❗ ❗

Perdoem-me o tamanho das fotos, é que linkei direto da web 😮ops: 😮ops: 😮ops: 😮ops:

NÃO DEIXE DE NOS ATUALIZAR com essa belezinha rsrsrs 😉 😉 😉

Sucesso!
Alexandre S. Coelho22/05/2009 15:58
Arzivenko

O amigo conseguiu um material de 1ª ❗
Agora é ver como vai ser toda evolução...

Arzivenko escreveu:
Eu realmente não dou muita atenção pros estilos japoneses, prefiro ter plantas mais naturalistas.. mas e essa? seria um shohin? alguém me explica?

Acho que há um equívoco nesta sua colocação, Os "estilos" servem justamente para nos orientarmos em deixar a árvore do bonsai mais natural possível 😉 ...
Se estais referindo-se ao "Naturalistic Bonsai" ou "estilo naturalístico", também pode haver mau entendido pois o mesmo também é proveniente da escola japonesa, com fortes tendências Chinesas, que busca respeitar a estrutura e características de cada espécie.
Quando falamos de Naturalistic ou Naturalista, pode parecer que não precisa de "regras", que não precisa aramar, tracionar, podar... mas não é tão simples assim 😉

Shohin não é um estilo. É a classificação para um bonsai pequeno, geralmente entre 10cm e 25cm de altura, da árvore.
zeluiz22/05/2009 17:02
Já que estamos neste assunto aqui, gostaria de saber qual é o nome que se dá aos bonsais de grande porte
Em tempo, Arzivenko, sua Carqueja está linda linda, parabéns.Vou começar a porocurar uma para mim também.
Abraços.
zeluiz
_newbe22/05/2009 18:54
Sobre os de grande porte eu não encontrei nada por agora, mas transcrevo um trechinho do livro do Morten Albek que traz informações interessantes sobre o tamanho dos bonsai.

...

SHOHIN SIZES

Shohin is about size, and through there are variations, depending upon who you talk to, here are some basic guidelines:

Shohin-bonsai: maximum height 25 cm, minimum 10cm.

Mame-bonsai: maximum height 10 cm, minimum 7 cm.

Mini-bonsai: 7 cm or less in height.

In exhibitions, a medium-sized bonsai is sometimes used to contrast with a Shohin. These medium-sized threes are called Chuhin or Kifu-bonsai, depending on their size.

Chihin-bonsai: maximum height 60 cm, minimum 30 cm.

Kifu-bonsai: maximum height 35 cm minimum 25 cm.

These measurements are only guidelines, and should be taken lightly.

MAME AND MINI BONSAI

The world os Shohin also includes the even smaller Mame and Mini bonsai. Mame means bean in Japanese. Its nickname is Mame-bon.

...

Fonte: Majesty in Miniature. SHOHIN BONSAI. Unlocking The Secrets Of Small Trees
de Morten Albek e Wayne Schoech
Página 7 (trecho, com adaptações)

Abraços! 😉
Arzivenko22/05/2009 19:16
Alexandre, obrigado pelas explicações, em nenhum momento pensei em usar o termo naturalista como ausência de trações, aramações ou podas... mas sim com o objetivo de formar uma árvore com aspecto natural.

A minha dúvida sobre o tamanho foi sanada, a carqueja então é um Shohin de fato.
Ricardo Paiva23/05/2009 00:58
De carqueja Arzivenko? Maravilha.
Como sou daqui e cresci frequentado fazendas de um tio de Bagé, carqueja pra mim é pra fazer chá, mas olhando este material, mudei todos os meus conceitos.
Parabéns.
Sergio Batalini23/05/2009 12:19
Pois é pessoal , neste continente chamado Brasil , nem só é grande a biodiversidade , como tb o uso .. Poraquí a carqueja é famosa na pinga, enchem o litro com maços de carqueja e curte-se com pinga . A "marvada" fica com uma coloração esverdeada e sabor amargo , os entendidos dizem que é um bom remédio pro estomago, ou para acertar o pulso no dia seguinte a uma bebedeira. ..rsrsrs
alexmikol23/05/2009 20:40
Tchê, não desanima não, se não der bonsai, pelo menos tu vai ter chá para o chimarrão bem próximo das tuas mãos...abraço!!!
edson060524/05/2009 01:20
Bueno Indiada,
se eu não tivesse tão longe, eu era candidato a matear nessa cuia com os guri !!
Abraços.
Edson.

PS - Também vou nas duas; se pintar uma boa cachaça com uma carqueja curtida, também sou capaz de dar uma talagada!!
Rafael Spinola13/06/2009 14:36
Acho que vc está no caminho certo, mantenha-nos informados, é importante que sua experiência seja dividida, vou tentar achar mudas por aqui.
Parabéns!
Arzivenko29/08/2009 11:04
A mais bonita morreu, mas fiquei com esta: