Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acerola

dudutsrj17/05/2009 20:41
Acerola
Aproveitando que peguei a manha segue uma acerola que tenho desde a semente.

Estou na dúvida se inicio um novo estilo apartir de uma poda na primeira curva do tronco ou se insisto no estilo que ela mesma desenvolveu (sem arames, ou nada forçado pela minha pessoa) um fukinagashi.

Opinem por favor.

Elio18/05/2009 11:14
Eu não tenho experiência com acerola até porque a minha região é muito fria.
Contudo, por ser uma frutífera não creio que fukinagashi seja a melhor opção.
Eu a colocaria em pé, aramaria o tronco dando um pouco mais de sinuosidade. Posteriormente procuraria saber quanto à questão de podas dos ramos e até mesmo do tronco.
Vejo que ela está num escorredor e mamadeira. É isso aí!
Deve crescer muito.

abraço
Sergio Batalini18/05/2009 17:21
Ola .. Acredito que embaixo do escorredor , poderia ser uma bacia maior e com furos ... e não outro escorredor ... Seguindo as dicas do Elio vc terá uma planta mais natural .. faça podas nos galhos , sempre quando estiverem com 6 ou mais pares de folhas reduza para um par e surgirão dois novos brotos .. Assim vc terá entrenós mais curtos e copa mais densa ... Parabens e boa sorte...
dudutsrj19/05/2009 12:56
Estou pensando em podar drasticamente abaixo da curva do tronco e iniciar de novo.
Acho que ela não sentirá muito, já que todo o primeiro escorredor se tornou raíz, e eu já troquei o escorredor de baixo por um bacia muito maior.
vou postar uma simulação logo.
Elio19/05/2009 14:25
Caso vc queira podar baixo para fazer um bonsai menor, sugiro não podar agora. Deixe como está para crescer bastante. Quando estiver com o tronco com a dimensão que vc quer, só daí fazer a poda. O que pode ser feito é aramar e dar a sinuosidade que vc quer, no tronco.
abraço
Marcos Castilho19/05/2009 18:50
O Elio disse tudo podar agora só atrasaria o processo. Deixe crescer livremente e busque dar os movimentos no tronco.
dudutsrj22/05/2009 07:13
agora vai olha o tamanho da mamadeira !!
No substrato da bacia usei 50% de areia 50% de terra preta.
Não utilizei esterco nem adubação ainda.
Devo colocar algum tipo? estamos entrando no inverno não sei se seria valido, oque vocês acham?
Elio22/05/2009 11:57
O ideal é colocar um substrato bem rico em nutrientes, daí a necessidade de se colocar esterco.
abraço
Paulo Ramos22/05/2009 12:25
Pelo que vi na foto, parece que o escorredor deve ficar um pouquinho enterrado na bacia. Pelo menos uns "dois dedos", e não ficar solto como parece estar.
dudutsrj22/05/2009 14:22
ele estava solto realmente, mas agora já esta preso pelas raizes em apenas 1 semana. devo colocar algum tipo de adubo na bacia?
Elio22/05/2009 15:37
muito adubo orgânico.
abraço
Angela Fernandes22/05/2009 19:12
Olá !!!!!!!!!!!!
Dudu, tudo que já foi dito aki está perfeito, enterrar o escorredor, adubar, podar e etc...
O que me chamou mais a atenção, acho que foi meu amigo querido Élio quem escreveu....nunca foi visto por ninguém acerola no estilo varrido pelo vento.
Sempre aprendi que o bonsai é a tentativa de se colocar numa bandeja uma planta o mais natural possível de como ela se apresenta na natureza.
Será que estou errada ?????????
Pense seriamente na mudança de estilo para sua planta.
Edmilson22/05/2009 21:41
Pitacos
Caro amigo, canja de galinha, dinheiro no bolso e adubo organico não faz mal a ninguem rsrsrsrs.
Na minha modesta opinião, acho que a bacia de baixo deveria ser mais rasa, pode ser ate mais largo, porem mais rasa, para que as raizes de sua planta cresça de forma horizontal, aja visto que pretende uma planta pequena. Caso contrário futuramente teria de fazer várias podas drasticas de raizes para colocar sua planta em um vaso pequeno.

Abraço fraterno
Ricardo Paiva22/05/2009 22:27
Dudu, concordo com a querida Angela sobre o bonsai se o mais natural, estéticamente poderá ficar bonita, mas não natural. Coloca ela de pé.

Edmilson, a bacia da mamadeira não precisa ser rasa não, está ali justamente para dar espaço para as raízes crescer, quanto mais espaço melhor. No momento do transplante, elimina-se todas as raízes que saem do escorredor.