Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acerola

dudutsrj17/05/2009 20:41
Acerola
Aproveitando que peguei a manha segue uma acerola que tenho desde a semente.

Estou na dúvida se inicio um novo estilo apartir de uma poda na primeira curva do tronco ou se insisto no estilo que ela mesma desenvolveu (sem arames, ou nada forçado pela minha pessoa) um fukinagashi.

Opinem por favor.

Elio18/05/2009 11:14
Eu não tenho experiência com acerola até porque a minha região é muito fria.
Contudo, por ser uma frutífera não creio que fukinagashi seja a melhor opção.
Eu a colocaria em pé, aramaria o tronco dando um pouco mais de sinuosidade. Posteriormente procuraria saber quanto à questão de podas dos ramos e até mesmo do tronco.
Vejo que ela está num escorredor e mamadeira. É isso aí!
Deve crescer muito.

abraço
Sergio Batalini18/05/2009 17:21
Ola .. Acredito que embaixo do escorredor , poderia ser uma bacia maior e com furos ... e não outro escorredor ... Seguindo as dicas do Elio vc terá uma planta mais natural .. faça podas nos galhos , sempre quando estiverem com 6 ou mais pares de folhas reduza para um par e surgirão dois novos brotos .. Assim vc terá entrenós mais curtos e copa mais densa ... Parabens e boa sorte...
dudutsrj19/05/2009 12:56
Estou pensando em podar drasticamente abaixo da curva do tronco e iniciar de novo.
Acho que ela não sentirá muito, já que todo o primeiro escorredor se tornou raíz, e eu já troquei o escorredor de baixo por um bacia muito maior.
vou postar uma simulação logo.
Elio19/05/2009 14:25
Caso vc queira podar baixo para fazer um bonsai menor, sugiro não podar agora. Deixe como está para crescer bastante. Quando estiver com o tronco com a dimensão que vc quer, só daí fazer a poda. O que pode ser feito é aramar e dar a sinuosidade que vc quer, no tronco.
abraço
Marcos Castilho19/05/2009 18:50
O Elio disse tudo podar agora só atrasaria o processo. Deixe crescer livremente e busque dar os movimentos no tronco.
dudutsrj22/05/2009 07:13