Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Figueira Kengai

Ricardo Paiva19/05/2009 01:16
Figueira Kengai
Esta planta é fruto de um entulhodori (hehehe). Ela foi resgatada de um tele-entulho, jogada no meio do material de demolição.
Imagino que ela cresceu em uma fenda na parede e naturalmente se moldou kengai. A única coisa que fiz foi elminar o galho que subia.

Em 18.05.09 após recupeação:

Preciso de ajuda na identificação da espécie: acho que é um ficus organensis, alguém confirma?

Como não tenho prática quanto ao estilo, toda ajuda é bem vinda.
BLACKNEEDLES19/05/2009 08:59
Re: Figueira Kengai
OTIMO ACHADO EM RICARDO 😲

MASSA AGORA E SO TRABALHAR!!!
ABRAÇO
Arzivenko19/05/2009 09:19
Muito bonita, me da? hehhehe
Não sei diferenciar com precisão as figueiras, mas parece com Ficus green-island não?
Rakki19/05/2009 14:13
Já achou ela nesse formato??? 😲 😲 😲

Que sorte ein!
dudutsrj20/05/2009 07:40
Incrivel como a natureza nos presenteia com umas coisas dessas...
Economizou uns anos de educação, eu acho que vc poderia dar mais sinuosidade na parte mais baixa do tronco.
Ricardo Paiva20/05/2009 08:17
BLACKNEEDLES - vou esperar passar o inverno pois por aqui já tá fazendo bastante frio.

Arzivenko - como disse Saint Exuperi "Você é eternamente responsável por aquilo que cativas" e ela me cativou, vai ter de cuidar de mim, hehehe.
Green-island não é não, as folhas são mais longas.

Suspeito do organensis mas não consegui confirmação. Veja este bonsai do Valdir Hobus - o aspecto do tronco e folhas é muito semelhante.

Rakki e dudutsrj - como eu disse, achei ela assim, realmente um presente da natureza. Pega super fácil de estaca. Na época peguei uns galhos e cravei na areia, brotaram todos.
vhobus07/09/2009 08:25
Ricardo,
Ao que parece é sim um organensis!
Muito bom, por sinal.
Ricardo Paiva07/09/2009 20:45
Valeu Valdir, poderias me dar umas dicas de condução e cultivo?
TARCISIO DIAS08/09/2009 02:21
Ricardo Paiva escreveu:
Valeu Valdir, poderias me dar umas dicas de condução e cultivo?

bom amigo, eu daria à sua forma em cascata mesmo, só faria um refinamento da parte aérea somente.Maravilha de exemplar! 😉
r.ozelame08/09/2009 10:39
Olá Ricardo, Belo achado.
Eu tentaria dar mais movimento ao tronco que desce.....deixá-lo mais sinuoso.
No mais, era só.
edsonr junior08/09/2009 20:04
show de planta!
Ricardo Paiva08/09/2009 20:57
TARCISIO - realmente preciso trabalhar a parte aérea. Sabe que já me deu a louca de mudar totalmente o estilo? É mas, vou deixar assim.

r.ozelame - é precios dar mais movimento mesmo. Estou aguardando as dicas do Valdir.

Edson - a natureza é surpreendente!!!!
Angela Fernandes08/09/2009 23:14
Olá !!!!!!!!!!!
Querido Ricardo, eu deixaria no estilo que você a achou...é natureza pura.
Quanto ao refinamento...tem que ser feito....
Li dias desses que existem 850 espécies de ficus....850 catalogadas.....
É muita coisa né ?
Léo ( Pépe )10/09/2009 13:21
Fala meu guri !! hehehe

Ricardo com certeza é o Ficus organensis. Aqui pelo Sul é o Ficus natural dos Pampas gauchos!!!

Se voce não quiser pode deixar lá em casa hehehe

Grande abraço
Ricardo Paiva10/09/2009 16:41
Fala Léo, quando vamos mexer nas plantas cara, tenho umas que já estão ficando passadas!!!
Não vou poder deixar ai pra ti, é do meu filhão.
Rakki19/08/2010 03:55
Ricardo como está essa sua planta?
Fez alguma intervenção?
Estou curioso.
Ricardo Paiva19/08/2010 13:15
Rakki, ainda não pude mexer nela pois num dia, lá na Bonsai Sul, estavamos analisando a planta quando uma amigo foi me mostrar como posicionar o galho que desce, o galho rachou na axila bem no meio da parque que cai.
Assim, deixei ela quieta até agora para colar bem aquela área.
Nesta primavera vou trabalha-la. Estou até estudando uma opção diferente do kengai. Vamos ver no que vai dar.
Postarei a intervenção.