Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Azaleia Morrendo?

AlexandreKerger19/05/2009 11:59
Azaleia Morrendo?
Ola!

Ganhei de uma amiga uma azaleia de mais ou menos uns 20 anos era a avo dela e ela me disse que a um tempo ela não dava mais flor e que estava morrendo e me deu.
Ela estava em um vaso de plástico redondo e pequeno, quando vi não acreditei é um bonsai rssss, só que ela estava lá a muitos anos e a raiz ja tinha tomado conta de toda a terra e as folhas estavam ficando amarelas, o que eu fiz foi o seguinte preparei 70% de terra adubada, 20% de areia para filtro de piscina e 10% de caco de tijolo. coloquei a azaleia com a terra que estava (sem tocar na raiz), dentro do escorredor e joguei este substrato que eu fiz ao redor e um pouco encima, fiz a mamadeira com o mesmo substrato e deixei ela la quieta, mas as folhas continuam amarelando e como esta na época de floração pensei que ia ver alguma flor mais ainda nada.
Por favor me ajudem.
Ela tem algumas folhas grandes eu posso arranca-las?
Pode fazer Desfolhamento por completo em azaleias?
Me ajudem por favor nnao queria perder a planta.
Obrigado
Ale

Estou mandando algumas fotos ok.
Foto 1 inteira:

Foto 2 inteira tb mais de perto:

Detalhe tronco 1:

Detalhe tronco 2:

Detalhe tronco 3:

Folhas 1:

Folhas 2:

Folhas 3:

Mais uma vez obrigado
Ale
Antônio Novais Filho19/05/2009 12:31
Certamente é um bom material que você tem em mãos, no entanto... Terra adubada numa planta debilitada? hum, sei não... Você mexeu nas raízes?

Boa sorte, abraço!
AlexandreKerger19/05/2009 12:38
Não mexi nas raízes não, e terra é aquela que se compra adubada ja como me falaram que azaleia gosta de terra mais acida e adubada eu comprei e coloquei e ainda nnao colequei nada de adubo
Antônio Novais Filho19/05/2009 12:41
Hum...Saquei.

Realmente, azaleas curtem substrato ácido.
Arzivenko19/05/2009 12:44
Ela ficou debilitada porque esteve muito tempo no mesmo substrato, o ideal era ter removido toda a terra original na hora do transplante, mas tudo bem, você pode fazer isso na primavera, agora é dar bastante água pra ela, nada de adubação extra, e pode retirar sim as folhas amareladas, no mais, não mecha muito na planta, aguarde a primavera... abraços.
AlexandreKerger19/05/2009 14:27
Obrigado

E como esta fora de época para transplante eu fiz o esquema de deixar ela na terra dela e acrescentar a terra boa para ela não sentir muito a diferença, sou novo em bonsai mas curto aquário a muito tempo e aprendi que pra qualquer coisa viva a pior coisa que tem é uma mudança brusca nem que seja pra melhor, ja cometi este erro no meu aquario e imagino que com os bonsai deva ser igual, tem que ter mudança gradativa.
eu vou deixar ela no escorredor e na mamadeira por um bom tempo, mas meu medo é ela morrer, quanto tempo tenho que deixar ela sem adubar? Quando for adubar o que vcs me aconselham a usar? Eu comprei torta de mamona, farinha de osso, 10-10-10 e 4-14-8 .
Obrigado mesmo
Abraço
Ale
Angela Fernandes19/05/2009 22:47
Olá !!!!!!!!!!!!!
Alexander, azaléa não é uma planta fácil de se cultivar....
Possuo uma belíssima;

O substrato para azaléa deve levar até onde eu sei:
40% de pedriscos;
20% de terra;
20% de ulmus;
20% de carvão.
e.......