zeluiz20/05/2009 19:28
dúvidas com escorredor e yamadori
No último final de semana realizei vários yamadoris (sei que a época não é favorável mas não poderia perder a oportunidade). Coletei plantas como jabuticabeira, scheffleras, ficus e hibiscus entre outras.
Todas foram colocadas na areia grossa + telha moída em recipientes que favorecem a drenagem.
minha dúvida são as seguintes:
Posso adubar estas plantas com fertilizantes líquidos?
Devo acrescentar FO+TM no substrato?
Desde já agradeço as informações.
abraços a todos
zeluiz
edson060520/05/2009 22:14
zeluiz,
você deve esperar pelo menos uns 30 dias após o transplante para começar a adubação. Nesta estação do ano deve ir com mais calma. Sobre o adubo no substrato, veja o que diz esta matéria do Olavo Pastore:
Em geral, não se acrescenta material ou adubo orgânico, nem adubos químico ao substrato. Toda a necessidade de nutrientes que a planta exigir será colocado periodicamente através de adubos específicos, sejam eles químicos ou orgânicos, que serão retidos no vaso pelos materiais com boa absorção de água.
A matéria completa, pode ser vista neste link sobre composição de substrato no site do Atelier:
http://www.atelierdobonsai.com.br/substrato.html
Espero ter ajudado...
Abraço.
Edson.
DigoF323/05/2009 22:21
ola, o substrato para bonsai pronto não deve ser adubado mas agora não é o caso como suas plantas ainda são pre-bonsai pode colocar húmus de minhoca e terra vegetal no substrato e não torta de mamona e farinha de osso sobre a adubação liquida alguns bonsaistas ultilisão adubação liquida a cada 15 dias e adubação organica (mais recomendavel) mensalmentenão se esqueça de aplicar um hormoneo enrraizador umas 2 vezes por semana para uma melhor recuperação, agora é só torcer para elas viverem hehehe.
boa sorte...