Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer Tridente-Foto Nova- 22-09-2011

12
marco_avelar12/01/2010 02:36
Illex obrigado!

Quanto ao ápice o problema é que os galhos estão muito frágeis. Depois de quebrar dois deles só puxando um pouquinho para baixo eu adiei a mexida nele. Ainda tem alguns galhos que estão muito compridos, mas como tem chovido muito, mas muito mesmo, aqui em SP a planta sentiu um pouco esse excesso de água e eu preferi ir com mais calma, vou perder a oportunidade de trabalhá-la nessa desfolha, mas estou sentido que será melhor para a recuperação dela.

Quanto ao nebari enterrá-lo é uma opção, mas também estou pensando em testar uma pedra artificial para ver como fica. Seria uma ótima opção refazer o nebari, como me foi sugerido, mas vou deixar esse tipo de intervenção mais drástica para o futuro!

Abraço!
marco_avelar28/01/2010 08:21
Ainda vou melhorar a aramação... mas já está ficando com cara de bonsai...

Brotações:

Marlon Fontoura30/01/2010 22:56
Ótima evolução, parabéns pelos cuidados! Minha opnião também é a de colocar uma pedra artificial.
marco_avelar31/01/2010 16:33
Marlon obrigado! Também estou pensando em uma pedra artificial.

Abraço!
marco_avelar01/05/2010 19:09
Atualização com a copa mais preenchida:

Pozzana13/05/2010 00:08
Bela planta. Parabéns pelo trabalho!
Queria comprar uma destas...
claudionor anacleto13/05/2010 00:25
ficou bom pra caramba
belo trabalho
marco_avelar13/05/2010 18:18
Pozzana e Claudionor muito obrigado.

Ainda resta um bom trabalho a ser feito, mas acho que já está ficando bonito.

Pozzana antes de compra um acer procure saber se ele se adapta bem no clima do Rio, o tridente é o mais resistente, mas eu não sei como ele reagiria ao calor dai.
Rodolfo Siena13/05/2010 22:58
Ola Eu tenho 2 Acer!!!

Assim que derem mais 1 evoluida vo postar fotos pra me ajudarem!!
Valew
marco_avelar14/05/2010 22:45
Rodolfo vamos esperar pelas suas fotos.
marco_avelar14/09/2010 01:14
Atualizado. Está com brotações recentes, algumas ainda avermelhadas. Eu aproveitei a desfolha de inverno para reposicionar alguns galhos. Acho que já decidi o que vou fazer com ele, vou colocar uma pedra artificial em baixo das raízes. Será uma pedra bem tortuosa e cheia de pontas que se estende além das raízes para o lado esquerdo em declive. Depois vai para um vaso raso, oval e marrom. De resto é só ir aumentando as ramificações e fazendo pequenas correções na copa.

As fotos:

Alexandre S. Coelho14/09/2010 09:01
Marco

Tá no caminho certo!!!

A idéia da pedra é muito boa, dará um charme especial ao conjunto 💡
marco_avelar14/09/2010 21:11
Obrigado Alexandre!

Ainda faltam alguns galhos para fechar alguns espaços, acho que eu vou ter que enchertar 😲 .

A pedra, na minha imaginação parece muito boa, mas falta ver do que eu sou capáz na hora de fazer 😂 .

Eu estou pretendendo fazer essa pedra com dois tipos de massas, uma mais clara e outra mais escura. Depois é só ir pegando os pedacinhos das duas, apertar um pouquinho e ir colocando "tijolinho por tijolinho". Vamos ver se eu consigo!!!

Abraço!
hraphi15/10/2010 00:39
Marco, como mencionou o amigo Ilex certa vez, vejo que o ápice continua confuso, muitos ramos brotando do mesmo ponto, o que pode te trazer problemas no futuro, vai se formando um calo, parecido com uma esfera, prejudicando a conicidade da planta, quando ela está cheia de folhas esconde, mas não resolve, principalmente se tratando de Acer, que perde folhas no inverno e a disposição dos galhos vira atrativo...

Na próxima desfolha selecione ramos, pode alguns e direcione o localizado na parte mais alta do tronco, para cima , para a formação de um novo ápice com mais conicidade, no mais a planta está ficando linda, parabéns pela dedicação.Abraço.
Gustavo Gonçalves16/10/2010 20:38
marco..primeiramente os parabéns pela planta nao é todo dia que vemos um ácer tão desenvolvido como o seu.Fiquei feliz de ver que é de são paulo e nao teve problemas quanto a saude da planta.

Voce terá um dificil trabalho em colocar a pedra artificial em seu exemplar, tome muito cuidado em nao deixar ele artificial demais, vou ficar na torcida para que isso nao ocorra 😄

Estou de comum acordo com o hraphi o ápice esta confuso, mas isso se resolve facil sem muitas marcas.

Uma vez eu vi em algum site um trabalho feito em um ácer que tinha o mesmo problema que o seu, o pessoal resolveu da seguinte maneira:
Dando uma espécie de espetadas e agulhadas nas raizes expostas e depois enterrando-as forçaram a planta a emitir mais raizes que foram enbrossando e forneceram uma conicidade ótima ao ácer em questao.
Caso tenha alguma duvida ou quiser que eu explique melhor me mande uma MP.

BOA SORTE 😂
marco_avelar17/10/2010 19:06
Amigos desculpem pela demora em responder. Estou tão exausto nos últimos dias que adiei a resposta 😮ops: .

Sobre o ápice, eu já dei uma mexida nele no inverno. Eu não pretendo fazer a copa em estilo muito tradicional, mas pontiaguda, mas com muitos galhos e ramificações, em estilo mais "naturalistic". Quando eu desfolhar eu posto para nova avaliação, mas já está bem melhor do que antes.

Gustavo a pedra eu vou treinar antes e enquanto o teste não ficar bom eu não vou fazer nada na planta!

Eu conheço essa técnica que você falou, eu já pensei em várias soluções para o problema do nebari, mas eu não gosto muito de mexer nas raízes e, por enquanto, a pedra me parece a melhor solução.

Abraço!
marco_avelar22/09/2011 18:36
Atualizando, a foto não está muito boa e as folhas estão muito grandes, depois de uma desfolha deve melhorar um pouco.
SEKI - Elio Luis Secchi22/09/2011 18:40
Muito bom...parabéns!
abraço
nickyfury22/09/2011 19:21
bonsai
Uma ótima maneira de conseguir regularizar a situação do nebari é formar outro, via alporquia na base do tronco:

Amanhã estaremos entrando oficialmente na primavera, que é uma ótima estação para se fazer, com 100% de sucesso, uma alporquia como essa na base do seu acer. Em pouco tempo, irá obter um ótimo resultado como os mostrados nas imagens acima, de maneira que poderá então refazer o nebari, o mais radial possível, com as novas e vigorosas raízes que irão brotar.

A base do tronco que restar após a retirada do alporque poderá ser usada para formatar outra planta a partir dela, talvez até mesmo um lindo Mame bonsai. 😉
marco_avelar23/09/2011 23:25
Elio, obrigado!

Nicky, estou quase convencido a realizar essa intervenção, a única coisa que me deixa com receio é o fato deste ser o meu único acer tridente, mas com certeza alguma intervenção terá que ser realizada nesse nebari. Eu só tenho a disposição a Tiamina, será que ela dá conta desse enraizamento?

Abraço.
nickyfury25/09/2011 09:55
bonsai
Se vc tem apenas esse acer, sugiro ao nobre colega investir e adquirir um vidrinho de superthrive, que é o melhor enraizador que existe, embora a tiamina possa tambem ser usada nessa situação, com um resultado, em comparação, razoável, a meu ver. Vale destacar que estamos entrando agora na primavera, então se voce fizer um alporque no final de setembro, terá 100% chances de ter um retorno otimizado, usando o superthrive, ainda que possa ter algo mais ou menos bom, com outro enraizante qualquer. (os nacionais são fracos em relação ao supert.).

E a opção do alporque, como forma de corrigir e melhorar o nebari é de longe a melhor solução para essa linda planta, na minha humilde opinião. 😄
marco_avelar25/09/2011 22:59
Nicky, eu vou tentar providenciar o superthrive a tempo de fazer a intervenção (se a greve dos correios permitir, pelo menos 😠 ).

Obrigado pelas dicas.

Abraço!
nickyfury26/09/2011 07:48
bonsai
Via Sedex os correios estão entregando, apesar da greve geral.
12