Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Eugênia-passo a passo - tentativa de estilização em Vassoura

marcelodezena27/05/2009 22:12
Eugênia-passo a passo - tentativa de estilização em Vassoura
Olá pessoal

Estou postando mais um trabalho. Tinha um muda de Eugenia com os troncos muito longos e com ajuda de um amigo (Paulo) estou tentando faze-la ficar mais bonita em estilo vassoura.

Tinha pensando em fazer uma poda drástica, porém me aconselharam a não fazê-la, pois dizem que a eugenia não responde bem a este processo.
Assim decidi tracionar os galhos para baixo e tentar formar uma copa melhor.

Agradeceria sugestões.

Vou postar passo a passo o antes e depois.

Antes de qualquer trabalho

Destorroamento efetuado e poda das raízes.

Após o plantio em bacia média toda furada embaixo, usando substrato bastante drenante. DETALHE DO NEEBARI

Finalizada etapa de poda das raízes e transplante.

Após 2 semanas iniciou-se o tracionamento e aramagem dos galhos.

Detalhe dos galhos tracionados

Processo finalizado (em primeira instância)

Estou pensando em aguardar mais um tempo antes de iniciar outra etapa.

O que vocês acham?
Adoraria sugestões de estilização.
Andrei27/05/2009 23:49
Marcelo,

Novamente vou dar palpite em suas plantas,
Acho que os galhos são muito longos e finos, com toda a sinceridade
acho que o estilo vassoura não ficaria legal, si voce não quer arriscar
uma poda drastica acho que o melhor estilo seria literati!!

Abraço, Andrei Brum.
marcelodezena28/05/2009 10:45
Ola Andrei.

Fico muito feliz com suas sugestões. Não se incomode de dar pitecos não... hehehe

Tinha pensando nisso também. O estilo literali não me atrai muito não e por isso aceitei a sugestão de um amigo e estou tentando a vassoura.
Estou na esperança de ele brotar mais internamente com a incidência do sol nas partes internas.

Grande abraço
marcelodezena28/05/2009 10:46
Ola Andrei.

Fico muito feliz com suas sugestões. Não se incomode de dar pitecos não... hehehe

Tinha pensando nisso também. O estilo literali não me atrai muito não e por isso aceitei a sugestão de um amigo e estou tentando a vassoura.
Estou na esperança de ele brotar mais internamente com a incidência do sol nas partes internas.

Grande abraço
Elio28/05/2009 15:08
Olá Marcelo!

Para estilo vassoura vc terá alguns problemas:
1. Adensamento da parte aérea;
2. Galhos desnudos. No estilo Vassoura só pode aparecer o início dos ramos.
3. Muito alta, ficará desproporcional ao diâmetro do tronco.

Desculpe a sinceridade!

abração
Bruno NF28/05/2009 18:51
Ficou muito boa a sua intervenção. Quando a copa adensar um pouco ficará melhor ainda. Acho que algo assim:

nickyfury28/05/2009 20:23
bonsai
Além disso, o estilo Hokidashi, erroneamente traduzido por vassoura, quando na verdade significa escova, pede um tronco com o tachiagari reto. 🙄

Mas gostei da estilização que vc propos, e acho que deve continuar nesse sentido, formando os galhos com uma estruturação mais baixa, o que irá valorar mais o tronco. Para isso, faça uma poda mais severa, reduzindo o comprimento dos galhos. Com isso, busca-se a brotação mais próxima do tronco, fechando mais a copa. 😄
DigoF331/05/2009 12:04
ola, foi uma otma intervenção vai ficar magnifico parabéns...