Ficus Mandioquinha
Ficus Mandioquinha
Opa... tem um bom potência.
deixa te perguntar, ele fica muito no sol?
bad_clusters escreveu:Opa... tem um bom potência.
100% no sol, tem até alguns galhos que já secaram não sei se vão brotar novos 😢
Olá Edvaldo, pela foto dá pra perceber que a parte do ápice tem bastante folhas e embaixo tá meio pelado.
Bom, primeiro que a troca de substrato e poda de raízes + a poda aérea vai dar um super estímulo para aumentarem as brotações.
Ele estar se troca de substrato há tempos faz com que falte espaço pras raízes e a planta "estaciona" se desenvolvimento.
Se fosse meu já aproveitava e reduzia a altura pela metade. Atenção que este tipo de ficus costuma quebrar fácil.
Não sei em que região você mora, mas se estiver frio, deixe para a primavera executar os trabalhos.
Bom, primeiro que a troca de substrato e poda de raízes + a poda aérea vai dar um super estímulo para aumentarem as brotações.
Ele estar se troca de substrato há tempos faz com que falte espaço pras raízes e a planta "estaciona" se desenvolvimento.
Se fosse meu já aproveitava e reduzia a altura pela metade. Atenção que este tipo de ficus costuma quebrar fácil.
Não sei em que região você mora, mas se estiver frio, deixe para a primavera executar os trabalhos.
Ricardo Paiva escreveu:Olá Edvaldo, pela foto dá pra perceber que a parte do ápice tem bastante folhas e embaixo tá meio pelado.
Então seria melhor esperar a primavera pra troca de substrato e poda de raizes ?
Pensei em fazer 3 alporquias, mas tenho receio de aplica-las com parte da planta "pelada" ?
A poda aérea é complicada pra mim não sei o que podar, mantenho os galhos mais grossos e retiro os menores, é agora a época apropriada pra fazer isso?
Edvaldo,
você tem em mãos uma ótima planta com possibilidade de separá-la em outras três boas mudas:

Se você achar temeroso separar as três de uma só vez, espere pela primavera e faça uma a uma. Só mais uma dica: ao contrário das outras espécies de fícus, o mandioquinha enraiza muito mal na alporquia pois tem uma ótima cicatrização.
Abraço.
Edson.
você tem em mãos uma ótima planta com possibilidade de separá-la em outras três boas mudas:

Se você achar temeroso separar as três de uma só vez, espere pela primavera e faça uma a uma. Só mais uma dica: ao contrário das outras espécies de fícus, o mandioquinha enraiza muito mal na alporquia pois tem uma ótima cicatrização.
Abraço.
Edson.
Edvaldo
Os amigos já deram muito boas dicas...
Futuramente não esqueça de nos mostar toda evolução 😲
Os amigos já deram muito boas dicas...
Futuramente não esqueça de nos mostar toda evolução 😲
edson0605 escreveu:Edvaldo,
Abraço.
Edson.
Edson sinceramente pensei na mesma coisa, não sei fazer estaca poderia me dar uma dica, pelo que vc disse esse tipo de ficus vai bem com estaquia
Edvaldo,
dá uma olhada nestes dois ficus mandioquinha que eu tenho.
Planta-mãe:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=7810
Um dos filhotes:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11489
Quanto à alporquia, apesar da fraca emissão de raízes, não quer dizer que não seja possível; apenas você vai ter que descobrir o alporque e cavoucar novamente a madeira onde a cicatrização estiver adiantada.
Em qualquer opção, eu sugiro deixar mesmo para o início da primavera.
Te aconselho fazer como eu fiz: Iniciei com alporquia, depois que emitiu algumas raízes fiz as estacas!!
Qualquer coisa estamos aí.
Abraço.
Edson.
dá uma olhada nestes dois ficus mandioquinha que eu tenho.
Planta-mãe:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=7810
Um dos filhotes:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11489
Quanto à alporquia, apesar da fraca emissão de raízes, não quer dizer que não seja possível; apenas você vai ter que descobrir o alporque e cavoucar novamente a madeira onde a cicatrização estiver adiantada.
Em qualquer opção, eu sugiro deixar mesmo para o início da primavera.
Te aconselho fazer como eu fiz: Iniciei com alporquia, depois que emitiu algumas raízes fiz as estacas!!
Qualquer coisa estamos aí.
Abraço.
Edson.
Será que uma poda de raizes agora nao seria interessante?
pra mellhorar a brotacao ? a parte de cima desfolha?
pra mellhorar a brotacao ? a parte de cima desfolha?
Edvaldo,
poda de raízes agora com certeza não. Você só deve mexer na planta mãe depois que fizer os dois alporques.
O que você poderia fazer é ir modelando aquela que seria a primeira planta de cima. A poda estrutural pode ser feita agora e mesmo a poda de manutenção nas pontas dos galhos.
Abraço.
Edson.
poda de raízes agora com certeza não. Você só deve mexer na planta mãe depois que fizer os dois alporques.
O que você poderia fazer é ir modelando aquela que seria a primeira planta de cima. A poda estrutural pode ser feita agora e mesmo a poda de manutenção nas pontas dos galhos.
Abraço.
Edson.
edson0605 escreveu:Edvaldo,
Abraço.
Edson.
A poda de manutenção como é feita?
Edvaldo,
a poda de manutenção é quando a planta já está com uma boa estrutura de tronco e galhos formada e por exemplo um galho cresceu demais ou saiu um broto ladrão que precisa ser podado.
Pode ser também a poda de um galho deixando-se dois a três pares de folhas com o intuito de estimular novas brotações.
Abraço.
Edson.
a poda de manutenção é quando a planta já está com uma boa estrutura de tronco e galhos formada e por exemplo um galho cresceu demais ou saiu um broto ladrão que precisa ser podado.
Pode ser também a poda de um galho deixando-se dois a três pares de folhas com o intuito de estimular novas brotações.
Abraço.
Edson.
Oi pessoal, se der tempo ainda, gostaria de sugerir a poda radical, mas, já com perspectiva de ápice, segue abaixo minha sugestão.
Em tempo, acho que a posição da árvore no vaso pode mudar, pra mim ela teria que ficar mais de lado, siga paralelo aos galhos.
Abração!

Em tempo, acho que a posição da árvore no vaso pode mudar, pra mim ela teria que ficar mais de lado, siga paralelo aos galhos.
Abração!