Marco Nascimento13/08/2005 15:22
O Jacaré que levantou...
Outro dia vi um tópico de um amigo forista, que não me lembro o nome, que estilizou um Jacaré e ficou muito legal, eu tinha uma cascata de Jacaré que, sinceramente, não me agradava, estava jogada de lado numa estante de bonsai no meu quintal.
A ver o belo trabalho desse colega, me empolguei e resolvi transformar a cascata em um moyogi.
Estou colocando as fotos de antes e depois pra ver se surge alguma sugestão legal.
Um abração a todos.

Illex13/08/2005 20:10
Re: O Jacaré que levantou...
Marco,
Show de bola, belissimo trabalho, o estilo ficou nos conformes, acredito nao haver nenhuma sugestao por minha parte, a unica coisa agora é esperar a recuperação da arvore e densificar mais os galhos, somente isso meu amigo. Parabens. T+ amigao.
Abraços:
Illex
pedro pires14/08/2005 08:15
excelente mesmo!
um jin e shari fica lindo na 2ª, mas isso só mais tarde! eheh
Angela Fernandes14/08/2005 10:58
Oi Marco !!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Que legal !!!!!!!!!! 😄 😄 😄
Inspiração é tudo, não é mesmo ????????
Qual a altura desta planta ????
Ficou muito bonita, parabéns !!!!
Minha Cerejeira está toda brotada, divina.......
Beijos
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Marco Nascimento14/08/2005 11:09
Oi Angela, essa planta ficou com pouco mais de meio metro de altura e tem um tronco com pouco mais de 2cm na base.
Quanto a sua cerejeira, eu respondi no tópico que acho cedo pra envasá-la, coloca ela um pouco na mamadeira pra dar uma engrossada no tronco...
Um beijão.
Charles15/08/2005 09:08
Oi Marco, tudo bem?
Perfeita sua decisão de mudar o estilo do seu jacaré! Ficou muito bonito! 😄
Gostei do movimento do tronco, da distribuição dos galhos, do jin perto do topo....
Vou fazer apenas uma sugestão, que acredito ser ainda possível fazer com essa planta:
- o primeiro galho, aquele grande que sai a esquerda da foto, está saindo do tronco no lado interno da curva. Como esse galho está muito bonito, o ideal seria que ela saisse no lado externo da curva do tronco.
A maneira como vejo que isto possa ser conseguido é a seguinte:
- aramar o tronco com arame duplo de bitola grossa. Pela foto não consigo imaginar direito a bitola que voce usou, mas imagino que seria bom algo como o dobro dessa.
Arame exatamente da forma que voce fez, no mesmo sentido. Deixe o arame rente, porém não apertado contra o tronco.
- após totalmente aramado, comece, a partir da base, fazer um movimento de torção do tronco, no sentido horário. Fazendo isso, o primeiro galho começa a girar de forma a ir se posicionando no lado externo da curva do tronco.
- se ao fazer este movimento ocorrerem pequenas trincas na casca do tronco, não é problema.
- ao posicionar o galho na posição desejada, os galhos superiores também terão mudado de lugar, mas estes são muito mais facilmente reposicionados.
Enfim... é apenas uma sugestão, mas que eu tentaria fazer, "se minha"... 😉
Abraço,
Charles
Antonio Castro15/08/2005 09:58
Oi Marco
Concordo em pleno com Charles.
Assim a olho parece ter sido aramado com arame de 2mm...e só acrescentaria que para fazer essa "torcidinha/rotação" do tronco, será preferivel fazer com a ajuda de ráfia e aramando de seguida com 2 arames desse calibre, conforme foi descrito pelo amigo Charles e sempre tambem na perspectiva "se fosse minha"... 😉
Boa sorte, de qualquer das formas já melhorou em muito 😉 .
[ ]s
Castro
Marco Nascimento15/08/2005 19:25
Charles escreveu:
Oi Marco, tudo bem?
Perfeita sua decisão de mudar o estilo do seu jacaré! Ficou muito bonito! 😄
Gostei do movimento do tronco, da distribuição dos galhos, do jin perto do topo....
Vou fazer apenas uma sugestão, que acredito ser ainda possível fazer com essa planta:
- o primeiro galho, aquele grande que sai a esquerda da foto, está saindo do tronco no lado interno da curva. Como esse galho está muito bonito, o ideal seria que ela saisse no lado externo da curva do tronco.
A maneira como vejo que isto possa ser conseguido é a seguinte:
- aramar o tronco com arame duplo de bitola grossa. Pela foto não consigo imaginar direito a bitola que voce usou, mas imagino que seria bom algo como o dobro dessa.
Arame exatamente da forma que voce fez, no mesmo sentido. Deixe o arame rente, porém não apertado contra o tronco.
- após totalmente aramado, comece, a partir da base, fazer um movimento de torção do tronco, no sentido horário. Fazendo isso, o primeiro galho começa a girar de forma a ir se posicionando no lado externo da curva do tronco.
- se ao fazer este movimento ocorrerem pequenas trincas na casca do tronco, não é problema.
- ao posicionar o galho na posição desejada, os galhos superiores também terão mudado de lugar, mas estes são muito mais facilmente reposicionados.
Enfim... é apenas uma sugestão, mas que eu tentaria fazer, "se minha"... 😉
Charles, eu pensei em fazer isso, mas aconteceu extamente essa trincada na base do troco e desisti, mas vou ver se enrolo a ráfia pra tentar novamente, com certeza é uma ótima sugestão.
Obrigado.
Abraço,
Charles
Angela Fernandes15/08/2005 20:48
Oi Marco !!!!!!!!! 😂 😂 😂
O Charles é o "bicho" !!!!!!!!!! 😄 😄 😄
Só Mestre consegue ver coisas incríveis e que acho valem a pena ser seguidas !!!!!!!!!!! 😛 😛 😛
Mas, creio que com esses pequenos reparos........ ficará mais linda ainda e depois é só ir para o abrço
Beijos
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Marco Nascimento25/08/2005 19:44
Seguindo a sugestão do Charles, apesar de algumas coisas terem se complicado, mas no fim, acho que o resultado ficou interessante.
Aí vai a nova foto do Jacaré.
Um abraço.

Illex25/08/2005 20:16
Olá Marco,
Tirou a noite para mostrar coisas belas? Uheuhauaha. Na minha opniao esta bem melhor meu amigo, os galhos se originando por fora da curva agora deram um "tchan" a mais na arvore. Agora é so pinçar um pouco ou aramar para formar os patamares. Parabens. T+ amigo.
Abraços:
Illex
Charles26/08/2005 11:16
Oi Marco,
Gostei! Acho que estrutura ficou legal, com o primeiro galho melhor posicionado. 😉
Já que eu palpitei antes, vou palpitar só mais um pouquinho: 🙄
2- Repara na primeira foto, que o primeiro galho já sai do tronco com um ângulo mais fechado, "apontando" prá baixo de forma mais acentuada. Ele começa a descer quase paralelo ao tronco e depois volta prá cima numa curva bem suave. Achei este movimento elegante e tentaria repeti-lo!
2- Na "versão 1" o jin está bem visível. Gostei assim. Na "versão 2" há alguns galhinhos concorrendo com jin, e tirando um pouco da sua visibilidade. Talvez voce consiga reposicionar um pouco diferente aquele galhinho junto ao jin, deixando novemanete ele bem visível.
Assim que as brotações se intensificarem e os patamares se encherem um pouco mais, esta planta vai ser uma coisa muito séria!!! 😲
Abraço,
Charles