Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

||| LEUCENAS |||

Filipe Henrique31/05/2009 01:05
||| LEUCENAS |||
iaew...
ai vão as fotos das minhas plantas dessa especie... plantei varias alguns ha anos
essa foi uma delas:
trabalhei ela hj... resolvi tentar fazer um literati, será q da certo?
ela esta com um prato parafusado na base pra melhorar o nebari, essa planta tem cerca de 5 ou 7 anos:

podei mas não ficou bom:

agora achei + legal:

NEXT
essa aqui é da mesma epoca da de cima, mas como ela possui um topico só dela... vo por aqui só hj:

NEXT
ESSA TB É DA MSM REMESSA DAS DUAS DE CIMa, TENHO um bom presentimento sobre o furo dessa planta

NEXT
ESSA RETIREI PERTO AQUI DE CASA..
tem um nebari bem interesante:

NEXT:
A 1ª PLANTA DESSAS Q TIVE, a segunda planta q trabalhei, deve ter cerca de 10 ou 12 anos, presente de uma amiga q a plantOU em uma vazilha de margarina onde permaneceu por dois anos.... essa foi a planta q recebeu a 1ª poda de raiz q realizei rsrs
e tá VIVA.
mas reflete bem toda minha inexperiencia com falta de movimento no tronco curvas muito angulosas nebari bem ruinzim.... por ai vai!

.

essas são minhas leocenas hj
ROGÉRIO DIAS31/05/2009 11:02
MUITO BOAS
SUA PLANTAS SÃO MUITO BONITAS,,,A PLANTA DA OITAVA FOTO,,,EU TIRARIA O PRIMEIRO GALHO ESTÁ MUITO BAIXO,E TRABALHARIA A COPA EM CIMA.
Filipe Henrique31/05/2009 13:38
vlw ROGÉRIO,

vc me atentou pra uma coisa q não havia notado, tá meio baixo msm...
mas acho q não vou corta-lo, pelomenos por hora, vou apenas arama-lo com o msm movimento do 2° galho.. indo 1° pra cima e depois pesando pra baixo.
alem disso ela está plantada um pouco abaixo do que prentendo pra melhorar o nebari.
de qq forma se não surtir o efeito ... eu passo a faca como sugeriu o amigo!
hehehehe
vlw pela dica.
abraços brother
ROGÉRIO DIAS31/05/2009 14:29
REALMENTE
SE CONSEGUIRES ARAMÁ-LO E LEVANTAR O NEBARI,PODE FICAR BOM MESMO.
nickyfury31/05/2009 16:50
bonsai
Suas plantas estão ótimas e voce segue um caminho interessante ao inovar tentando desenvolver ótimos bonsai com essas nativas. 😄

Vale lembrar que, por ser uma nativa, talvez ela não comporte um desenvolvimento interessante em determinados estilos, o que significa então que voce deve abandonar um estilo, digamos, fraco, e optar por outro, mais de acordo com a natureza da própria planta, se ela estivesse plantada no solo. 😄

O estilo literati, por exemplo, que vc tenta construir na primeira planta, é contra a natureza dela, dada a pouca altura. Se fosse um tronco mais reto, com menos curvas tão acentuadas, e mais alto, ficaria mais facil trabalhar visando construir uma boa estruturação nesse estilo. 😲

Porém, creio que sua planta responde bem a suas intervenções, emitindo brotação intensa, o que pode então favorecer a continuidade dentro do estilo inicial, mostrado antes dos cortes radicais, e que dará a essa planta um visual muito mais atrativo, belo e interessante que o literati, na minha opinião. 😄

Buscar uma estilização mais de acordo com a natureza da planta nativa, é algo muito, mas muito mais dificil, que tentar moldá-la aos estilos japoneses de bonsai. Walter Pall, um grande bonsaista, segue ao pé da letra essas diretrizes, voltado justamente para a construção de bonsai no estilo arte natural. Em compensação, o retorno visual que voce poderá obter, daqui a alguns anos, com suas leucenas, compensará em muito seus atuais esforços em educá-las e lidar com seu complexo cultivo. 😄

Dê uma conferida no site/blog dele, e observe o que eu escrevi acima. As vezes, abandonar um pouco a escola japonesa é interessante, pois podemos aprender, com outras escolas de bonsai, o que poderá ser melhor para as nossas plantas:

http://walter-pall-bonsai.blogspot.com/2007_05_01_archive.html
Filipe Henrique03/06/2009 19:16
Rogerio,
tentei puxar mas o galho não subiu legal... fds eu vo serrar a metade do galho e puxar pra cima de novo... posto fotos do procedimento q aprendi aqui se não me engano em um link postado pelo nickfury.

nickyfury,
vlw brother!!
é sempre muito bom ler oq vc escreve.. tanto quanto pelas colocações precisas quanto pela qualidade do texto e dos conselhoos!!
na medida do possivel estou me enquadradando nesse conceito do Walter Pall,
adequando o estilo japones as realidades observadas na naturesa em cada especie.... é um pouco complicado mas realmente recompensador.
Essas plantas, em particular, são do inicio da minha caminhada no bonsai!...
elas quardam erros de condutas, como aquela volta fechada em uma delas, e um pouco da historia q tive com o bonsai.. essas menos bonitas eu vou quardar junto com outras q acho mais bonitas, pra ter uma memoria do começo! Claro q sempre tentando fazer o melhor com o material q tenho em mãos. Algumas dessas eu penso em reestrurar tudo... cortar a 3 dedos do nebari e ver o resultado dak a alguns anos; e outras penso em quardar as imperfeições q posso notar hj.

varias outras q plantei depois tiveram resultados melhores em menos tempo, já q eu contava com ferramentas teoricas melhores pra trabalha-las.
infelizmente foram vendidas quando perdi o espaço q um amigo emprestava pra por minhas plantas e não foram fotografadas,... tem uma q o proprietario mora aqui perto da minha casa, vou tentar tirar fotos dela.
Eu não conhecia esse link( já esta add em meus favoritos) mas já li algumas coisas sobre o Walter Pall.

posto atualizações dos trabalhos, com certesa sobre essa influencia do Walter Pall, e espero a sua ajuda, sempre bem vinda!
vlw
abraços
Alexandre S. Coelho03/06/2009 20:29
Oi Filipe

Vejo que tens material muito bom para cultivar!!!

Dentro do que foi relatado pelo amigo Nicky e da observação da espécie na natureza, penso que o amigo pode trabalhar estas plantas com copas largas, tipo PIERNEEF (Umbela) como guarda-chuvas abertos 💡
Imaginando a 1ª planta:

Trabalhar uma planta "adulta" tentando seguir a risca detalhes pré-determinados, pode demorar muito para chegar numa aparência agradável... acredito que devemos observar primeiramente o que a planta oferece, e daí então adapta-la à arte 😉
Filipe Henrique05/06/2009 00:22
grande Alexandre!!!
mais uma planta nossa!
rsrsrs
qq dia mando uma ai pra sua casa.... pra retribuir!!!
😄 😄 😄
brigadão ... essa ai vai pro orkut tb, na capa do album!
e é exatamente como imaginei ela!
porem o vaso q vc escolheu ficou melhor doque oq eu estava pensando em po-la!
vlw amigo
abraços
ROGÉRIO DIAS05/06/2009 10:25
QUANDO
QUNADO FALEI SOBRE O PRIMIERO GALHO ERA NISSO AÍ QUE ME REFERIA,,,ESSA PROJEÇÃO FICOU MUIOT BOA.EU TENHU UM TOCO DE LEUCENA COM BOA BROTAÇÕES,E UMA FININHA QUE TÁ EVOLUINDO,,,DEPOIS COLOCO FOTOS AQUI.