Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

pinheiro negro primeiro trabalho de inverno.

dudutsrj01/06/2009 22:43
pinheiro negro primeiro trabalho de inverno.
finalizei meu primeiro trabalho com meu pinheiro negro.
Depois dele sofrer um acidente já comentado aki no forum, comecei a estilização do mesmo.
Juro que se ele sair dessa só mexo nele daqui a 1 ano ...

😂 😂
Wilson Fracassi02/06/2009 09:00
Dudutsrj

Voce pinçou de forma errada, deveria ter cortado os brotos das pontas (velas) e pinçado as agulhas, justamente o contrário do que fez. Ou seja voce fez uma limpeza da parte de tras do galho. O que vai ocorrer agora é que voce não terá brotação para traz, com isso os galhos ficam muito longos, impossibilitando a compactação da planta.
O pinheiro negro é uma planta muito difícil pra quem esta começando. Precisa estudar e observar, caso contrário não se consegue mais um bom trabalho. Mas não desanime, no site do Tomio www.niponbonsai.com.br, tem uma matéria muito boa sobre a poda do PN, de uma olhada, observe o que vai acontecer com sua planta e tenho certeza que da próxima vez voce estara mais seguro para podar. O PN é assim mesmo, agente só aprende fazendo.
Wilson Fracassi02/06/2009 09:00
Dudutsrj

Voce pinçou de forma errada, deveria ter cortado os brotos das pontas (velas) e pinçado as agulhas, justamente o contrário do que vez. Ou seja voce fez uma limpeza da parte de tras do galho. O que vai ocorrer agora é que voce não terá brotação para traz, com isso os galhos ficam muito longos, impossibilitando a compactação da planta.
O pinheiro negro é uma planta muito difícil pra quem esta começando. Precisa estudar e observar, caso contrário não se consegue mais um bom trabalho. Mas não desanime, no site do Tomio www.niponbonsai.com.br, tem uma matéria muito boa sobre a poda do PN, de uma olhada, observe o que vai acontecer com sua planta e tenho certeza que da próxima vez voce estara mais seguro para podar. O PN é assim mesmo, agente só aprende fazendo.
Sergio Batalini02/06/2009 14:08
O wilson tem razão .. 🙁 E esses pinheiros não soltam brotações com facilidade... O correto seria vc ter encurtado os galhos , compactado pinçando as agulhas ... e não ter alongado ... mas nesta arte o feito não tem volta ... Agora espere , observe e veja as opiniões dos mais experientes , talvez mudando o estilo ... de qualquer modo, boa sorte e saiba que todos nós erramos sempre ... 😄
Elio02/06/2009 19:10
Caro Dudu!
Como já disseram: O mal está feito! agora é fazer , do limão; a limonada!
Para salvar, só o estilo literati.
................e não desanime. Errando é que se aprende! Bola pra frente!

abraço
r.ozelame03/06/2009 10:37
Dudu, como disse o Elio, siga com um literati. Também irá ficar interessante. Já vi fotos de um PN literati muito parecido com o seu. Pesquise e aproveite o material que tens em mãos.
Boa sorte.
dudutsrj03/06/2009 12:49
Caros,
Agradeço muito a opinião de todos, eu sabia que estava fazendo algo errado, mas continuei assim mesmo, coisa de principiante. Esse foi meu primeiro pinheiro e com certeza não será o último.
Como disse o amigo acima do limão terei que fazer uma limonada...
Mas amigos, tenho outro problema... As agulhas da parte de cima estão secando !!!!
Engraçado é que as da parte de baixo estão verdinhas. Acho que o Literati não vai ser possível.
Se as agulhas não se recuperarem terei que inventar algo com as agulhas que me restam.
É amigos o mal e mau, está feito...
Agradeço mais uma vez pela ajuda de todos e postarei os resultados.
Elio03/06/2009 14:49
Agulhas secando é mau sinal!
Prenúncio de PN morrendo é agulhas secando de cima para baixo e de fora para dentro.

abraço